segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Benefícios de ser otimista

Ser otimista é quando acreditamos que o futuro reserva boas perspectivas e que é sempre possível encontrar uma solução para as adversidades. Requer muita sensatez, consciência das limitações e capacidade de encarar a realidade, de buscar alternativas para contornar um impedimento.

O otimismo estimula o organismo a liberar substâncias como a serotonina e a dopamina, que afastam o nervosismo e protegem os vasos.

Promove bem-estar mental que faz um bem danado ao corpo.

Quem pensa positivo costuma fumar menos, se alimentar melhor e se exercitar mais, sem contar que tem menor tendência a desenvolver depressão, estresse e pressão alta.
As desilusões, perdas e insucessos pontuais podem deflagrar um pessimismo temporário. Isso pode deixá-lo paralisado na batalha pelo sucesso.

Alguns hábitos podem contribuir para ter mais bem-estar e disposição: evitar o álcool e o cigarro, dormir bem, malhar, fazer uma atividade que lhe dê prazer, controlar o peso. A obesidade diminui a autoestima.

É preciso buscar apoio social, nos amigos e familiares, para recuperar a positividade.

É necessário refletir sobre o que desencadeou o resultado frustrante e seguir em frente.

Se você tiver distúrbios psiquiátricos como depressão, transtorno de pânico ou mau humor crônico, é recomendado buscar auxílio de um profissional especializado em saúde mental.

A terapia cognitiva ensina o paciente a mudar a forma de interpretar os fatos, e a comportamental lhe fornece elementos para que ele aprenda a substituir as reações antigas por outras mais saudáveis.

A psicologia positiva se dedica a levar o indivíduo a compreender os sentimentos de felicidade, de bem-estar e de satisfação.

Fonte: Revista Saúde é Vital.