segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Dicas saudáveis para o reveillon


O resultado da comemoração irá começar entre seis e oito horas depois e pode durar o dia todo. Os sintomas mais comuns são dor na cabeça, náuseas, tontura e cansaço.

Antes de levantar a taça pela segunda vez, deve-se intercalar a bebida com água – a cada dois drinques, um copo grande. Analgésicos, antiácidos e antieméticos (para vômito) também podem ser utilizados.

Uma caminhada leve no dia seguinte aumenta a circulação sanguínea e facilita a desintoxicação.

Descontar no açúcar além de matar a boa forma, o açúcar pode roubar valiosos anos de vida. No lugar do doce, coma frutas secas, como damasco e tâmaras.

No desjejum (café da manhã), devemos ingerir cerca de 20 a 25% das nossas necessidades calóricas diárias. Se não você vai acabar comendo mais durante o dia.

Se ficar sem comer, vai haver redução do metabolismo para economizar energia. E tudo o que você comer depois será estocado. Sem contar a hipoglicemia, que afeta a concentração e dá um mau hálito horroroso.

Se você devorar um big cheese-tudo vai sobrecarregar seu organismo com gordura que será depositada nos seus culotes.

Biscoitos integrais com passas aumenta a sensação de saciedade graças à mistura do carboidrato do biscoito com o açúcar bom das passas.

O sono a curto prazo traz malefícios como fadiga, desorientação, diminuição da resistência á dor, dos reflexos, déficit de concentração e dificuldade de planejamento. A longo prazo, o sono aumenta o risco de stress, a susceptibilidade a infecções, infarto, entre outros males. Pode ajudar a engordar, porque diminui a produção dos hormônios ligados à saciedade.

É importante que o ambiente esteja escuro e tranquilo, ou seja, nada de eletrônicos (tablets, computadores, televisão e celulares). Uma exposição de duas horas a objetos eletrônicos que emitem luz reduz a produção de melatonina, hormônio ligado à indução do sono.

Banho de sol à curto prazo, pode causar queimaduras de primeiro e até mesmo de segundo grau. É comum surgirem dor, náusea e febre. Sem contar o bronzeado camarão e o risco de câncer de pele no futuro.

Se a pele estiver queimada, faça compressas com chá-verde para acelerar a recuperação. Contra o fotoenvelhecimento, as soluções ficam por conta dos peelings químicos e da luz pulsada, que promovem a renovação celular. O peeling retira as células da superfície, fazendo com que outras se formem. A luz pulsada minimiza as manchas, porque age na pigmentação, destruindo-a.

A oxigenoterapia (aplicação de oxigênio) provoca a regeneração da pele. Podem ser feitas por meio de máscaras, sprays ou pistola de ar.

Se continuar exigindo tanto do seu organismo, o resultado é aumento da pressão arterial, queda da imunidade, crises de asma e diminuição da libido.

Faça um intervalo de cinco ou dez minutos a cada 50 trabalhados e alongue-se. Realize as tarefas que demandam maior raciocínio pela manhã. Parte da sensação de cansaço pode ser causada por desidratação. Tome de 5 a 8 copos de água por dia.

Tomar remédio por conta própria mascara sintomas de doenças e provoca o efeito rebote. Com o tempo o remédio fica menos eficaz, e você tem necessidade de aumentar a dose.

Alongamento, compressa morna, massagem relaxante também são ótimos remédios para controlar as dores.

Pratique atividades físicas durante a semana. Vale subir e descer escadas ou até mesmo fazer caminhadas pelo shopping.

Fonte: Revista Nova, 12/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário