segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Dicas saudáveis para o reveillon


O resultado da comemoração irá começar entre seis e oito horas depois e pode durar o dia todo. Os sintomas mais comuns são dor na cabeça, náuseas, tontura e cansaço.

Antes de levantar a taça pela segunda vez, deve-se intercalar a bebida com água – a cada dois drinques, um copo grande. Analgésicos, antiácidos e antieméticos (para vômito) também podem ser utilizados.

Uma caminhada leve no dia seguinte aumenta a circulação sanguínea e facilita a desintoxicação.

Descontar no açúcar além de matar a boa forma, o açúcar pode roubar valiosos anos de vida. No lugar do doce, coma frutas secas, como damasco e tâmaras.

No desjejum (café da manhã), devemos ingerir cerca de 20 a 25% das nossas necessidades calóricas diárias. Se não você vai acabar comendo mais durante o dia.

Se ficar sem comer, vai haver redução do metabolismo para economizar energia. E tudo o que você comer depois será estocado. Sem contar a hipoglicemia, que afeta a concentração e dá um mau hálito horroroso.

Se você devorar um big cheese-tudo vai sobrecarregar seu organismo com gordura que será depositada nos seus culotes.

Biscoitos integrais com passas aumenta a sensação de saciedade graças à mistura do carboidrato do biscoito com o açúcar bom das passas.

O sono a curto prazo traz malefícios como fadiga, desorientação, diminuição da resistência á dor, dos reflexos, déficit de concentração e dificuldade de planejamento. A longo prazo, o sono aumenta o risco de stress, a susceptibilidade a infecções, infarto, entre outros males. Pode ajudar a engordar, porque diminui a produção dos hormônios ligados à saciedade.

É importante que o ambiente esteja escuro e tranquilo, ou seja, nada de eletrônicos (tablets, computadores, televisão e celulares). Uma exposição de duas horas a objetos eletrônicos que emitem luz reduz a produção de melatonina, hormônio ligado à indução do sono.

Banho de sol à curto prazo, pode causar queimaduras de primeiro e até mesmo de segundo grau. É comum surgirem dor, náusea e febre. Sem contar o bronzeado camarão e o risco de câncer de pele no futuro.

Se a pele estiver queimada, faça compressas com chá-verde para acelerar a recuperação. Contra o fotoenvelhecimento, as soluções ficam por conta dos peelings químicos e da luz pulsada, que promovem a renovação celular. O peeling retira as células da superfície, fazendo com que outras se formem. A luz pulsada minimiza as manchas, porque age na pigmentação, destruindo-a.

A oxigenoterapia (aplicação de oxigênio) provoca a regeneração da pele. Podem ser feitas por meio de máscaras, sprays ou pistola de ar.

Se continuar exigindo tanto do seu organismo, o resultado é aumento da pressão arterial, queda da imunidade, crises de asma e diminuição da libido.

Faça um intervalo de cinco ou dez minutos a cada 50 trabalhados e alongue-se. Realize as tarefas que demandam maior raciocínio pela manhã. Parte da sensação de cansaço pode ser causada por desidratação. Tome de 5 a 8 copos de água por dia.

Tomar remédio por conta própria mascara sintomas de doenças e provoca o efeito rebote. Com o tempo o remédio fica menos eficaz, e você tem necessidade de aumentar a dose.

Alongamento, compressa morna, massagem relaxante também são ótimos remédios para controlar as dores.

Pratique atividades físicas durante a semana. Vale subir e descer escadas ou até mesmo fazer caminhadas pelo shopping.

Fonte: Revista Nova, 12/2012.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Dieta saudável para o reveillon


Alimentos ricos em fibras e proteínas induzem a saciedade mais rapidamente. As fibras são nutrientes que não são absorvidos pelo intestino e, portanto, não fornecem calorias. Também ajudam a equilibrar a flora intestinal.

Bacalhau ao forno com brócolis e azeitona é a opção mais saudável que a frita. O brócolis é rico em minerais como o ferro, em vitaminas como A e C, e é composto de fibras que fazem o organismo consumir mais calorias durante a digestão. A azeitona impede o acúmulo de gordura na região abdominal.

A cereja além de reduzir a vontade de comer, é rica em vitamina C, antioxidante e fibras solúveis, salvando você de cair de boca nos doces. Ela vai ajudar a eliminar a barriguinha, já que tem efeito laxante ao limpar o organismo de toxinas, além de eliminar líquidos graças ao potássio.

As nozes e todas as outras oleaginosas, como castanha-do-pará, amêndoa e avelã, possuem triptofano. Ele é usado na fabricação de serotonina, que turbina a sensação de saciedade e auxilia na redução do peso.

A lentilha é uma ótima aliada do emagrecimento. O grão é rico em proteína, sais minerais e fibras que garantem saciedade e estimulam o intestino.

Damasco tem sabor adocicado e muitas fibras que melhoram o funcionamento do intestino. Além de reduzir o apetite, o damasco é rico em betacaroteno, nutriente importante para a saúde da pele e para um bronzeado rápido e dourado.

Salpicão light de atum com maçãs, misturado com iogurte e queijo cottage que são menos calóricos e mais saudáveis. O peixe ajuda a emagrecer, pois contém proteínas que estimulam a saciedade, além de ácidos graxos essenciais, que potencializam a queima calórica e dificultam o acúmulo de gordura. Já a maçã, é rica em fibras, tem baixa caloria e ajuda na perda de peso devido à presença da pectina, que eleva a saciedade.

Para manter a cintura, prefira o peito de peru com molho de laranja que emagrece e auxilia no funcionamento do intestino.
Arroz com passas chapa a barriga.  A uva-passa tem carboidratos que aceleram o metabolismo e fibras que colaboram para o bom trânsito intestinal. Ela tem poucas calorias e é rica em potássio e fonte de antioxidantes. O arroz também pode ser feito com cenoura ralada, espinafre ou brócolis. Além de saboroso, diminui o valor calórico e faz crescer a quantidade de fibras e micronutrientes como minerais e vitaminas.

Cheesecake de ricota com geléia de morango vai manter a linha. O iogurte é rico em cálcio, mineral que ajuda a emagrecer, pois interfere na produção da calcitriol, substância que bloqueia o processo de quebra de gordura. Já a geléia precisa ser com frutose, que sacia a vontade de comer doce de forma saudável. Além disso, esse tipo de cobertura tem fibras solúveis que regulam o intestino.

Champanhe com moderação é mais indicada para manter a forma, pois os destilados são mais calóricos que as bebidas fermentadas. O champanhe é rico em polifenóis, substância que dilata os vasos, controlando a pressão arterial, fazendo bem ao coração, ao cérebro e à circulação sanguínea.

Banana com canela e néctar de frutas vermelhas é uma ótima sobremesa. A canela aumenta a queima de calorias e a saciedade. Já as frutas vermelhas (quanto mais escuras melhor), trazem antocianina, antioxidante que age contra a obesidade.

Dicas para não encher o prato:

Não fique em jejum o dia inteiro. Isso só vai fazer você ficar ansioso e ter menos controle sobre as quantidades que coloca no prato.

Mantenha um cardápio saudável e coma de três em três horas.

Escolha um tira-gosto como frutas secas e frescas para não exagerar no jantar.

Tome água durante o dia.

Consuma primeiro o prato de saladas para garantir a saciedade logo de cara.

Antes de se servir, observe a mesa e selecione seus alvos.

Mastigue com calma para ajudar na saciedade.

Se exagerar um pouco, trate de voltar aos alimentos saudáveis quanto antes.

Mantenha o equilíbrio sempre, haja o que houver. Não precisa passar vontade.

Fonte: Revista Nova, 12/2012.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Dicas para se bronzear

Ficar da cor de um camarão virou sinônimo de irresponsabilidade. A radiação em excesso causa envelhecimento precoce e câncer. Mas expor-se ao sol também traz benefícios. Desde que seja sem exagero. A radiação UVB estimula a produção e fixação de vitamina D pelo corpo, aumenta a imunidade e diminui o risco de osteoporose, porque ajuda na fixação do cálcio nos ossos. A luz do sol provoca a liberação de endorfina, substância que causa bem-estar, no seu organismo.

A melanina é um pigmento que fica concentrado no núcleo da célula. Estimulada pela radiação solar, ela se dispersa pela célula, dando o aspecto bronzeado e protegendo a estrutura celular da radiação, como um escudo. Ou seja, quanto mais melanina, mais escura e protegida sua pele fica.

Cronograma de estimulação de melanina

Antes das férias, aproveite os fins de semana ou a manhã e o fim do dia para ficar no sol. Você pode até praticar um esporte ao ar livre. Vai aí um cronograma para preparar a pele para a praia:

1º dia: Comece a tomar sol aos poucos. E sempre use protetor solar. O filtro vai fazer com que o bronzeado seja mais lento, mas sem risco de queimaduras e doenças futuras. Como as células ainda têm pouca melanina, comece com um fator de proteção mais alto. Para branquelos, FPS 45 e para morenos, FPS 30. E para o rosto, use FPS 50 para todos.

2º dia: A melanina pode demorar até 72 horas para se manifestar. Depois de 30 minutos no sol, vá para a sombra ou proteja sua pele com uma camiseta de algodão, boné e óculos.

3º dia: Não pode passar de 45 minutos de exposição direta, mas dá para diminuir um pouco o FPS. Os brancos podem usar 30 e os morenos 20. Se a melanina já está aparecendo, tome cuidados para manter a cor. A partir de agora, usar hidratante é ainda mais importante. Ele ajuda o corpo a reter água, e a pele não resseca.

4º dia: Agora sua pele já produziu melanina e está um pouco menos sensível à radiação. Pode se expor até 55 minutos, mas sem se esquecer do protetor solar. Principalmente nas áreas mais sensíveis como o rosto e couro cabeludo, que estão mais expostas à radiação. Aí, tem que usar FPS 50, sempre.

5º dia: Você já está mais escuro e, se seguiu as dicas, não traz vermelho no corpo. Quem estava usando 30 pode descer para 20. E os morenos podem usar 15. Com cinco dias de sol é possível que sua pele fique seca. Beber muita água e usar hidratante depois do banho ajuda a evitar descamações (elas detonam com a cor). Banhos quentes também causam o problema.

Alimentos que dão um bronze legal

Consuma alimentos ricos em caroteno e antioxidantes para bronzear e proteger a pele:

Cenoura: Como a maioria dos vegetais alaranjados, é rica em caroteno (precursor da melanina).

Laranja: A vitamina C é antioxidante e ajuda na produção de ceramida. Ela forma uma película na pele que a mantém hidratada.

Chocolate amargo: Dois quadradinhos três vezes na semana têm flavonoides suficientes para melhorar a circulação e a hidratação da sua pele.

Brócolis: Rico em antioxidantes, como a quercitina, o vegetal ajuda a reduzir a vermelhidão da pele.

Agrião: Reforça a quantidade de luteína no corpo, que protege dos malefícios dos raios solares. A folha também é rica em carotenoides.

Manga: Estimula a produção de melanina.

Regras imprescindíveis para evitar os danos que a radiação causa:

Evite a exposição direta ao sol das 10h às 16h (ou das 11h às 17h em regiões que adotam o horário de verão), pois nesse período há maior concentração de raios UVA, os mais danosos à pele. Aí, o melhor mesmo é usar camiseta, boné e ficar debaixo do guarda-sol.
Protetor é imprescindível quando você pretende se expor diretamente ao sol. A escolha do FPS do corpo deve ser feita de acordo com seu tom de pele original. Quanto mais claro, mais alto o FPS. Para o rosto, todos podem apostar em FPS 50.

É importante manter a disciplina na hora de usar o protetor solar. A primeira aplicação deve acontecer meia hora antes de colocar os pés na areia. Reaplique de hora em hora e depois de cada banho de mar ou piscina. Calcule a área da palma da mão para espalhar no corpo. No rosto, use a medida de um grão de feijão para cada metade do rosto.

Fonte: Men’s Health, 12/2012.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Torta de atum

Massa para a torta
2 xícaras de trigo
1 xícara de aveia

1/2 xícara de óleo
2 xícaras de leite
1 colher de sopa bem cheia de fermento


3 ovos
1 pacote de queijo ralado (100 gramas)


Preparo: 
Misture tudo no liquidificador
Depois ponha numa tigela e acrescente tomate, cebola e pimentão em cubos. Ponha também uma lata de atum, uma lata de ervilha, uma lata de milho. Mexa tudo com cuidado.
Acrescente o fermento.
Ponha numa forma untada (margarina e trigo).

Deixar no forno pré-aquecido (210-240ºC) por uma hora aproximadamente.

Depois de pronto, adicionar um pote de requeijão por cima da torta ainda quente, para absorver melhor o requeijão. Pode polvilhar com queijo ralado ou orégano.

Bom apetite!