quinta-feira, 28 de junho de 2012

Higiene alimentar

Um alimento seguro está vinculado a quatro fatores:

Higiene: Parte da medicina que estuda os diversos meios de conservar e promover a saúde, através do asseio.

Comprometimento: Envolver-se com responsabilidade.


Organização: A organização facilita o processo, diminuindo o tempo de busca.

Disciplina: Disciplina pode ser associada ao mais alto grau de desenvolvimento atingido pelo ser humano, capacitando-o a comunicar consigo mesmo e com o semelhante, de forma cooperativa.


Com a finalidade de impedir a contaminação dos alimentos, toda área de manipulação de alimentos, os equipamentos e utensílios devem ser limpos com a frequencia necessária e desinfetados sempre que as circunstâncias assim o exigem.

A intoxicação alimentar não acontece por acaso. Ela é causada por alguém que não tem bons hábitos de higiene. Portanto, é essencial seguir uma rotina bastante estrita de higiene pessoal.


As pessoas que trabalham diretamente relacionadas com a produção e manipulação de alimentos, segundo as legislações vigentes, têm obrigação legal e moral de fazer com que os alimentos não sejam contaminados por falta de higiene pessoal.

A passagem de bactérias de um alimento para outro através das mãos dos manipuladores é um meio importante na disseminação dos patógenos. Há bactérias naturais da pele que vive nos folículos dos pelos, poros, rugas e lesões.

As mãos devem ser lavadas com água e sabão e desinfetadas antes do início do trabalho, nas mudanças de atividades, e sempre que houver necessidade, principalmente:

Depois de usar o banheiro;


Entre a manipulação de alimentos crus e cozidos;

Depois de tocar qualquer parte do corpo (cabelo, nariz, orelha);

Depois de comer, tossir, espirrar, fumar ou assoar o nariz;

Usar esfregões, panos ou materiais de limpeza;

Tocar em sacarias, caixas, garrafas;

Tocar em utensílios não higienizados;

Colocar luvas;

Depois de manipular lixo e restos de alimentos.


Etapas para higienização das mãos:

Molhar mãos e antebraços com água;

Lavar com sabonete líquido;

Enxaguar bem, com água em abundância;

Secar com papel toalha ou ar quente;

Aplicar sanitizante se trabalhar na área de saúde e alimento;

Deixar secar naturalmente.

Com relação à degustação de alimentos durante o preparo, a forma mais segura para degustar um alimento que está sendo preparado, para verificação de seu sabor e consistência, é utilizando-se de uma pequena quantidade servida em um prato, e utilizando uma colher limpa. Após a degustação o prato e a colher devem ser imediatamente retirada da área de processo e devendo ser limpos e sanitizados.

Toda pessoa que trabalha em área de manipulação de alimentos deve manter uma higiene pessoal esmerada e deve usar roupa protetora, sapatos adequados, touca protetora. Todos os elementos devem ser laváveis, a menos que sejam descartáveis e mantidos limpos de acordo com a natureza do trabalho. Durante a manipulação de matérias-primas e alimentos, devem ser retirados todos os objetos e adornos.

Nas áreas de manipulação de alimentos deve-se proibir fumar, tossir ou outras práticas anti-higiênicas.


O uso de luvas não exime o manipulador da obrigação de lavar as mãos cuidadosamente.

Produtos permitidos para higienização dos alimentos: hipoclorito de sódio a 2,0 – 2,5%, hipoclorito de sódio a 1% e cloro orgânico.


Higiene alimentar é uma questão de prevenção.

Prevenção é o melhor caminho para se chegar a segurança alimentar.

Fonte: Curso de Segurança Alimentar, ministrado pela SGS.


Um comentário: