Na escola, o educador físico cada vez mais é visto como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento corporal e mental de crianças e jovens.
Quando as primeiras experiências com exercícios são positivas, a pessoa tem mais chances de não se tornar sedentária nas décadas seguintes.
Os profissionais da área precisam discutir o contexto de cada atividade, desde as regras até sua história, incluindo o que elas representam para a sociedade contemporânea.
Somente com esses estímulos, muitas vezes dados fora da quadra, é que os jovens criam um vínculo forte, crítico e duradouro com os exercícios.
Com o organismo juvenil em pleno desenvolvimento, a disciplina de educação física, desde que bem conduzida, ajuda a deixar o corpo saudável como um todo, afastando o risco de uma série de doenças. Além de prevenir males, o educador físico identifica eventuais anormalidades nos alunos. Ele reconhece desvios de postura, respiração fraca e falta de coordenação.
A médio e longo prazo, a educação física escolar controla a agressividade ao mesmo tempo que estimula a organização e a disciplina.
Acredita-se que a educação física é sempre recreativa e agitada. Mas ela também deveria englobar o estudo teórico das práticas corporais.
Fonte: Revista Saúde é Vital. 07/2012.
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