terça-feira, 8 de julho de 2014

Fórmula da juventude

Rejuvenescer é muito mais do que atrasar o relógio, olhar para o espelho e ficar feliz com sua imagem. 

Rejuvenescer também é cuidar da saúde e do astral para garantir muita energia e disposição!

Dicas para viver melhor:
Elimine (ou reduza) da sua alimentação os inimigos da saúde e da beleza: gordura, sal, refrigerantes, produtos industrializados, açúcar refinado. O sal em excesso, por exemplo, retém líquido, causando inchaços e desconforto. Já os refrigerantes do tipo cola são inimigos do colágeno.

Cuide do deu sorriso. Visite o dentista regularmente, faça limpeza e trate de eventuais problemas. 

A má oclusão (posicionamento errado dos dentes e da arcada) pode comprometer sua saúde e envelhecer o rosto, realçando as marcas de expressão.

Consuma proteínas diariamente, pois elas são responsáveis pela renovação celular da pele e pela sustentação dos tecidos. E para garantir a saúde do coração, opte por carnes magras, peixe, iogurte, queijos brancos e leite desnatado. E não esqueça dos ovos, que devem ser consumidos uma vez por semana.

Os alimentos antioxidantes são aliados da sua beleza. Eles combatem os radicais livres, que aceleram o envelhecimento. As frutas e verduras (especialmente as que possuem vitamina C) são antioxidantes potentes. Consuma acerola, laranja, manga e verduras de cor verde-escuro. E também inclua soja, chá verde e castanha-do-pará em seu cardápio. Sua pele vai agradecer.

Lembre-se sempre do protetor solar. O sol é o maior responsável pelo envelhecimento da pele, além de causar câncer. Use diariamente o produto no rosto, pescoço, colo, mãos, braços e em todas as outras partes do corpo que ficarão expostas. Utilize FPS 15, no mínimo, e reaplique o produto se transpirar.

Cuide do seu pescoço. A pele do pescoço é fina e sensível e pode apresentar marcas e rugas rapidamente. Tenha sempre uma boa postura, mantendo o pescoço ereto, e utilize todos os dias cremes hidratantes e nutritivos. Lembre-se de aplicar o produto na parte detrás da orelha, região responsável por sustentar a pele do pescoço.

Durma bem! Vários estudos científicos já comprovaram que dormir bem é muito importante para a saúde e para a beleza. 

É durante o sono, por exemplo, que o organismo produz os hormônios do crescimento que possibilitam o rejuvenescimento e a renovação celular. Descubra quantas horas de sono são ideais para você e respeite seu metabolismo.

Aprenda a relaxar. Quando ficamos estressados, hormônios como a adrenalina e o cortisol são lançados na corrente sanguínea. As consequências desta reação são ruins para sua saúde e beleza. 

Redução dos linfócitos T (que são responsáveis pelo combate às infecções), aumento da produção de suco gástrico, diminuição do fluxo sanguíneo nos músculos, entre outras. Descubra alguma atividade que o ajude a relaxar e lembre-se de respirar fundo diante de alguma situação difícil.

Abuse dos cosméticos desenvolvidos pelas grandes indústrias. Elas investem pesado em pesquisas e na descoberta de novos ativos que retardam e reduzem o envelhecimento da pele. 

E quem ganha é você, que hoje encontra produtos realmente eficazes por preços acessíveis. 

Dicas: DNAge Renovação Celular (Nívea), Revitalif (L’Oréal), Healthy Skin Anti-Wrinkle Cream (Neutrogena) e Retin-Ox + (Roc).

Fazer exercícios físicos com regularidade é uma das coisas mais importantes que você pode fazer por sua saúde e beleza. Além de todos os benefícios já conhecidos, lembre-se de que com o passar do tempo perdemos massa muscular. Compense esta perda natural com alguma atividade física agradável para você.

Pare de fumar. O cigarro possui milhares de substâncias prejudiciais à saúde e faz um grande estrago na sua pele, que adquire um tom acinzentado. A nicotina reduz a circulação sanguínea e compromete a oxigenação dos tecidos. Além disso, quem fuma tem mais marcas de expressão, rugas na região dos lábios e dentes amarelados e manchados.

Que tal fazer um lifting sem cirurgia? É o que promete a acupuntura, com suas agulhas poderosas. Com o passar do tempo, a energia que circula no rosto, através dos meridianos, pode ficar bloqueada. 

Esta estagnação energética compromete a microcirculação e o tônus da pele. Resultado? Marcas de expressão e rugas. Através da acupuntura esta energia pode ser restabelecida, estimulando a síntese de colágeno e elastina e garantindo uma pele mais firme e vistosa.

Fonte: Revista Plena. Setembro/Outubro de 2007.