sábado, 8 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado pela primeira vez no dia 28 de fevereiro de 1909, nos Estados Unidos, em protesto às condições insalubres e desumanas das operárias da indústria têxtil.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista na década de 1960. 

Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data para enaltecer as conquistas e direitos das mulheres.

No Brasil, as movimentações surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. 

A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 20 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na constituição promulgada por Getúlio Vargas.
A partir dos anos 70, emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher.

Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.

Mulheres poderosas

Anita Garibaldi

Companheira do líder revolucionário Giuseppe Garibaldi, foi um exemplo de mulher corajosa e forte. 

Lutou ao lado do marido na Guerra dos Farrapos.

Princesa Isabel

Filha de D. Pedro II, nasceu no Rio de Janeiro e tornou-se a herdeira do trono brasileiro, após a morte prematura do irmão mais velho. 

Teve importância para a história ao assinar a Lei Áurea em 1888, que aboliu a escravidão no Brasil.

Marie Curie

Cientista polonesa, ganhou dois prêmios Nobel de Física (1903 e 1911). 

Fez importantes descobertas na área da radioatividade.

Indira Gandhi

Primeira-ministra da Índia entre 1966 e 1977 e depois entre 1980 e 1984. 

Seu governo priorizou os mais pobres.

Frases

“Uma mulher encantadora não segue a multidão. É ela mesma”. (Loretta Young)

“Se você quer algo, pergunte a um homem; se você quer que algo seja feito, peça a uma mulher”. (Margaret Thatcher)

“Se as mulheres não existissem, todo o dinheiro do mundo não teria sentido”. (Aristóteles Onassis)

“Não se nasce mulher: torna-se”. (Simone de Beauvoir)

“Sentir, amar, sofrer, devotar-se: será sempre o texto da vida das mulheres”. (Honoré de Balzac)

Fonte: Revista Coopercica. Março de 2014. Ano 17. Nº 198.


sábado, 1 de março de 2014

Alimentos que previnem cáries

A cárie nada mais é do que uma corrosão no dente causada por um ácido liberado por bactérias que alteram o pH da saliva após o consumo de açúcar.

A superfície do dente fica mais branca e opaca, devido à ação intensa do ácido no esmalte do dente. 

Após um tempo, as lesões começam a se aprofundar, podendo chegar até à dentina (camada que envolve o nervo) causando dor. Os próximos estágios da cárie são o alcance da polpa e a fratura do dente, levando à extração do mesmo para evitar câncer bucal.

Algumas propriedades de determinados alimentos têm o poder de equilibrar o pH (fator de acidez) da boca e da saliva. Quanto mais baixo ele for, mais ácido e mais favorável será a deterioração dentária.

O que deve compor o seu cardápio:

Queijo: equilibra o pH da saliva, tem baixo índice de açúcar e é fonte de cálcio. É rico em fósforo, vitaminas e gorduras, sem contar a caseína, proteína responsável pela formação de um complexo de fosfato de cálcio que protege o dente da cárie.

Laranja: frutas cítricas, como a laranja, tendem a ter o pH mais baixo, sendo assim, mais ácidas. A vitamina C também faz parte da formação dos ossos, então, esses alimentos têm a capacidade de tornar os dentes mais fortes.

Nozes: Alimentos duros, secos e fibrosos possuem uma ação protetora para a cárie. São uma boa fonte de magnésio, úteis para tornar os dentes mais fortes pela reposição deste nutriente.

Maçã: Contém vitamina A, elemento que participa na formação dos ossos. Por ser consumida com a casca, ela também é capaz de remover resíduos, além de aumentar o pH da saliva, diminuindo a acidez. Ajuda na prevenção pelo baixo teor de açúcar e amido e por ser rica em fibras.

Carnes: Fontes de fósforo, essenciais no processo de remineralização e equilíbrio do pH, além de conter vitamina B6 que ajuda a manter a integridade da gengiva. Elas são indicadas por terem baixo índice de açúcar e amido, que aliado à sua consistência mais dura, acaba por ser mais um elemento protetivo.

Ovos: Eles contêm fósforo e vitamina B6 em sua composição, que ajudam na fortificação dos dentes e integridade da gengiva, respectivamente. A presença da vitamina A nas gemas, contribui para a fortificação dentária. O ovo é capaz de substituir a proteína animal.

Observação:
Quando ingerir doces, a indicação é que seja feita uma vez ao dia, após uma refeição com verdura, legume e fruta. A escovação deve ser imediata. Sempre que oferecer doce a uma criança, associe-o a um alimento protetor. Isso garante equilíbrio.

Fonte: Revista Viva Saúde. Número 126.