sábado, 30 de junho de 2012

Fatores básicos para higienização


É necessário um tempo de contato entre os sanificantes e os resíduos para que as reações químicas ocorram. A princípio, quanto maior o tempo de contato mais eficiente será a higienização. No entanto, as reações químicas ocorrem com mais eficiência nos minutos iniciais da aplicação dos agentes químicos.

Por outro lado, as soluções tornam-se saturadas com materiais originários das reações e etapas de higienização muito prolongadas aumentam o custo do procedimento.

O tempo de atuação do produto sobre a superfície, indicado pelo fabricante ou pelo procedimento operacional deve ser respeitado.


A temperatura favorece a obtenção de uma eficiente remoção de sujidades. Sabe-se que à medida que se aumenta a temperatura das soluções obtém-se uma maior eficiência da higienização. Por outro lado, a temperatura máxima utilizada é limitada por outros fatores como método de higienização e resíduo a ser removido.


Deve-se também levar em consideração o tipo de detergente e o tipo de sanitizante utilizado.

A ação mecânica é um conjunto de ações mecânicas que, juntamente com ação química, remove as sujidades das superfícies. Isto pode ser obtido, esfregando-se os agentes contra as superfícies como acontece em limpezas manuais ou imprimindo velocidades às soluções como ocorre em máquinas de lavar louças, máquinas de lavar piso e paredes, etc.

Na ação química o meio mais comumente aplicado na limpeza é a água, que dissolve certos resíduos, e forma uma solução que pode arrastá-lo. Para aumentar a eficiência da água como agente de limpeza e minimizar os efeitos de impurezas presentes na água (dureza), substâncias químicas apropriadas (detergentes) devem ser utilizadas.

Higiene é ... modo de viver

“É a qualidade de vida do indivíduo, que se traduz em corpo limpo, casa limpa, local de trabalho limpo, comunidade limpa.

... sendo um modo de viver, deve estar dentro do indivíduo e se propagar como obrigação e ideal das relações humanas”.

Fonte: Curso de Segurança Alimentar, ministrado pela SGS.


sexta-feira, 29 de junho de 2012

Higiene ambiental


A higienização do local, equipamentos e utensílios são de suma importância. Porém, além desta rotina deve-se também:

Remover o lixo diariamente, quantas vezes necessário, em recipientes apropriados, devidamente tampados e ensacados, tomando-se medidas eficientes para evitar a penetração de insetos, roedores e outros animais.

Podemos definir higienização como sendo a junção de limpeza e sanitização.

Limpeza é a eliminação de sujidades ou agentes contaminantes.

Sanitização é a eliminação ou redução de microorganismos indesejáveis.

Higienização é a eliminação ou redução de risco de contaminação microbiológica.

Etapas obrigatórias no processo de higienização ambiental:

Lavagem com água e sabão ou detergente;

Enxágue;

Desinfecção química (deixar o desinfetante em contato mínimo de 15 minutos;

Enxágue.

Periodicidade de limpeza


Diário: pisos, rodapés e ralos; todas as áreas de lavagem e produção; maçanetas; lavatórios (pias); sanitários; cadeiras e mesas (refeitório); monoblocos e recipientes de lixo.


Diário ou de acordo com o uso: equipamentos; utensílios; bancadas; superfícies de manipulação e saboneteiras; borrifadores.

Semanal: paredes; portas e janelas; prateleiras (armários); coifas; geladeiras; câmaras e freezers.

Quinzenal: estoques; estrados.

Mensal: luminárias; interruptores; tomadas; telas.

Semestral: reservatórios de água.

Observação: tetos ou forros; caixas de gordura; filtros de ar condicionado; de acordo com a necessidade ou regulamentação específica.

Classificação da limpeza

De acordo com o mecanismo utilizado para execução da limpeza, ela pode ser classificada como:

Limpeza Física: através de processos físicos; resultado é visível.


Limpeza Química: através da utilização de detergentes; ocorre remoção de resíduos visíveis ou não, que podem contaminar outras áreas.


Produtos permitidos para desinfecção ambiental: hipoclorito de sódio, cloro orgânico, quaternário de amônio, iodóforos e álcool a 70%.

Fonte: Curso de Segurança Alimentar, ministrado pela SGS.


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Higiene alimentar

Um alimento seguro está vinculado a quatro fatores:

Higiene: Parte da medicina que estuda os diversos meios de conservar e promover a saúde, através do asseio.

Comprometimento: Envolver-se com responsabilidade.


Organização: A organização facilita o processo, diminuindo o tempo de busca.

Disciplina: Disciplina pode ser associada ao mais alto grau de desenvolvimento atingido pelo ser humano, capacitando-o a comunicar consigo mesmo e com o semelhante, de forma cooperativa.


Com a finalidade de impedir a contaminação dos alimentos, toda área de manipulação de alimentos, os equipamentos e utensílios devem ser limpos com a frequencia necessária e desinfetados sempre que as circunstâncias assim o exigem.

A intoxicação alimentar não acontece por acaso. Ela é causada por alguém que não tem bons hábitos de higiene. Portanto, é essencial seguir uma rotina bastante estrita de higiene pessoal.


As pessoas que trabalham diretamente relacionadas com a produção e manipulação de alimentos, segundo as legislações vigentes, têm obrigação legal e moral de fazer com que os alimentos não sejam contaminados por falta de higiene pessoal.

A passagem de bactérias de um alimento para outro através das mãos dos manipuladores é um meio importante na disseminação dos patógenos. Há bactérias naturais da pele que vive nos folículos dos pelos, poros, rugas e lesões.

As mãos devem ser lavadas com água e sabão e desinfetadas antes do início do trabalho, nas mudanças de atividades, e sempre que houver necessidade, principalmente:

Depois de usar o banheiro;


Entre a manipulação de alimentos crus e cozidos;

Depois de tocar qualquer parte do corpo (cabelo, nariz, orelha);

Depois de comer, tossir, espirrar, fumar ou assoar o nariz;

Usar esfregões, panos ou materiais de limpeza;

Tocar em sacarias, caixas, garrafas;

Tocar em utensílios não higienizados;

Colocar luvas;

Depois de manipular lixo e restos de alimentos.


Etapas para higienização das mãos:

Molhar mãos e antebraços com água;

Lavar com sabonete líquido;

Enxaguar bem, com água em abundância;

Secar com papel toalha ou ar quente;

Aplicar sanitizante se trabalhar na área de saúde e alimento;

Deixar secar naturalmente.

Com relação à degustação de alimentos durante o preparo, a forma mais segura para degustar um alimento que está sendo preparado, para verificação de seu sabor e consistência, é utilizando-se de uma pequena quantidade servida em um prato, e utilizando uma colher limpa. Após a degustação o prato e a colher devem ser imediatamente retirada da área de processo e devendo ser limpos e sanitizados.

Toda pessoa que trabalha em área de manipulação de alimentos deve manter uma higiene pessoal esmerada e deve usar roupa protetora, sapatos adequados, touca protetora. Todos os elementos devem ser laváveis, a menos que sejam descartáveis e mantidos limpos de acordo com a natureza do trabalho. Durante a manipulação de matérias-primas e alimentos, devem ser retirados todos os objetos e adornos.

Nas áreas de manipulação de alimentos deve-se proibir fumar, tossir ou outras práticas anti-higiênicas.


O uso de luvas não exime o manipulador da obrigação de lavar as mãos cuidadosamente.

Produtos permitidos para higienização dos alimentos: hipoclorito de sódio a 2,0 – 2,5%, hipoclorito de sódio a 1% e cloro orgânico.


Higiene alimentar é uma questão de prevenção.

Prevenção é o melhor caminho para se chegar a segurança alimentar.

Fonte: Curso de Segurança Alimentar, ministrado pela SGS.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Higiene do lar


Área de serviço:

Além de manchar as roupas, o cloro penetra nas fibras do tecido e corrói a peça. Prefira alvejantes à base de peróxido: eles são a garantia que sua camisa de estimação estará muito bem cuidada.


Alvejante sem cloro é essencial para limpar colarinhos e punhos das camisas. Se sua camisa manchar de gordura, pingue detergente neutro no local. Coloque um pano branco sobre a mancha e passe o ferro por cima do pano por dois minutos.

Os armários e as prateleiras devem ser limpos com álcool e pano seco. Se as superfícies são envernizadas, passe cera incolor e lustre com flanela.


Cozinha:

Prefira itens de tons neutros, pratos brancos e copos transparentes, que combinam facilmente com jogos americanos.

Geladeira com cheiro ruim? Veja se não há restos de comida. Se não for o caso, coloque no fundo da gaveta de verduras dois pedaços de carvão vegetal (desses para churrasco), que absorvem os odores. É tiro e queda.


Banheiro:

Duas coisas que jamais podem faltar em casa, além de água: pasta de dentes e papel higiênico. Inclua na lista: fio dental, sabonete e xampu. Tenha sempre em estoque. Quando usar o reservado, reponha.

Para não desperdiçar sabonete dentro do boxe, não o deixe jogado no chão. Compre um recipiente próprio ou use sabonete líquido. O mesmo vale para a pia. As buchas de banho (se você usa uma) têm prazo de validade. Ao menor sinal de mofo, devem ir para o lixo.

Quarto:

Este é um dos cômodos que mais merecem atenção. Nada de acumular copos sujos ou cinzeiros fétidos.

A casa está fedendo gordura e cigarro. Para acabar com o odor, coloque um copo com vinagre no ambiente. O cheiro some rapidinho.

Outras dicas:

Quando a esponja estiver velha, lave e deixe ferver na água por três minutos. Assim ela servirá para limpar os frisos das portas, os azulejos, as pias de mármore ou até mesmo a máquina de lavar.

Para remover o ketchup do tapete ou do carpete, faça uma solução com duas xícaras de água e 1 de vinagre. Misture bem, molhe uma esponja com o líquido e esfregue.

Não largue os tênis espalhados pela casa toda. Não dá trabalho encaixá-los em uma sapateira.

Quer deixar o lençol liso sem ter que passá-lo? Dissolva 1 parte de álcool em 3 partes de água. Despeje em um borrifador e acerte os alvos. Em seguida, alise o local com a mão e deixe secar.

Guarde os jornais velhos para limpar os vidros. Alguns panos soltam fiapos que ficam grudados.

Camiseta velha não serve como pano de chão, pois não absorve nem água nem sujeira (só vale para lavar os vidros). Não serve para enxugar porque soltam fiapos.

Móveis de fórmica? Limpe-os com um pano com álcool e, para dar brilho, seque-os com uma flanela limpa.

Não guarde nada de couro em sacos plásticos, pois esse material precisa de ar para se manter nos trinques. Aposte em sacos de algodão ou locais arejados.

O ralo da pia está sujo? Coloque 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água e despeje lá dentro.

Roupas coloridas não podem ser lavadas juntamente com roupas brancas.

Quem não tem fogão, pode se virar com um grill. Dá para preparar lanches e até refeições como carne assada com pimentão.

Fique de olho na frequencia da limpeza:

Os vidros devem ser limpos uma vez por semana.

A roupa de cama deve ser trocada pelo menos uma vez na semana. No verão, quando suamos mais, deve ser trocada mais vezes.

A roupa de banho merece ser trocada a cada dois dias. Quando estiver suja ou com cheiro ruim, principalmente na época do inverno, a troca deverá ser feita com mais frequencia.


Os panos de prato devem ser trocados a cada dois dias. Ou até mesmo diariamente.

O pó dos móveis deve ser tirado semanalmente.

Os azulejos precisam ser limpos a cada 15 dias.


A coifa do fogão precisa ser limpa também a cada 15 dias.

A frequencia da limpeza deve ser de acordo com o grau de sujeira.

Fonte: Revista Men’s Health, 06/2008.


terça-feira, 26 de junho de 2012

Higiene e aparência


Pela manhã, tome um banho, escove os dentes e arrume a mochila para ir à escola. O momento do banho deve ser bem aproveitado, pois você fica relaxado e disposto. O sabonete deixará um cheirinho agradável no seu corpo.

Não demore muito no banheiro. Lembre-se que outras pessoas também precisam usá-lo.


Mantenha as unhas limpas e aparadas. Procure não roê-las. E nunca as corte na mesa de refeições. Suas mãos devem estar sempre limpas e hidratadas. Use um creme de vez em quando. De preferência com filtro solar.

Um pouco de vaidade não faz mal a ninguém. Ao contrário, até é bom. Cuide bem de você e mantenha sempre uma aparência saudável e bonita. Não deixe de se arrumar e use sempre uma roupa limpa e bonita.


Quando cuidamos da aparência, estamos valorizando nossa imagem pessoal.

Não há nada em usar roupas bonitas e da moda. Mas não devemos pensar que isso nos fará felizes e nos ajudará a arranjar amigos. Roupas bonitas não tornam uma pessoa bonita. O que está em seu coração é o que conta.


O que você veste fala um pouco de você e do que sente a respeito de você mesmo. Por exemplo, uma roupa suja ou rasgada, mesmo que seja cara e moderna, não vai causar uma boa impressão nas pessoas. É por isso que seus pais se preocupam com o modo como você se veste! Não é apenas uma questão de usar as roupas de que gostamos, afinal também temos de estar atentos ao que vamos comunicar às pessoas.

Se você não souber o que usar, pergunte aos seus pais. Quando quiser comprar alguma peça, combine com eles um dia para fazer as compras.

Dicas para o seu dia a dia:

Use perfume suave e procure estar sempre com os cabelos penteados.


Os tênis ou os sapatos devem combinar com as roupas.

Ao tirar a roupa, verifique se está suja. Se estiver, coloque-a para lavar.

Antes de sair de casa, pegue um agasalho. O tempo pode mudar.


Roupa formal é aquela que deve ser usada em ocasiões especiais: festas, jantares, casamentos.


Engraxe os sapatos com regularidade. Eles durarão mais. Os tênis também merecem cuidados. Lave-os de vez em quando.

Fonte: DOBLINSKI, Suzana & RUIZ, Albertina Costa. Não fale de boca cheia: e outras dicas de etiqueta para crianças. São Paulo: Mundo Cristão, 2001.