sexta-feira, 19 de abril de 2013

Bullying (1ª Parte)


É utilizada para qualificar comportamentos violentos no âmbito escolar.

Podemos destacar as agressões, os assédios e as ações desrespeitosas, todos realizados de maneira recorrente e intencional por parte dos agressores.


Não apresentam motivações específicas ou justificáveis.

Perpetua muita dor e sofrimento nos vitimados.

Proíbe qualquer atitude solidária em relação ao agredido.

O abuso de poder, a intimidação e a prepotência são algumas das estratégias adotadas pelos praticantes de bullying (os bullies) para impor sua autoridade e manter suas vítimas sob total domínio.

Formas de bullying:

Verbal: Insultar, ofender, xingar, fazer gozações, colocar apelidos pejorativos, fazer piadas ofensivas, zoar.

Físico e material: Bater, chutar, espancar, empurrar, ferir, beliscar, roubar, furtar ou destruir os pertences da vítima, atirar objetos contra as vítimas.

Psicológico e moral: Irritar, humilhar e ridicularizar, excluir, isolar, ignorar, desprezar ou fazer pouco caso, discriminar, aterrorizar e ameaçar, chantagear e intimidar, tiranizar, dominar, perseguir, difamar, passar bilhetes e desenhos entre os colegas de caráter ofensivo, fazer intrigas, fofocas ou mexericos (mais comum entre as meninas).

Sexual: Abusar, violentar, assediar, insinuar.

Virtual: Através de celulares, internet, conhecida como ciberbullying.

Consequências psíquicas e comportamentais do bullying:

O aluno apresenta baixa autoestima.

Causam desconforto e prejuízos nas atividades cotidianas do indivíduo.
Pode ocasionar graves transtornos psíquico e/ou comportamentais, tais como:

Transtorno do pânico que é uma sensação enorme de medo e ansiedade.

Fobia escolar que gera evasão escolar.

Fobia social (conhecida como transtorno de ansiedade social – TAS) ou também conhecida como timidez patológica.

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) são pessoas impacientes, aceleradas, negativistas.

Depressão trata-se de uma doença que afeta o humor, os pensamentos, a saúde e o comportamento.

Anorexia nervosa caracteriza-se pelo pavor de engordar, com grave distorção da sua imagem corporal. A pessoa se submete a regimes rigorosos e agressivos.

Bulimia nervosa se caracteriza pela ingestão compulsiva e exagerada de alimentos, seguida de arrependimentos e vômitos autoinduzidos, abuso de diuréticos, laxantes, enemas (injeção de substâncias pelo reto), excesso de exercícios físicos e longos períodos de jejum.

Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) caracterizada por comportamentos repetitivos (conhecidos como compulsões), de forma sistemática e ritualizada. Lavar as mãos várias vezes, banhos excessivos e demorados, mania de checar ou verificar algo, mania de ordenação. Além de se tornar prisioneiro da própria mente, ele perde muito tempo do seu dia cumprindo seus rituais.

Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT): Caracteriza-se por ideias intrusivas e recorrentes do evento traumático, como flashbacks e lembranças de todo o horror que os abateu.

Quadros menos frequentes:

Esquizofrenia: É uma doença mental que faz com que o indivíduo rompa com a barreira da realidade e passe a vivenciar um mundo imaginário, paralelo.

Suicídio e homicídio: Ocorrem quando os jovens-alvo não conseguem suportar a coação dos seus algozes. Lançam mão de atitudes extremas como forma de aliviar seu sofrimento.

A marcação genética juntamente com a vulnerabilidade de cada indivíduo, aliada ao ambiente externo, às pressões psicológicas e às situações de estresse prolongado, pode deflagrar transtornos graves.

Fonte: SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: Mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário