terça-feira, 31 de julho de 2012

X-Men

Origem


Cansados de inventar origens mirabolantes para cada personagem, Stan Lee e Jack Kirby tiveram uma ideia: pessoas que nascessem com dons naturais.

Assim surgiram os mutantes no Universo Marvel. Temidos pelos humanos comuns, os Homo Superiors (nome científico dado à nova espécie) se dividiram em duas facções, uma liderada por Magneto, que acredita no direito dos mutantes dominarem a Terra, e outra por Charles Xavier, o Professor X, que luta por uma convivência pacífica entre as espécies. Para ajudá-lo, Xavier recrutou os seus primeiros X-Men: os jovens Ciclope, Garota, Marvel, Fera, Homem de Gelo e Anjo.

Os X-Men nunca foram campeões de vendas. Isso mudou, em 1975, com Giant Size X-Men, escrita por Len Wein e desenhada por Dave Cockrum, que trazia novos heróis.

Filmes


Dirigido por Bryan Singer, X-Men (2000) foi um dos responsáveis pelo renascimento das adaptações de quadrinhos para o cinema. O sucesso do primeiro filme tornou possível a realização de duas sequências igualmente bem-sucedidas: X-Men 2 (2003) e X-Men – O Confronto Final (2006), este dirigido por Brett Ratner, devido à saída de Singer, que se desligou da série para dirigir Superman – O Retorno. No elenco da trilogia, destaca-se Hugh Jackman, como Wolverine, e Halle Berry, no papel de Tempestade.

Em 2011, Singer voltou aos mutantes, como produtor de X-Men – Primeira Classe, que foi dirigido por Matthew Vaughan e mostrou as primeiras aventuras do Professor Xavier e Magneto nos anos 60, ao lado de personagens como Fera, Rainha Branca, Mística e do vilão Sebastian Shaw.

Escola para jovens superdotados

Para ajudar mutantes a controlarem seus dons naturais, o Professor X montou, em sua mansão, o Instituto Xavier para Jovens Superdotados. Com muitos dos X-Men antigos como professores, a escola tem salas de aula e laboratórios, além de setores especiais, como hangar, onde fica o jato particular da equipe, e a Sala de Perigo, um simulador holográfico usado nos treinamentos de combate.

Animações

Além de muitas “pontas” em outros desenhos, os heróis mutantes possuem quatro séries animadas, mas nenhuma alcançou tanto sucesso quanto X-Men – The Animated Series (1992). Produzida pela Fox, abriu caminho para a invasão mutante que ocorreria ao longo de toda a década. Inspirada pela fase nos quadrinhos desenhada por Jim Lee, foi responsável pela popularidade de personagens como Gambit e Vampira. Com suas cinco temporadas e 76 episódios, se tornou o desenho animado mais longo com personagens da Marvel.

Games

Dentre mais de 20 títulos dedicados à equipe mutante, se destaca X-Men Legends (2004), lançado pela Activision para diversas plataformas. Nele, o jogador escolhe, numa lista de 15 heróis mutantes, os quatro que integrarão sua equipe. Depois disso, o grupo parte numa série de missões contra Magneto e a Irmandade dos Mutantes. O jogo ganhou uma sequência em 2005, X-Men Legends II – Rise of Apocalypse.



Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


segunda-feira, 30 de julho de 2012

Novos Titãs


Origem

Com a febre dos parceiros mirins de heróis iniciada por Robin, logo surgiu a ideia de reunir esses personagens numa equipe. Criada por Bob Haney (roteiro) e Bruno Premiani (arte), a primeira formação dos Novos Titãs contou com Aqualad, Kid Flash, Moça-Maravilha e Robin. O Menino Prodígio, apesar de não ter nenhum poder, sempre se destacou como líder.

Mas o grupo só se tornou um grande sucesso, mesmo, no início da década de 1980, com a chegada de Marv Wolfman (texto) e George Pérez (arte). A dupla criou novos personagens para a equipe e publicou a formação mais famosa dos Titãs, com Robin, Kid Flash, Moça-Maravilha, Estelar, Ravena, Cyborg e Mutano.

Depois disso, dezenas de personagens integraram as fileiras dos Novos Titãs, mas com a recente reformulação da DC uma nova equipe surgiu, que parece não ter nenhuma ligação com os antigos heróis.

Amadurecimento


Com uma equipe formada por jovens heróis, temas como independência e amadurecimento sempre fizeram parte das aventuras. Foi na revista dos Titãs, por exemplo, que Dick Grayson saiu da sombra do Batman e deixou de ser o Robin para assumir a identidade de Asa Noturna. Outros membros seguiram esse exemplo e também se tornaram independentes de seus mentores.

As primeiras histórias da equipe foram publicadas no Brasil pela extinta Editora Brasil-América, a Ebal, com o nome Turma Titã.

Inimigos


Exterminador (1980): Após submeter-se a um experimento para a criação de super soldados, o oficial do exército Slade Wilson ganhou agilidade, força e velocidade sobre-humanas. Ele deixou as Forças Armadas e se tornou o Exterminador, um dos principais mercenários do universo DC. Atuando como inimigo e algumas vezes como aliado da equipe, Slade tem uma longa história com os Titãs, que começou quando seu filho Grant, o vilão Devastador, morreu enfrentando os heróis. O vilão tem mais dois filhos, que acabaram se tornando membros dos Titãs e lutaram contra o pai: Joseph (Jericó) e Rose (Devastadora).

Torre Titã

A equipe já passou por diversas bases, mas sua sede mais conhecida foi a Torre Titã. Projetado pelo pai do Ciborgue, o professor Silas Stone, o edifício em forma de T foi construído numa pequena ilha particular no rio Leste, em Nova York e, às vezes, servia como casa para muitos super-heróis.

Animações


A equipe estrelou nos últimos anos as séries Jovens Titãs (2003) e Young Justice (2010) e fez uma ponta em Batman – Os Bravos e Destemidos (num episódio de 2010). Mas sua estreia nas telinhas foi em 1967, com Turma Titã, produzido pela Filmation. No desenho, a equipe contava com Ricardito (parceiro do Arqueiro Verde), Moça-Maravilha, Aqualad e Kid Flash.


Lançada em 2008, Tiny Titans é uma série mensal de humor que mostra os heróis como crianças encapetadas numa escola.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


domingo, 29 de julho de 2012

Quarteto Fantástico (2ª Parte)


Inimigos

Doutor Destino (1962): Soberano da Latvéria, um pequeno país do Leste Europeu, Victor Von Doom é o maior inimigo do Quarteto. Dono de uma poderosa armadura, um intelecto que se iguala ao de Reed Richards e experiente praticante de magia negra, ele é movido por duas ambições: a conquista do mundo e a vingança contra o Senhor Fantástico. No passado, os dois estudaram na mesma faculdade e Von Doom culpa Reed por um acidente durante suas pesquisas, que deixaram o seu rosto desfigurado.

Galactus (1966): Conhecido como o Devorador de Mundos, é uma entidade cósmica, com poderes semelhantes aos de um deus. Para sobreviver, ele absorve a energia de um planeta inteiro, que, ao final do processo, é destruído. A gigantesca criatura já tentou devorar a Terra algumas vezes, mas sempre foi impedido pelo Quarteto. Apesar de toda a destruição que já causou, Reed vê Galactus como uma força de equilíbrio no universo, nem boa e nem má.

Animações


O Quarteto já teve quatro séries para a televisão (1967, 1978, 1994 e 2006). A mais recente foi uma coprodução entre Marvel e o estúdio francês Moonscoop. O seriado teve 26 episódios, influenciados pelo dinamismo dos animês e repletos de efeitos em computação gráfica. A série está disponibilizada no site oficial da Marvel.


Em 1979, a Hanna-Barbera lançou uma animação nada a ver do herói. “Benji” Grimm é um jovem magrelo que vira o Coisa ao unir dois anéis mágicos.

Filmes


A equipe ganhou duas adaptações para o cinema, Quarteto Fantástico (2005) e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007), ambas dirigidas por Tim Story. Com tramas simples, os filmes apostaram num clima leve. O elenco contou com Ioan Gruffudd (Senhor Fantástico), Jessica Alba (Mulher Invisível), Michael Chiklis (Coisa) e Chris Evans (Tocha Humana), que viveu também o Capitão América na telona.

Em 1993, Roger Corman, o pai do cinema trash, fez um filme do Quarteto. Ficou tão ruim que nunca foi lançado. Mas, para os corajosos, é fácil encontrar na web.


O Surfista Prateado surgiu numa das primeiras aventuras do Quarteto Fantástico.

Edifício Baxter


Criado em 1962, o quartel-general do Quarteto Fantástico se localiza nos seis últimos andares de um charmoso edifício no centro de Manhattan. Misto de casa, hangar e centro de pesquisa, a base da equipe só existe devido aos lucros das descobertas científicas de Reed. E as despesas não são baratas, já que o lugar é alvo constante dos inimigos da equipe.

Com o tempo, o Senhor Fantástico acabou comprando o prédio inteiro, já que a vida de vizinho de super-herói não é nada fácil.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


sábado, 28 de julho de 2012

Quarteto Fantástico (1ª Parte)


Origem

Com o sucesso da Liga da Justiça, a editora Atlas (antigo nome da Marvel) resolveu lançar seu próprio grupo de heróis. Com Stan Lee (roteiro) e Jack Kirby (desenhos) escalados para o projeto, a história se mostrou muito mais do que uma mera cópia de outra equipe. Com personagens menos certinhos e ótimas caracterizações, o Quarteto Fantástico se tornou um marco nos quadrinhos e é considerado o inicio da Marvel Comics.


Inspirada em ficção científica, a trama mostra como a vida de quatro pessoas mudou para sempre depois do fracasso de um voo experimental ao espaço. Afetados pelos misteriosos raios cósmicos, cada tripulante da nave ganhou um poder diferente. Batizados de Quarteto Fantástico, eles fizeram um juramento de que seus poderes seriam usados para ajudar a humanidade.

Em abril de 1961, o russo Iuri Gagarin se tornou o primeiro homem a entrar em órbita. A viagem do Quarteto rolou em novembro do mesmo ano.

Os trajes dos membros do Quarteto se adaptaram aos seus poderes porque são feitos de moléculas instáveis, um tecido criado por Reed.

O Grupo

Senhor Fantástico: Um dos maiores gênios do Universo Marvel, Reed Richards foi o cientista responsável pelo voo experimental que deu origem ao Quarteto.

Afetado pelos raios cósmicos, ele ganhou a habilidade de esticar seu corpo da forma que desejar e se tornou o líder do grupo. A maior parte das histórias da equipe gira em torno de suas pesquisas e descobertas. Mas a dedicação ao seu trabalho como cientista já causou sérios problemas com sua esposa, Sue.

Tocha Humana: Irmão de Sue, Johnny Storm completou a equipe do voo experimental. Após o acidente, o jovem ganhou a habilidade de transformar seu corpo em plasma incandescente. Nessa forma, ele pode voar, absorver energia e disparar rajadas de fogo. Membro mais novo, o Tocha é o piadista do grupo e tem no Coisa sua vítima favorita.

Em 2011, Johnny foi dado como morto e o Homem-Aranha o substituiu na equipe. Alguém duvida que ele volta?

O primeiro Tocha Humana foi criado por Carl Burgos em 1939 e disputa com Namor o título de primeiro super-herói da Marvel.

Coisa: Melhor amigo de Reed, o piloto de testes Ben Grimm assumiu o comando da nave construída pelo cientista para o voo experimental. Dos quatro tripulantes, foi o mais afetado pelos raios cósmicos e se transformou numa criatura de pele rochosa e enorme força. Com muito sofrimento, o herói se adaptou à nova condição, apesar de todos os esforços de Reed para fazê-lo voltar à forma humana.

Mas todos os tratamentos tiveram efeito penas temporário em Ben.

Assim como um de seus criadores, o lendário Jack Kirby (conhecido pelos fãs como “O Rei”), o Coisa também é judeu.

Mulher Invisível: Sue Storm era noiva de Reed quando fez parte da equipe do voo experimental. Depois do acidente no espaço, ela ganhou a habilidade de se tornar invisível e de projetar campos de força.

Tratada nas primeiras histórias como uma mocinha em perigo, com o tempo se mostrou o membro mais poderoso da equipe. Entre uma aventura e outra, Sue e Reed se casaram e tiveram dois filhos, Franklin e Valéria, uma menina tão brilhante quanto o pai.


Enquanto era solteira, a Mulher Invisível chegou a viver um triângulo amoroso com Reed e Namor, o Príncipe Submarino.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Arqueiro Verde


Origem


Criado por Mort Weisinger (roteiro) e George Papp (arte) em 1941, o Arqueiro Verde surgiu para tentar repetir o sucesso do Batman. A origem conta como o milionário Oliver Queen, isolado em uma ilha deserta após o naufrágio de seu iate, foi obrigado a aprender a usar arco e flecha para caçar e sobreviver.

Quando foi resgatado, ele decidiu usar sua fortuna e seu talento com o arco e flecha para combater o mal. Essa história ganhou nova roupagem na minissérie Arqueiro Verde – Ano Um (2006).


O Arqueiro Verde era tão “inspirado” pelo Batman que chegou a ter um carro-flecha e um parceiro mirim, o Ricardito (Speedy no original).

Poderes


O Arqueiro Verde não tem poderes, mas sua pontaria é superior à de atletas olímpicos. Além disso, ele usa flechas especiais, que lançam eletricidade, explosivos e muitos outros truques.


Série

A maior exposição que o Arqueiro Verde já teve foi sua participação constante na série Smallville, na qual foi interpretado por Justin Hartley. Na telinha, ele é uma mistura do herói com o Batman (já que a Warner proibiu o uso do Morcego) e tem um relacionamento com Chloe Sullivan, amiga de infância de Clark Kent (Superman).


Um seriado de TV do Arqueiro Verde, intitulado Arrow, está em desenvolvimento pela Warner e deve estrear este ano.

Inimigos

Merlyn (1971): Membro do grupo criminoso conhecido como Liga dos Assassinos, Arthur King é um mercenário de fama internacional. Seu domínio do arco e da flecha é ainda maior que o do Arqueiro Verde e seus serviços são contratados pelos maiores vilões do mundo.

Amores


Canário Negro (1947): Apesar da fama de mulherengo, o Arqueiro Verde teve um longo relacionamento com a heroína Canário Negro (Dinah Lance), sua colega da Liga da Justiça. Mas essa relação conturbada foi marcada por separações e voltas constantes. Hoje, os dois estão separados.


Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).