quinta-feira, 31 de maio de 2012

Quando é a hora de transar?

Os hormônios que provocam transformações no seu corpo (o crescimento das mamas, dos pêlos, dos testículos), também provocam mudanças nos seus sentimentos. Não há nada de errado em pensar em sexo. Acontece que, durante uma fase, esses pensamentos parecem assumir o controle do seu cérebro, fazendo você se sentir agitado, pois não consegue pensar em mais nada. Bem, procure relaxar. Essa fase vai passar. Você fará as pazes consigo mesmo, e a sexualidade assumirá seu lugar juntamente com os outros motores da sua vida.

Pode ser que seus hormônios ainda não tenham começado a ferver, ou então eles não afetam você com a mesma intensidade que afetam seus amigos. Pode ser que você não tenha interesse em sexo, mas em algum momento, irá ter. Algumas pessoas, contudo, não desenvolvem interesse mesmo quando adultos, e levam uma vida tranquila.


Com relação a hora de transar, se você não sabe se está na hora, é porque ainda não é a hora. Ou seja, você precisa se sentir seguro sobre o que está fazendo e sobre a pessoa que escolheu. Se está em dúvida, perguntando aos amigos, escrevendo carta para o jornal, é porque ainda não está pronto(a).


A primeira relação sexual das meninas precisa acontecer depois de consultar um ginecologista. O médico vai orientar sobre cuidados de higiene e saúde com seu corpo, bem como indicar um método anticoncepcional confiável.


Se você e seu parceiro(a) não estão prontos para usar camisinha, não estão prontos para transar.

Segundo a religião, a melhor hora é quando você está casado(a) e de preferência quando for adulto.

Fonte: VILELA, Antonio Carlos. Mais coisas que toda garota deve saber. São Paulo: Melhoramentos, 1998.


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Trabalhando


Não é difícil ser um bom profissional. Faça aquilo que lhe pedem, com capricho, no prazo, e seja simpático. Esteja disposto, sempre, a aprender. Não dê respostas espertinhas a seus colegas e chefes (como aquelas que você dá a seus irmãos ou colegas de escola). Se for uma pessoa agradável no seu ambiente de trabalho, todos irão querê-lo por perto. E todos estarão dispostos a lhe ajudar, quando você precisar.

Na realidade, nem todos vão querer lha ajudar, porque nem todas as pessoas são agradáveis (como você está se esforçando para ser). Mas são essas que ficarão para trás.

Com o tempo, você aprende a fazer seu trabalho. Aí, chega seu chefe e lhe manda fazer algo que, você sabe, não vai dar certo. Ou que não é a melhor forma de resolver um assunto. Não diga a seu chefe que ele está errado. Se ele ocupa a cadeira de chefe, talvez tenha merecido chegar lá e não seja uma besta completa.

Faça o serviço do jeito que ele pediu e apresente uma alternativa, do jeito que você acha melhor. Da mesma forma que com seus pais, não adianta trombar de frente com seu chefe, ou com qualquer pessoa. Quando os conflitos surgem, você deve procurar evitar a confrontação. Procure encontrar uma saída que agrade aos dois lados. Melhor ainda: discuta com a outra pessoa a melhor resolução para o conflito, para que, juntas, vocês consigam encontrar a solução.

Não se esqueça do RESPEITO. Em qualquer relacionamento, esse é um ingrediente indispensável a todos os envolvidos. E relacionar-se é o que nós mais fazemos durante a vida. Por isso, respeite seus pais, irmãos, amigos, professores, colegas, namorados.


Respeite sua cidade, seu país e o planeta Terra; principalmente, acima de tudo, respeite você mesmo, seu corpo e sua inteligência.

Fonte: VILELA, Antonio Carlos. Mais coisas que toda garota deve saber. São Paulo: Melhoramentos, 1998.


terça-feira, 29 de maio de 2012

A entrevista


Se você for chamado para uma entrevista, anime-se. Isso quer dizer que seu currículo foi selecionado entre muitos outros.

Quando comparecer à empresa para a entrevista, procure seguir estas dicas:


No caso das mulheres, vista-se bem e com discrição. Não exagere na maquiagem ou em acessórios. Lembre-se: você não está indo a uma festa. Não use uma roupa sexy. Aparência conta, mas você quer parecer eficiente, e não que está procurando namorado.


Chegue ao local da entrevista alguns minutos antes do horário marcado. Nem pense em chegar atrasado. Isso é terrível, porque quem estiver fazendo a entrevista, pode pensar que, se você não se esforça para chegar no horário quando lhe interessa (porque você quer o emprego), não chegará no horário quando não lhe interessar (ou seja, quando você já conseguiu o emprego).


Seja bem-educado e agradável com todo mundo que você encontrar, desde o porteiro até o entrevistador. Se uma secretária comentar que você foi mal-educado (normalmente depois que você sair), o entrevistador ficará com má impressão de você, o que acaba com suas chances. Isso porque ele sabe que todo mundo procura ser agradável nas entrevistas, e irá pensar que sua indelicadeza com a secretária mostra sua verdadeira face.


Ao encontrar o entrevistador, levante-se e cumprimente-o, apertando-lhe a mão com firmeza. Mostre entusiasmo (mas não fale demais!). Espere que ele o convide a se sentar.

Não coloque sua bolsa (ou outros objetos) sobre a mesa dele. Se quiser lhe mostrar algo, diga o que é (“tenho estas cartas de recomendação...”) e passe diretamente às mãos dele. Não fique juntando coisas sobre a mesa sem explicações.


O entrevistador dirige a entrevista. Ouça-o atentamente (não é hora de reparar em roupa, decoração, etc). Não o interrompa com comentários ou perguntas. Você vai ter sua hora de falar.

Ao responder às perguntas, faça-o com a voz firme (treine em casa), olhando-o nos olhos. Não fale muito baixo nem muito alto. Não demonstre timidez.


Eventualmente, ele vai lhe perguntar se você tem dúvidas. Esta é sua hora de perguntar. Mas cuidado, fale a respeito do trabalho e da empresa. Guarde as questões a respeito de salário, horário de trabalho, férias e benefícios para o fim da entrevista.

Se o entrevistador receber um telefonema, ou se alguém entrar na sala para falar com ele, finja que não ouve a conversa. Finja ler alguma coisa ou então procure algo na sua bolsa. Ele vai preferir contratar alguém que não seja xereta!


É o entrevistador quem decide quando a entrevista termina. Você vai perceber as dicas. Ele vai dizer algo como: “Bom, obrigado por ter vindo”, “tenho de entrevistar outras pessoas”, “vamos entrar em contato com você...”. Caso ele não tenha falado “naqueles assuntos (salário, horário), você pode dizer: Só mais uma dúvida...” e pergunte o que deseja saber.

Fonte: VILELA, Antonio Carlos. Mais coisas que toda garota deve saber. São Paulo: Melhoramentos, 1998.


segunda-feira, 28 de maio de 2012

O currículo


Escreva seu currículo de preferência num computador. Apresentação conta, e muito. Depois leia cuidadosamente, para ver se não há erros. Peça para mais alguém ler. Depois corrija os erros e imprima em papel de boa qualidade e limpo.

CURRICULUM VITAE

1. Dados pessoais

1.1 Nome completo.

1.2 Endereço e telefone para contato.

1.3 Idade


2.Formação                                                                                                                         

2.1 Escolas em que você estudou (e estuda) Ensino Fundamental e Ensino Médio.

2.2 Outros cursos: cursos de línguas (indique se seu nível é básico, intermediário ou avançado), de datilografia, de computação, etc.


3. Experiência profissional

Alguma? Escreva aqui.


4. Outras informações a seu respeito

Aproveite para dar aquelas informações a seu respeito que são um pouco “informais”. Tire vantagem deste item, pois, se você não tem experiência nenhuma, este é um bom local para realçar suas qualidades. Por exemplo, aqui você pode falar que morou um ano nos Estados Unidos ou que trabalhou na produção de peças de teatro na escola (isto pode parecer bobo, mas mostra que você tem iniciativa e é organizado). Enfim, pense um pouco sobre o que você já fez e o que faz bem. Escreva aqui. Se estiver  difícil achar qualidades em você mesmo, pergunte à sua mãe ou à seu melhor amigo. Eles vêem qualidades em você.

Fonte: VILELA, Antonio Carlos. Mais coisas que toda garota deve saber. São Paulo: Melhoramentos, 1998.


domingo, 27 de maio de 2012

Primeiro emprego


Você decidiu arrumar um emprego! Esse é o primeiro passo para a sua independência real. Aprender a trabalhar é mais um passo no seu processo de amadurecer e se tornar adulto.

O que significa trabalhar?

Trabalhar significa assumir responsabilidades.

Relacionar-se com pessoas fora do meio familiar. Algumas estarão numa posição hierarquicamente superior à sua (ou seja, mandarão em você), outras, em posição inferior (poucas ou nenhuma, já que é seu primeiro emprego).


No trabalho em grupo, as suas tarefas fazem parte de um conjunto maior de tarefas, sendo que todas estão relacionadas. O que você faz depende dos outros e eles dependem do seu trabalho. Um não pode deixar o outro na mão. Isso exige RESPONSABILIDADE.

Onde procurar emprego?

Muitas coisas na vida dependem de quem você conhece.


Trabalhando num ambiente relacionado com a carreira que talvez siga, você já estará fazendo contatos, ou seja, conhecendo pessoas que poderão lha ajudar no futuro.

Fonte: VILELA, Antonio Carlos. Mais coisas que toda garota deve saber. São Paulo: Melhoramentos, 1998.


sábado, 26 de maio de 2012

A importância da escola


A escola pode lhe ser muito útil ou não, e isso depende, principalmente, de você. É importante que tenha o prazer de aprender. Isso só irá ajudá-la ao longo da vida, pois estamos o tempo todo aprendendo. Assim, esforce-se para a escola valer a pena.


Lembre-se, também, de que é na escola que você vai desenvolver grande parte da sua vida social (se não toda). Nela você arruma amigos(as) e namorado(a) e passa boa parte do seu dia.

Muitas coisas que você acha inúteis mais tarde se revelarão úteis. Por isso, não desperdice o seu tempo, seja nesta fase da vida ou em qualquer outra. Já que você está indo mesmo para a escola, aproveite!

Envolva-se no aprendizado. Não se limite a fazer, mecanicamente, as tarefas que seus professores lhe passam. Aumente seus conhecimentos lendo revistas, assistindo documentários na TV. Peça sugestões de leitura. É assim que o aprendizado torna-se dinâmico e instigante.

Algumas matérias não têm uma utilidade muito evidente. Só mais tarde você vai entender por que teve de estudar aquilo.

Para melhorar o Português, leia muito! Jornais, revistas, livros. Qualquer profissão que você escolher, a língua portuguesa lhe será útil. Assim você compreenderá melhor o mundo e as pessoas (evitando ser enrolada) e se expressará melhor (saberá expor suas opiniões e até fazer com que sejam aceitas).


A Matemática e a Física desenvolverá melhor seu raciocínio lógico, o que também é útil em qualquer profissão ou na vida pessoal.

Nem tudo pode parecer útil, mas a utilidade às vezes é indireta, não se percebe imediatamente.

A Biologia ou Ciências trará informações importantíssimas sobre você, seu corpo e sua saúde, sobre o planeta Terra e os seres que nele vivem.

As vantagens de se aprender uma língua estrangeira é:

Melhorar suas chances de conseguir um bom emprego.


Ampliar seus horizontes culturais. É uma forma de viajar para outros países e conhecer outras pessoas. Além disso, permite que você entenda letras de música e leia livros que não existem em português. Isso é útil na sua vida profissional e também na pessoal, pois lhe enriquece o espírito.


O Inglês é a língua mais usada no mundo inteiro atualmente, como se fosse uma língua internacional. Além disso, sendo a língua mais usada na Internet, o aprendizado do inglês facilitará suas pesquisas e comunicação on line.


O Espanhol é uma língua bastante usada e tem a vantagem de ser o idioma de nossos parceiros do Mercosul. Com a consolidação desse mercado comum, é cada vez maior a procura por profissionais que falem espanhol.

Como o ensino de língua estrangeira costuma ser deficiente, procure uma escola especializada. Utilize esses cursos vendidos em bancas de jornal. É preciso força de vontade para realmente aprender.

Não são todas as escolas que possuem curso de informática. Por isso, saiba que é obrigatório conhecer sobre informática. Se você não puder fazer um curso, pratique com o computador do seu pai, da escola ou de algum amigo. Aproveite os ensinamentos dos conhecidos e use livro, vídeo ou CD-ROM sobre computadores. Os maiores jornais já têm cadernos especiais sobre informática.

Fonte: VILELA, Antonio Carlos. Mais coisas que toda garota deve saber. São Paulo: Melhoramentos, 1998.


terça-feira, 22 de maio de 2012

Ficar ou namorar?

Hoje em dia as coisas estão bem mais fáceis e diretas do que há poucos anos. Parece até que a arte da sedução está desaparecendo. No começo da década de 80 surgiu o termo ficar. Isso significa simplesmente trocar uns beijos ou amassos com alguém do sexo oposto numa festa ou danceteria, sem ter o compromisso de namorar.


Para ficar não precisa de muito esforço. A moçada está dançando, a menina sorri para o menino, este se aproxima e começa a beijação. Ou então o garoto chega para ela e fala: “quer ficar comigo?”. A menina aceita ou não. Isso tem pelo menos um lado positivo e outro negativo.

Positivo: ajuda a conhecer um pouco mais seu corpo e o do menino, colaborando para diminuir inseguranças e medos.

Negativo: essa moda de ficar pode deserotizar e banalizar as relações humanas. É muito fácil. A coisa rola sem paixão, amor ou tesão. Fica-se por ficar. Em vez de conversar ou dançar, fica-se.

Outra coisa: algumas pessoas são preconceituosas. Garota que fica muito é rodada e garoto que fica muito é galinha. Ainda bem que nem todo mundo é preconceituoso. E talvez você não queira a companhia de pessoas assim.


Existem algumas ideias, largamente difundidas, de que os meninos têm uma resistência maior a assumir o compromisso do que as garotas. Para eles o grupo de amigos é muito importante, e namorar implica se afastar (pelo menos um pouco) do grupo, e por isso eles resistiriam a compromissos como um namoro.


Hoje em dia é difícil dizer que os meninos não gostam de compromisso ou que as meninas preferem um relacionamento. O mundo está cada vez mais heterogêneo, e é difícil atribuir comportamentos genéricos aos grupos. O importante é você procurar se conhecer e se cercar de pessoas com quem compartilha afinidades. Escolhendo seus amigos, amigas e namorados, você estará escolhendo o tipo de pessoa que quer ser.


Dedico esse post a aluna Gabriele Lima.

Fonte: VILELA, Antonio Carlos. Mais coisas que toda garota deve saber. Editora Melhoramentos: São Paulo, 1998.


domingo, 20 de maio de 2012

Gestos de carinho


Apertos sutis, abraços, afagos. Mais do que expressões do bem-querer ao alcance das mãos, gestos de carinho têm comprovadíssimo poder terapêutico.

A pele tem terminações nervosas que repercutem em todo o corpo. Como estímulo basta o toque.


O contato físico faz bem mesmo que venha de estranho. Mas quando é feito por uma pessoa querida, os resultados positivos adicionais são muitos: da redução dos hormônios do estresse, que melhora a capacidade de reação do sistema imunológico, ao efeito analgésico. O simples apertar das mãos pode aliviar a dor.

A terapia do toque serve para desbloquear energias e assim promover a saúde física e mental.

Calatonia são toques sutis que soltam as amarras do corpo e da mente, favorecendo um relaxamento profundo.


O tato é o primeiro sentido que desenvolvemos. A primeira sensação do bebê tem forte impacto na vida da criança. Quando ela é privada de contato físico, sobretudo do nascimento até os 6 meses de idade, são grandes as chances de vir a se tornar pouco tolerante às frustrações.


Já os reflexos do toque afetuoso permanecem ativos para sempre, mesmo quando a audição e a visão entram em declínio. Esse gesto de intimidade vai sempre repercutir de forma positiva em todo o metabolismo, seja na frequência cardíaca, na respiração, nas ondas cerebrais e nas defesas do corpo.


O beijo indica afeto, consideração, amor e pode até ser uma forma de abençoar alguém. Ao beijar, é como se você desse uma parte sua ao outro. O beijo é também o marco inaugural da vida a dois. Se rareia e desaparece, é sinal de que a relação está degringolando. Ele pode proteger o coração de infartos e o cérebro de derrames.

Fonte: Revista Saúde! Abril / 2007