quarta-feira, 27 de junho de 2012

Higiene do lar


Área de serviço:

Além de manchar as roupas, o cloro penetra nas fibras do tecido e corrói a peça. Prefira alvejantes à base de peróxido: eles são a garantia que sua camisa de estimação estará muito bem cuidada.


Alvejante sem cloro é essencial para limpar colarinhos e punhos das camisas. Se sua camisa manchar de gordura, pingue detergente neutro no local. Coloque um pano branco sobre a mancha e passe o ferro por cima do pano por dois minutos.

Os armários e as prateleiras devem ser limpos com álcool e pano seco. Se as superfícies são envernizadas, passe cera incolor e lustre com flanela.


Cozinha:

Prefira itens de tons neutros, pratos brancos e copos transparentes, que combinam facilmente com jogos americanos.

Geladeira com cheiro ruim? Veja se não há restos de comida. Se não for o caso, coloque no fundo da gaveta de verduras dois pedaços de carvão vegetal (desses para churrasco), que absorvem os odores. É tiro e queda.


Banheiro:

Duas coisas que jamais podem faltar em casa, além de água: pasta de dentes e papel higiênico. Inclua na lista: fio dental, sabonete e xampu. Tenha sempre em estoque. Quando usar o reservado, reponha.

Para não desperdiçar sabonete dentro do boxe, não o deixe jogado no chão. Compre um recipiente próprio ou use sabonete líquido. O mesmo vale para a pia. As buchas de banho (se você usa uma) têm prazo de validade. Ao menor sinal de mofo, devem ir para o lixo.

Quarto:

Este é um dos cômodos que mais merecem atenção. Nada de acumular copos sujos ou cinzeiros fétidos.

A casa está fedendo gordura e cigarro. Para acabar com o odor, coloque um copo com vinagre no ambiente. O cheiro some rapidinho.

Outras dicas:

Quando a esponja estiver velha, lave e deixe ferver na água por três minutos. Assim ela servirá para limpar os frisos das portas, os azulejos, as pias de mármore ou até mesmo a máquina de lavar.

Para remover o ketchup do tapete ou do carpete, faça uma solução com duas xícaras de água e 1 de vinagre. Misture bem, molhe uma esponja com o líquido e esfregue.

Não largue os tênis espalhados pela casa toda. Não dá trabalho encaixá-los em uma sapateira.

Quer deixar o lençol liso sem ter que passá-lo? Dissolva 1 parte de álcool em 3 partes de água. Despeje em um borrifador e acerte os alvos. Em seguida, alise o local com a mão e deixe secar.

Guarde os jornais velhos para limpar os vidros. Alguns panos soltam fiapos que ficam grudados.

Camiseta velha não serve como pano de chão, pois não absorve nem água nem sujeira (só vale para lavar os vidros). Não serve para enxugar porque soltam fiapos.

Móveis de fórmica? Limpe-os com um pano com álcool e, para dar brilho, seque-os com uma flanela limpa.

Não guarde nada de couro em sacos plásticos, pois esse material precisa de ar para se manter nos trinques. Aposte em sacos de algodão ou locais arejados.

O ralo da pia está sujo? Coloque 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água e despeje lá dentro.

Roupas coloridas não podem ser lavadas juntamente com roupas brancas.

Quem não tem fogão, pode se virar com um grill. Dá para preparar lanches e até refeições como carne assada com pimentão.

Fique de olho na frequencia da limpeza:

Os vidros devem ser limpos uma vez por semana.

A roupa de cama deve ser trocada pelo menos uma vez na semana. No verão, quando suamos mais, deve ser trocada mais vezes.

A roupa de banho merece ser trocada a cada dois dias. Quando estiver suja ou com cheiro ruim, principalmente na época do inverno, a troca deverá ser feita com mais frequencia.


Os panos de prato devem ser trocados a cada dois dias. Ou até mesmo diariamente.

O pó dos móveis deve ser tirado semanalmente.

Os azulejos precisam ser limpos a cada 15 dias.


A coifa do fogão precisa ser limpa também a cada 15 dias.

A frequencia da limpeza deve ser de acordo com o grau de sujeira.

Fonte: Revista Men’s Health, 06/2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário