domingo, 29 de abril de 2012

Recomendações para meninas e meninos


Toques finais

O corpo da gente é a máquina mais incrível e sofisticada que existe, e é pouco provável que algum dia o homem consiga criar algo tão perfeito.

Nosso corpo é cheio de detalhes e mudanças, que vale a pena saber um pouco mais sobre o que acontece com ele. Dessa forma, alguns medos e angústias são vencidos e outros tantos podem ser evitados.

Em algum determinado momento da sua vida, as transformações irão começar. E não adianta ter pressa, nem querer retardar o processo. Cada um tem seu ritmo e seu tempo. Se você ainda não começou a se desenvolver, tenha calma. Se as transformações já começaram, tenha um pouco mais de paciência.

A nossa cabeça precisa de um tempo para entender melhor alguns conflitos e encanações.

As mudanças, às vezes, assustam e deixam os adolescentes insatisfeitos. Tem de lembrar que leva um tempo para as mudanças ficarem mais harmônicas e você se acostumar com sua nova imagem.

Não esqueça que as pessoas são diferentes. Cada um tem a sua característica própria.

É importante se conhecer e, conhecer o sexo oposto, para que os futuros casais se entendam melhor.

É com a prática, com as experiências, com as descobertas, com os namoros que a gente vai descobrindo a tão sonhada experiência.

Além dos pais, não se esqueça do apoio e a ajuda dos médicos (ginecologista para as meninas e urologista para os meninos).

Não hesite em buscar ajuda e informação.


Fontes:

BOUER, Jairo. O corpo das garotas. São Paulo: Panda Books, 2008.

BOUER, Jairo. O corpo dos garotos. São Paulo: Panda Books, 2008.


sábado, 28 de abril de 2012

Meninos: As mudanças continuam e visita ao urologista


As mudanças continuam

Ginecomastia é quando os garotos ficam com os peitos maiores. Isso ocorre por causa da ação dos hormônios sexuais, que estimulam o crescimento do tecido mamário que fica logo abaixo do mamilo (a parte mais escura do peito). Alguns meninos podem desenvolver uma espécie de caroço no peito. Se não voltar à forma anterior com o tempo, é necessário uma cirurgia com anestesia local. Garotos gordinhos podem ficar com os peitos maiores porque as mamas são um depósito de gordura. A única solução é perder os quilos extras.

Assim como os ossos crescem, os músculos também tendem a ganhar mais massa. Nos meninos os ombros e o peito ficam mais largos.

Com o tempo o corpo acaba ganhando proporcionalidade. Há o velho fator hereditário que não tem como mudar. Mesmo que você faça um trabalho de hipertrofia (ganho de massa muscular), porém há um limite imposto pela sua estrutura corporal básica, que é definida geneticamente.


Praticar exercícios ajuda no seu desenvolvimento e faz bem para a saúde geral. Esportes são uma boa maneira de se exercitar e de conhecer novas pessoas. Pratique pelo menos três vezes por semana.

O tamanho do pênis é definido pela genética e por estímulos hormonais.

Os anabolizantes (hormônios artificiais) para turbinar a musculação, além de interferir no tamanho do pênis, podem causar queda de cabelo, aumento de oleosidade na pele, espinhas, problemas no fígado e até diminuição dos testículos.


A ação da testosterona e do hormônio GH, provoca o crescimento da laringe e das cordas vocais. Com o tempo, a voz ficará mais grossa, atingindo o tom grave característico dos homens. Todos passam por essa mudança de voz.

O fonoaudiólogo pode indicar exercícios vocais para tentar controlar melhor as variações e as falhas da voz.


Urologista não é bicho-papão!

Ele vai simplesmente avaliar a sua saúde e pode ainda dar dicas valiosas para você entender melhor o seu corpo e tirar as suas dúvidas.


Tomar remédios sem orientação médica é uma grande roubada, pois você pode agravar a doença, além de estar sujeito a efeitos colaterais indesejados e desagradáveis.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo dos garotos. São Paulo: Panda Books, 2008.


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Meninos: Faça as pazes com seu corpo

Na puberdade, a transpiração adquire odor (cheiro forte principalmente nas axilas).

Para combater os cheiros desagradáveis, utilize um desodorante. Experimente desodorantes sem perfume, já que a fragrância do produto pode reagir com o seu suor e piorar o cheiro.

Tecidos sintéticos e corantes podem reagir com o suor, deixando o odor mais forte. Utilize as camisas de algodão e nunca fuja dos banhos!


Mudanças ocasionadas na adolescência podem confundir a cabeça dos garotos. Rapazes com o pênis torto ou curvado não trazem interferência no desempenho sexual do homem. Se não sente dor durante a ereção nem dificuldade de penetração, não tem problema nenhum. O pequeno desvio não vai machucar a parceira, nem atrapalhar na sua fertilidade nem no seu orgasmo.

Guarde o pênis do jeito que for mais confortável. Pequenos desvios para os lados são comuns e não dependem de como o pênis descansa durante o dia.

Doença de Peronye é quando o pênis fica excessivamente curvado, praticamente deformado. O paciente apresenta uma fibrose no corpo cavernoso fazendo com que sua ereção fique completamente prejudicada. O tratamento é feito com uma cirurgia que tenta corrigir a fibrose. Para alívio dos meninos, essa doença é rara.


Ereções fora de hora podem acontecer por causa da grande quantidade de hormônios sexuais. O negócio é aprender a disfarçar essas manifestações do seu companheiro. Com o tempo, o corpo amadurece e essas situações diminuem bastante, ficando bem mais fácil ter controle sobre o próprio pênis.

Movimentos bruscos também podem influenciar nas ereções (como levantar e sentar rapidamente). Isso faz com que aja uma mudança no fluxo de sangue da região, desencadeando a ereção. Andar de ônibus ou de metrô também pode ajudar na ereção fora de hora (o movimento do veículo acaba servindo como estímulo).


Quando o homem está dormindo ele fica mais relaxado. As válvulas do pênis acabam relaxando também, permitindo a entrada de sangue e causando a ereção.

É normal o homem ter três ou quatro ereções por noite, que duram de cinco a vinte minutos cada, mesmo sem ter sonhos eróticos.


A ereção diurna acontece em parte pelo estímulo da bexiga que está cheia. A ereção dificultaria a eliminação espontânea da urina represada durante a noite.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo dos garotos. São Paulo: Panda Books, 2008.


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Meninos: Cuidados com a pele


Adeus pele de pêssego!

As alterações hormonais acabam estimulando demais as glândulas sebáceas, que produzem muito mais óleo do que o normal. Normalmente as espinhas vão embora quando acaba a puberdade.

A quantidade de espinhas é determinada pela predisposição genética.


Dicas para amenizar o problema:

Alimentos gordurosos como frituras, amendoins, doces ou refrigerantes podem desencadear a produção de oleosidade. Evite esses alimentos.


Use sabonetes especiais que combatem a acne. Se a pele estiver ressecada, use hidratante que não seja gorduroso ou a base de gel.

Cabelos compridos esbarram no rosto e aumentam a oleosidade da pele. A franja pode piorar a situação da acne na sua testa. Mantenha os cabelos compridos presos.


Nunca cutuque as espinhas, porque você pode levar mais oleosidade e sujeira para a inflamação. Cutucar pode ocasionar mais inflamações, que por sua vez, ocasionam cicatrizes. Use produtos que aceleram a secagem da espinha. Converse com o dermatologista.

Pode surgir em qualquer parte do corpo, como nas costas, entre os peitos, na cabeça, na orelha, no bumbum e até dentro da orelha e do nariz.


Espremer as espinhas agrava a inflamação e causa cicatriz e manchas. Evite tomar sol porque pode ficar mais escuro e marcado no local.

As espinhas abalam a auto-estima de qualquer um.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo dos garotos. São Paulo: Panda Books, 2008.


terça-feira, 24 de abril de 2012

Meninos: Cuidados com os cabelos

Arrancando os cabelos

Nessa fase os fios podem mudar de cor e de textura. Podem escurecer ou ficar mais enrolados.

Os hormônios podem deixar os cabelos mais oleosos ou com caspa. Cabelos oleosos necessitam de lavagem com produtos específicos. Evite a água muito quente, pois podem estimular a produção de oleosidade nas glândulas sebáceas. Evite passar condicionador na raiz dos fios.

A caspa pode apresentar uma descamação do couro cabeludo. Essa descamação em forma de poeira ou flocos pode ser branca ou cinza. Alimentação balanceada, estresse, fatores emocionais, desequilíbrio hormonal e predisposição genética podem ocasionar a caspa. Se o xampu específico não der resultado, procure um dermatologista.

A queda de cabelos precoce pode ser por perda brusca de peso, alimentação deficiente em vitaminas e aminoácidos, doenças (como a gripe), fatores emocionais (estresse, nervosismo ou depressão), desequilíbrio hormonal, excesso de oleosidade e a estação do ano (perde-se mais cabelo no inverno).

Para evitar a queda, mantenha uma alimentação balanceada, deixe seus cabelos limpos (evitando a oleosidade), não deixe resíduos de xampu ou condicionador, não use água ou secador muito quente, cuide da sua saúde física e emocional. Se mesmo assim cair muito cabelo, procure um dermatologista ou endocrinologista.

A calvície é definida por fatores genéticos. Alguns remédios podem retardar e atenuar a perda dos fios. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, melhores serão os resultados.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo dos garotos. São Paulo: Panda Books, 2008.


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Meninos: Barba e bigode


Fazer a barba é um ritual masculino que merece cuidado e atenção. Fazer correndo pode machucar e provocar irritação no rosto.


O melhor momento de se barbear é logo após o banho, pois o vapor abre os poros e amolece os pelos, sendo mais fácil raspá-los. Além disso, a pele limpa (sem oleosidade ou resíduos) facilita o deslizar da lâmina.

Se usar um aparelho elétrico, assegure-se de que seu rosto esteja bem seco e limpo. Passe o aparelho em movimentos circulares, tendo cuidado para não machucar pintas ou espinhas. Cuidado com a eletricidade! Evite ligar o aparelho em locais úmidos para não levar um choque elétrico.


Se usar lâminas de barbear, utilize um creme ou gel de barbear, espalhando bem pelo rosto. Não exagere na espuma para não atrapalhar o deslizar da lâmina. Deslize as lâminas no sentido de crescimento dos pelos. Passar a lâmina na direção contrária aos pelos irrita a pele e aumenta as chances dos pelos encravarem. Lave o aparelho para tirar os pelos e a espuma, deixando as lâminas livres para o próximo barbear.


Depois que terminar de fazer a barba, lave o rosto com água fria para ajudar a fechar os poros.


Seque o rosto com uma toalha, sem esfregar. Se quiser, passe um gel ou um creme pós-barba para ajudar a pele a se recuperar.

Tenha cuidado com as lâminas. Se estiverem sujas, esterilize a lâmina com álcool ou loção anti-séptica antes de usá-la. Nunca use uma lâmina enferrujada, nem a de uma outra pessoa. Troque de aparelho quando as lâminas estiverem perdendo o corte.

Lâminas velhas arranham e cortam mais a pele, podendo ocasionar irritações e aumentar a chance de machucados.


Se tem acne, evite passar o barbeador sobre as espinhas para não cortá-las e causar ferimentos. Faça a barba apenas quando for necessário. Não use produtos que contenham álcool, pois eles irritam a pele.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo dos garotos. São Paulo: Panda Books, 2008.


domingo, 22 de abril de 2012

Meninos: Invasão de pelos


A quantidade de pelos e barba vai depender da sua carga genética.

Os primeiros pelos são os púbicos, ao redor do pênis. Eles aparecem fininhos e macios, mas depois vão ficando mais grossos e volumosos.

Depois aparecem os pelos debaixo dos braços e no peito, que também aumentam de quantidade nas pernas e nos braços.




No rosto aparece um fino buço, que com o tempo engrossa e vira bigode, além da costeleta e a barba crescerem.

Os pelos iniciam-se no começo da puberdade. A barba pode aparecer depois dos 20 anos.

A falta de pelos pode indicar que você tem problemas na produção de hormônios procure um endocrinologista.

Tomar hormônios sem consentimento médico para os pelos crescerem, traz efeitos colaterais indesejados, como aparecimento de espinhas, aumento de desenvolver câncer e doenças do coração.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo dos garotos. São Paulo: Panda Books, 2008.


sábado, 21 de abril de 2012

Meninos: A produção de esperma

Quando os testículos começam a produzir testosterona, eles também produzem espermatozoides. Isso significa que logo o garoto vai ejacular pela primeira vez. Isso significa que ele já está preparado para a vida reprodutiva. Mas apenas fisicamente. Pois o rapaz não está preparado física e emocionalmente para ter um bebê.

Espermarca é a primeira ejaculação do garoto.
Espermatogênese é o processo de produção dos espermatozoides.
A primeira ejaculação não tem hora para vir e varia de pessoa para pessoa. Isso só acontece depois do pênis e dos testículos terem crescido.
Pode acontecer durante a primeira masturbação ou mesmo enquanto estiver dormindo. Pode acontecer do menino se masturbar e não conseguir ejacular.

Outra possibilidade é que ele tenha uma polução noturna (uma ejaculação involuntária, que acontece sem você perceber) e acorda com o pijama ou a cueca molhada. Chega um líquido esbranquiçado e meio grudento.

A polução noturna ocorre durante o sono. Pode vir acompanhado de um sonho erótico. São mais comuns na puberdade, mas pode acontecer na idade adulta. Essa é uma forma do seu corpo esvaziar o reservatório de esperma quando você fica muito tempo sem se masturbar ou sem transar.

Muito tempo sem ejacular, deixa o esperma mais denso e viscoso, pois o excesso de água acaba sendo absorvido. Se ejacular com frequência, a secreção fica mais branca ou transparente, além de mais fluida.


Pratos muito temperados deixam o esperma com gosto amargo. Homens fumantes e alcoólicos tendem a ter o esperma mais amargo do que os vegetarianos, os não-fumantes e os abstêmios.


O homem pode eliminar um líquido transparente e viscoso quando está excitado, chamada líquido pré-ejaculatório que serve para lubrificar o canal uretral por onde vai passar a ejaculação e para facilitar a relação sexual. Esse líquido pode conter espermatozoides que poderão engravidar a mulher ou transmitir algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) se não tiver usando camisinha.

Ejaculação precoce acontece quando a pessoa ejacula rápido demais, sem conseguir manter o controle. Ele pode ejacular só de dar uns amassos em alguém, ou só de imaginar que está ficando com alguém ou antes mesmo de ter uma ereção.

A ejaculação precoce acontece geralmente nas primeiras transas por causa da falta de experiência, da ansiedade e do nervosismo. A falta de intimidade com a parceira e a falta de familiaridade com o funcionamento do próprio corpo também são motivos.

Caso aconteça isso muitas vezes, é preciso buscar ajuda de um terapeuta.

O segredo é relaxar e aproveitar o sexo sem afobação.


A masturbação ajuda o garoto a se conhecer melhor. Também ajuda no controle da ejaculação. Quando o garoto está para gozar, ele pára de se estimular. Em seguida, ele começa tudo de novo. Isso serve para ele perceber que dá para controlar a excitação e a ejaculação.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo dos garotos. São Paulo: Panda Books, 2008.


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Meninos: O pênis e os testículos começam a crescer


A testosterona, principal hormônio masculino, é responsável pelas modificações na região.

Primeiro os seus testículos começam a ficar mais volumosos. A cor do saco escrotal também muda. Ficam mais escuro, podendo variar do avermelhado claro até roxo-escuro. A região se torna mais sensível. Em seguida, o pênis também cresce (fica mais longo e depois engrossa).

Essas mudanças variam de pessoa para pessoa. É preciso ter calma e respeitar o próprio ritmo.

Ter o pênis maior não influencia em nada na masculinidade de alguém. O tamanho não tem relação com a potência e muito menos com as conquistas amorosas. A sua performance sexual vai depender da sua sintonia com a outra pessoa (intimidade, diálogo e carinho).


O excesso de gordura pode dar a impressão de que o pênis é menor. Isso porque a base do pênis fica mais aparente quando o homem está mais magro.

Não existe tamanho ideal. O pênis de 8 centímetros já é suficiente para satisfazer uma mulher. Sexo não significa apenas penetração. Há outras possibilidades que trazem prazer para um casal.


O tamanho do pênis varia conforme a temperatura. No frio ele fica encolhido e no calor, mais relaxado.

O pênis pequeno e fino quando flácido pode alcançar o mesmo tamanho de um pênis aparentemente maior na hora da ereção. Essa diferença vai depender do poder de retração dos tecidos que compõem o pênis de cada um.

Só é considerado um pênis pequeno demais quando atinge menos de 7 centímetros no estado de ereção. O tamanho varia de pessoa para pessoa e depende da carga genética de cada um.

O crescimento do pênis vai até os 18 anos, mais ou menos, e depende muito do desenvolvimento geral do garoto. Essa é a última parte do corpo que atinge o seu comprimento final.


Operações para aumentar o pênis trazem riscos de perda de sensibilidade e até da função do pênis, além de estarem longe de ser um consenso entre os urologistas.

O tamanho do pênis não tem nenhuma relação com o tamanho de outras partes do corpo (mão, pé, nariz, altura, antebraço, grossura das coxas ou comprimento dos dedos).

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo dos garotos. São Paulo: Panda Books, 2008.