quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Saúde da próstata

Localizada próximo à bexiga e anterior ao reto, a próstata é pouco maior que uma noz e pesa cerca de 20 gramas. Seu papel principal está relacionado à reprodução. 

Os espermatozoides partem dos testículos e passam pelas vesículas seminais, onde recebem nutrientes como frutose, vitamina C e prostaglandina e chegam até a próstata. 
Essa glândula tão importante para os machos de plantão, adiciona enzimas, ácido cítrico e zinco à mistura, que se transforma em esperma.

A partir dos 40 anos, quando passa o auge da fase reprodutiva, a próstata fica meio sem função e começa a apresentar problemas. Pode apresentar prostatite que é uma inflamação causada por bactérias que é facilmente tratada. 

A hiperplasia benigna que é um aumento anormal da glândula, comprime a uretra e provoca dificuldades de micção e sobrecargas na bexiga. 

O câncer como sendo o segundo tumor mais comum entre os homens, atrás apenas do de pele.

Fatores determinantes para o aparecimento do câncer são: envelhecimento, histórico familiar, raça negra desenvolve tumores com mais frequência e agressividade, fatores ambientais tais como sedentarismo, dieta rica em gorduras animais e estresse.

O diagnóstico pode ser feito através do acompanhamento médico frequente. A dosagem do PSA e as avaliações periódicas, com exame de toque, contribuem para o diagnóstico em fase precoce. Muitos pacientes relutam em realizar tais exames, embora eles não afetem a função sexual ou a virilidade. O preconceito faz com que tenhamos receio de consultar o médico, só pelo desconforto do procedimento.

Os tratamentos são radioterapia, a braquiterapia (radioterapia na qual são colocadas sementes de radiação na próstata), a hormonioterapia que são drogas específicas que inibem a captação de testosterona nas células, ou interrompem a produção do hormônio, que, de certa forma, abastece a doença. Tem ainda a quimioterapia e a prostatectomia feita por videolaparoscopia ou por cirurgia aberta.

Um dos efeitos ocasionados pela remoção completa da próstata pode ser acabar com a ejaculação, já que a cirurgia remove as vesículas seminais. Mas o orgasmo é mantido. A rádio e braquiterapia têm efeitos parecidos. E, na hormonioterapia, aparecem alterações de libido e função sexual, ganho de peso e males metabólicos.

Segundo estudos feitos pela Universidade Harvard (EUA), existem algumas maneiras de fortalecer sua próstata. Beba café, pode ser tradicional, descafeinado ou expresso. 

Faça sexo regularmente e se não poder, masturbe-se. Aposte no tomate que é rico em licopeno, um pigmento que se torna mais potente se for cozido. 

Faça exercícios de preferência aeróbicos durante cinco horas semanais. Os ácidos DHA e EPA do ômega-3, presentes no óleo de peixe, inibem tumores. 

Comer peixe três vezes por semana reduzem o risco de tumores agressivos. 

Coma mais crucíferas (brócolis, mostarda, couve, repolho) que possuem glucosinolatos, que são fitoquímicos que ativam enzimas que ajudam a neutralizar agentes carcinógenos. É melhor comê-las cruas ou levemente refogadas para não haver perdas de propriedades.

Evite as gorduras trans que possuem ácidos que pioram inflamações e aumentam a resistência à insulina, fatores que podem ajudar a desenvolver a doença. Margarinas, frituras e produtos com gordura hidrogenada podem fazer mal.

Fonte: Revista Saúde é Vital.


terça-feira, 22 de outubro de 2013

Higiene Oral

A prevenção oral tem por objetivo evitar o aparecimento de cáries, doença gengival e outras infecções orais que possam afetar nossa saúde em geral.

Vai aí algumas dicas:

A escova ideal é aquela que possui as cerdas macias e suas cabeças são arredondadas de tamanho médio. 

Devem ser trocadas a cada três meses.

Existem várias técnicas para escovação, no entanto, o principal não é a técnica utilizada, mas a escovação de todos os dentes da arcada e de todas as superfícies dos dentes.

A escovação de língua também é importante. Existe um limpador próprio para a língua que retira a saburra.

Deve-se passar o limpador na língua algumas vezes até que ele saia limpinho, sem arrastar placa nenhuma.

Pode-se usar a escova para limpar a língua.

Não se pode colocar uma quantidade excessiva de pasta, pois isto pode ser prejudicial.

Deve-se evitar as pastas mais abrasivas e utilizar aquelas com flúor.
O flúor tem o papel de ajudar na remineralização do dente, fortalecer o esmalte e combater as cáries. 

Mas o flúor tópico deve ser administrado somente pelo dentista, pois pode provocar intoxicações (náuseas e vômitos), pigmentação dentária (fluorose) e até a morte se ingerido em altas concentrações e com muita frequência.

O fio ou fita dental são necessários para remover a placa bacteriana e restos de alimentos que se deposita entre os dentes, onde as cerdas da escova dental não alcançam.

Deve-se evitar bebidas ou alimentos açucarados e gaseificados, principalmente aqueles que grudam nos dentes. Se for consumir, melhor que seja feito apenas durante as refeições principais e nunca entre as refeições.

Os alimentos não cariogênicos, tais como proteínas vegetais e frutas, devem fazer parte da dieta alimentar, diminuindo-se assim o consumo de açúcar e predisposição à cárie.

Os enxaguatórios bucais não fazem parte do kit básico de higiene bucal e só devem ser utilizados com a prescrição do dentista. Seu uso pode alterar o equilíbrio de bactérias que vivem na boca, enfraquecer a dentição, provocar manchas e, ainda por cima, irritar a mucosa (quando há álcool na formulação).

Consulte sempre um dentista!

É melhor prevenir do que remediar!

Fonte: Revista Saúde é Vital.