segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia do Professor


O amor recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento.

Erasmo de Roterdã

Mestre, meu mestre!

Na angústia sensacionista de todos os dias sentidos,

Na mágoa quotidiana das matemáticas de ser,

Eu, escravo de tudo como um pó de todos os ventos,

Ergo as mãos para ti, que estás longe, tão longe de mim!

Álvaro de Campos

A primeira fase do saber é amar nossos professores.

Erasmo de Roterdã

Por suas lições e seus exemplos, nosso agradecimento. Da turma, feliz Dia do Professor!
 

Já lhe disse que ensinar é a mais nobre das missões. Eu quero dizer que você é um professor muito especial e, por isso, merece esta lembrança.


Professor é o sal da terra e a luz do mundo. Sem vós tudo seria baço, e a terra, escura. Professor, faz de tua cadeira a cátedra de um mestre. Se souberes elevar teu magistério, ele te elevará à magnificência... Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Fonte: As 500 melhores frases e citações para o melhor e o pior da vida. São Paulo: Alaúde Editorial, 2011.
 

Apesar de ser o dia dos professores, dedico esse post a um aluno exemplar chamado Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho, que tem levado o que aprende adiante. Isso é o legado de todos os professores.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dicas para um sono tranquilo


Algumas vezes é preciso uma cirurgia para adenóide, outras um medicamento para induzir o sono. Tudo depende da causa da noite mal dormida, que deve ser investigada pelo médico. Mas, para qualquer pessoa, independente de ter insônia crônica ou dificuldades para pegar no sono esporadicamente, existem recomendações essenciais:

Regule seus horários. Durma e acorde todos os dias mais ou menos na mesma hora.

Jante moderadamente. No jantar, evite molhos, condimentos, feijão, carnes gordurosas. Se desviarmos todo o metabolismo para o sistema digestivo, a atividade do organismo aumenta.

Reduza as atividades durante a noite. Deixe para praticar exercícios de manhã ou até às 18 horas. Vale também para as atividades pensantes. O ideal é desligar o computador cedo e evitar leituras relacionadas a trabalho ou estudo. Até o organismo desacelerar leva tempo.

 
Tenha um ambiente adequado para dormir. O quarto deve ser limpo, escuro, sem ruídos ou cheiros, com um colchão apropriado (não muito velho) e dois travesseiros, um para a cabeça e outro para ficar entre as pernas, usado na posição de lado.

Evite bebidas estimulantes. Café, refrigerantes de cola, chá-mate, chá preto e bebidas alcoólicas devem sair do cardápio noturno. Se quiser relaxar, boas opções são leite desnatado quente e chás de camomila ou erva-cidreira.

A quantidade de sono varia de pessoa para pessoa. Alguns dormem 6 horas e outros 8 horas. O importante é que cada um durma as horas necessárias para passar o dia com disposição. Dormir muito pode se transformar em um problema, pois também é um distúrbio do ritmo circadiano.

Pode-se tirar um cochilo após o almoço, mas o recomendado é não permanecer na cama após o sono já ter ido embora.

A pessoa só deve ser privada do sono à noite caso seja necessário, como os trabalhadores noturnos. O metabolismo à noite nunca é igual ao do dia, pois o sol tem muita influência na nossa vida.


Mesmo o organismo se adaptando, os pequenos desequilíbrios podem gerar distúrbios. Trocar a noite pelo dia pode levar a uma maior ansiedade, o que, por sua vez, pode causar uma compulsão por qualquer coisa, inclusive por comida.

Fonte: Revista Sua Saúde, Ano 3, nº 13 – 2012.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Sono e seus distúrbios (2ª Parte)


Outros prejuízos

Uma noite mal dormida não vai prejudicar o funcionamento do organismo, mas interfere na disposição física e mental durante o dia seguinte.

Já a insônia crônica é aquela que está presente em vários dias na semana e dura mais de um mês.

Um estudo da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, revelou que dormir menos de seis horas por dia aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC) mesmo em quem não apresenta fatores de risco comuns, como excesso de peso ou histórico familiar.

Encontraram relação entre pessoas que dormiam menos de seis horas e a incidência de sintomas de AVC, como dormência ou fraqueza de um lado do corpo, tontura e perda de visão. Segundo eles, dormir pouco pode ser um precursor de fatores de risco tradicionais para doenças cardiovasculares e, por isso, os distúrbios do sono devem ser tratados.

Noites mal dormidas causam irritabilidade, ansiedade e são fatores de risco para a depressão.

Problemas mais comuns

A insônia é apenas um dos distúrbios do sono e se caracteriza pela dificuldade de iniciar ou manter esse estado, causando sensação de sono não reparador, cansaço diurno, dificuldade para manter a concentração, entre outros sintomas. Existem diversas causas e entre elas estão os transtornos psiquiátricos, doenças como fibromialgia, uso prolongado de medicamentos e de bebida alcoólica, maus hábitos de vida e predisposição genética.

Outros distúrbios do sono podem afetar o repouso mesmo sem o indivíduo perceber e, aí, acaba sentindo os resultados durante o dia. Um deles é a apneia, que apresenta paradas respiratórias durante o sono e podem ocorrer por alterações na faringe, como a diminuição da atividade dos músculos dilatadores.
Quem tem apneia tem mais risco de desenvolver problemas cardiovasculares, como a hipertensão. Ronco, sonolência diurna e acordar no meio da noite com sensação de sufocamento ou desconforto no peito são os principais sintomas.

Como um dos fatores de risco para a apneia é o sobrepeso, emagrecer é o primeiro passo. Evitar bebidas alcoólicas, tratar as doenças de nariz e garganta que podem interferir na passagem do ar (como adenoides) e usar aparelhos que melhoram a respiração noturna são fundamentais.

Para os casos de insônia, é preciso descobrir se o problema é primário ou secundário (decorrente de outras complicações de saúde, como depressão, ou de outros distúrbios do sono, como a síndrome das pernas inquietas, em que o paciente movimenta os membros durante a noite). Se for secundária, é preciso combater suas causas.

O tratamento pode ser feito com psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, neurologistas e ortopedistas.

O tratamento farmacológico muitas vezes é necessário para a insônia crônica, mas o não uso de medicamento é priorizado, destacando-se a terapia comportamental cognitiva (higiene do sono, técnicas de relaxamento).

Os pacientes só devem tomar medicamentos para dormir com orientação médica.

Fonte: Revista Sua Saúde, Ano 3, nº 13 – 2012.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Sono e seus distúrbios (1ª Parte)


Cerca de 40% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio do sono. A insônia faz parte da rotina de 15% da população. Alguns até acabam se acostumando a não dormir e a sentir os efeitos das noites em claro.


Há quem troque o dia pela madrugada para trabalhar, e há até quem use a desculpa de que não tem tanto tempo para dormir. Mas o ideal é que o sono não seja deixado em segundo plano por ninguém. O ritmo do sono, da vigília e da alimentação são os principais que precisamos manter para o equilíbrio do organismo.

Um estudo realizado pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos, mostrou que poucas horas de sono pode aumentar o apetite por comidas calóricas, como alimentos gordurosos e doces.

As universidades de Tübingen e de Lübeck, na Alemanha, concluiram que a privação do sono prejudica também a capacidade que o corpo tem de queimar calorias. Por meio de exames de sangue e de calorimetria indireta (usado para medir a taxa metabólica em repouso), foi constatado que, após uma noite sem dormir, os níveis de grelina, conhecido como hormônio da fome, aumentaram, além de diminuir o gasto de energia em repouso.

A privação do sono estimula regiões do cérebro relacionadas ao controle da alimentação e da ansiedade, fazendo com que a pessoa aumente a ingestão calórica. É só lembrar que várias pessoas levantam de madrugada para atacar a geladeira.

Com os mecanismos de controle da saciedade funcionando de forma inadequada (principalmente a região do hipotálamo, que controla todo o sistema endócrino), essa privação pode levar a pessoa ao sobrepeso ou obesidade.

Relógio desregulado

O que mais vem causando distúrbios do sono é a falta de ritmo de vida, especialmente o de alimentação e o de sono e vigília. As pessoas confundem ritmo com rotina exagerada, e não é isso. O ritmo é flexível, mas é preciso dormir e se alimentar todos os dias mais ou menos no mesmo horário, com uma variação permitida de 30 minutos a 1 hora.
Se você passa noites em claro, tira só um cochilo durante o dia e ainda não tem hora certa para as refeições, é hora de rever os hábitos e procurar ajuda médica para dormir melhor.

O ritmo circadiano é aquele que controla a atividade do corpo humano durante um dia inteiro, regulando, por exemplo, a digestão e o estado de vigília. Esse ritmo é influenciado pela luz do sol, mas a luz artificial também pode interferir. Assim, o ideal é apagar todas as luzes na hora de dormir, pois a escuridão estimula a produção de melatonina, hormônio que regula o sono e é antioxidante, entre outras funções.

Fonte: Revista Sua Saúde, Ano 3, nº 13 – 2012.