Não
é difícil ser um bom profissional. Faça aquilo que lhe pedem, com capricho, no
prazo, e seja simpático. Esteja disposto, sempre, a aprender. Não dê respostas
espertinhas a seus colegas e chefes (como aquelas que você dá a seus irmãos ou
colegas de escola). Se for uma pessoa agradável no seu ambiente de trabalho,
todos irão querê-lo por perto. E todos estarão dispostos a lhe ajudar, quando
você precisar.
Na
realidade, nem todos vão querer lha ajudar, porque nem todas as pessoas são
agradáveis (como você está se esforçando para ser). Mas são essas que ficarão
para trás.
Com
o tempo, você aprende a fazer seu trabalho. Aí, chega seu chefe e lhe manda
fazer algo que, você sabe, não vai dar certo. Ou que não é a melhor forma de
resolver um assunto. Não diga a seu chefe que ele está errado. Se ele ocupa a
cadeira de chefe, talvez tenha merecido chegar lá e não seja uma besta
completa.
Faça
o serviço do jeito que ele pediu e apresente uma alternativa, do jeito que você
acha melhor. Da mesma forma que com seus pais, não adianta trombar de frente
com seu chefe, ou com qualquer pessoa. Quando os conflitos surgem, você deve
procurar evitar a confrontação. Procure encontrar uma saída que agrade aos dois
lados. Melhor ainda: discuta com a outra pessoa a melhor resolução para o
conflito, para que, juntas, vocês consigam encontrar a solução.
Não
se esqueça do RESPEITO. Em qualquer relacionamento, esse é um ingrediente
indispensável a todos os envolvidos. E relacionar-se é o que nós mais fazemos
durante a vida. Por isso, respeite seus pais, irmãos, amigos, professores,
colegas, namorados.
Respeite
sua cidade, seu país e o planeta Terra; principalmente, acima de tudo,
respeite você mesmo, seu corpo e sua inteligência.
Fonte:
VILELA, Antonio Carlos. Mais coisas que toda garota deve saber.
São Paulo: Melhoramentos, 1998.
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