sábado, 18 de fevereiro de 2012

Diet & Light


Diet

Os alimentos dietéticos são preparados para atender àquelas pessoas que estão sob regime alimentar, como no caso dos diabéticos ou até mesmo de crianças que têm intolerância ao açúcar branco refinado.

Sendo assim, eles nada têm a ver com emagrecimento e nem sempre ajudam a manter o peso, uma vez que podem ter sua fórmula modificada em termos de açúcares mas ainda conter muitas calorias e gorduras.

Light

De acordo com o Ministério da saúde, o produto só será identificado como light caso tenha uma redução de 25% em um de seus componentes, como açúcar, gordura, sódio, aminoácidos ou proteínas.

Vale ressaltar que no rótulo de cada um desses produtos deve aparecer qual componente foi modificado e em que proporção.

Quem está mais preocupado em manter a forma ou em perder uns quilinhos pode sem dúvida ir de encontro aos produtos light, mas é necessário manter os olhos bem abertos na hora de consumir um produto diet, para não correr o risco de estar ingerindo menos açúcar e mais gordura.

Com relação aos refrigerantes, ainda que sejam light, sinal de que possuem menos de uma caloria, lembre-se de que seus gases podem interferir diretamente em sua saúde e beleza, inclusive sendo uma das causas do aumento de celulite.

Fique esperto na hora das compras:

Procure sempre pelo rótulo do produto, a quantidade dos nutrientes.

Olhe o tipo de açúcar que o alimento ou a bebida tem, pois no caso dos produtos diet, eles geralmente incorporam a frutose, que é um adoçante permitido para os diabéticos, mas que contem tantas calorias e engorda como o açúcar refinado.

Caso queira controlar o peso, procure pelo valor calórico (Kcal), pois é ele que informa a quantidade de calorias do alimento.

Dê preferência aos produtos com maior quantidade de informações nutricionais no verso.

Procure seguir uma dieta preparada por um endocrinologista ou nutricionista, pois assim saberá quantas calorias poderá consumir diariamente.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Gorduras ou lipídios

Esse nutriente entra na composição de membranas celulares. É indispensável para a absorção das vitaminas A, D, E e K. Também é grande fornecedor de energia.

Melhoram a textura e enfatizam o gosto das receitas, ajudando a dispersar o aroma dos temperos que botamos na comida.


A gordura participa da produção de hormônios sexuais. É fundamental para a fabricação do hormônio feminino estrógeno. A falta de gordura prejudica a ovulação, e o excesso tem forte relação com a infertilidade. Quando se engorda demais, aumentam os riscos de desequilíbrios hormonais.

Possui 9 calorias para cada grama do nutriente. Em excesso, leva ao ganho de peso.

Tipos de gorduras:

Gorduras saturadas: encontradas na manteiga, precisa de temperaturas altas para se liquefazer. No organismo ocasiona entupimento arterial. Usada com moderação, ela ajuda a proteger nossos órgãos. Estão no chantilly, leite, carne vermelha, peixes e óleos vegetais.


Gorduras insaturadas: são mais moles e até líquidas. As maiores representantes são as monoinsaturadas e poli-insaturadas. Há também as trans e o promissor CLA.

Monoinsaturada ou ômega 9, ajuda a controlar os níveis de colesterol e de glicose no sangue. Encontrada no azeite, abacate e noz-macadâmia.

Poli-insaturada afasta a resistência à insulina, evita a concentração de adipócitos (células de gordura) no abdômen, abaixa os triglicérides e reduzem a pressão arterial. São dessa família o ômega 3 encontrado em peixes como o salmão, atum e sardinha, além do óleo de canola. E o ômega 6 encontrado nos óleos vegetais, como o de soja. Um tem poder antiinflamatório e o outro está associado com as defesas do organismo. O ômega 3 ajuda no desenvolvimento do feto e contribui para que o leite materno seja de excelente qualidade. Além de combater o ganho de peso.


A dupla monoinsaturada e poli-insaturada agem em inflamações, protegendo ainda mais contra as doenças cardiovasculares. Também ajuda na cicatrização em diabéticos.



CLA ajuda a emagrecer , afasta o risco de infarto e até de tumores. O leite é uma boa fonte de energia.




Trans são as piores, já que, além de elevar os teores de LDL, o colesterol ruim, reduzem os níveis de HDL, o bom. Também é acusada por falhas na ovulação, ou seja, diminui a chance de engravidar. Para as gestantes, eleva os níveis do colesterol ruim, o que prejudica a circulação nesse período tão delicado. Estão nas margarinas, sorvetes, biscoitos e outros produtos de panificação.


Os óleos nunca devem ser reaproveitados nas frituras.

Fonte: Revista Saúde! 04/2007 e 08/2010


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Fibras

As fibras formam uma goma em contato com água e tornam a digestão mais lenta, fazendo com que o açúcar seja absorvido de maneira gradual.


Fibras solúveis são aquelas que se misturam à água, formando uma espécie de gel. Entre elas estão mucilagem, goma, pectina e betaglucana. Essa última, os especialistas atribuem o aumento da saciedade, o controle dos níveis de açúcar no sangue e a redução do colesterol ruim. São encontradas nas frutas, na aveia e nas leguminosas.


Fibras insolúveis são representadas por celulose, lignina e hemicelulose. Exigem mais mastigação, melhoram o funcionamento do intestino e fazem uma verdadeira faxina nesse órgão, prevenindo contra o surgimento de tumores ali. São encontradas em alimentos mais firmes, como verduras, legumes, grãos e cereais.


Vantagens de ingerir fibras:

O atrito da substância com os dentes e a língua elimina micro-organismos nocivos. Como os alimentos são duros, exigem mais mastigação, aumentando assim a produção de saliva, que também protege a boca das bactérias.


Além do bom funcionamento do intestino, elas ajudam a esvaziar pneus do abdômen.


A versão solúvel melhora o sistema imunológico. Elas estimulam o crescimento de bactérias benéficas na flora intestinal e bloqueiam a atividade dos micro-organismos danosos. São encontradas na banana, alcachofra, cevada, alho, cebola e no centeio.

Elas também atraem as moléculas de colesterol, protegendo, assim, das doenças cardiovasculares, como infartos e derrames.


Elas trazem benefícios aos pulmões e ao estômago, pois ajudam a afastar a doença pulmonar obstrutiva crônica e a gastrite.


Também aumenta o bolo fecal, melhorando o funcionamento do intestino, varrendo as toxinas acumuladas nesse órgão. Quanto mais tempo as fezes ficam na parede do intestino, mais facilita o desenvolvimento de tumores.

Se não houver consumo suficiente de água, o bolo fecal pode ficar duro e seco, ocasionando um verdadeiro congestionamento.


O excesso de fibras pode levar embora nutrientes importantíssimos como o cálcio, o ferro e o zinco. E ainda pode causar uma baita dor na barriga, acompanhada de visitas constantes ao banheiro.

Consuma diariamente 25 gramas de fibras. Acertando na medida, seu corpo se tornará mais saudável.

Fonte: Revista Saúde! 05/2010


sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dieta para dormir melhor

À noite nosso metabolismo se desacelera e o corpo como um todo – os batimentos cardíacos, o ritmo da respiração e o processo digestivo – passa a funcionar mais lentamente. Portanto, jante cerca de três ou quatro horas antes de ir para a cama.




Para emagrecer é preciso controlar a ingestão calórica.


Evitar exageros também tem a ver com a qualidade do sono. Quanto melhor a qualidade do sono, mais equilibrados ficam os hormônios responsáveis pela sensação de fome. Dormir bem, faz a obesidade passar longe.


Ao longo do dia prefira pratos de baixo índice calórico, caso do feijão, da batata-doce e dos cereais integrais. É que eles regulam a glicemia e afastam danos como o diabete tipo 2.

Alimentos ricos em carboidratos contribuem para a produção de serotonina, que afasta a ansiedade e combate a insônia, e da melatonina, outro hormônio que favorece um sono tranquilo.

Para o jantar, os carboidratos favorecem o sono, mas como liberam glicose rapidamente, é bom controlar o consumo. Estão liberados o filé de frango, peixe, verduras e legumes. Deixe a carne vermelha para comer durante o dia.


Não abuse no jantar nos seguintes alimentos – soja, feijão, lentilha e ervilha – porque esses alimentos costumam favorecer gases.


O triptofano é um precursor de serotonina, neurotransmissor que está fortemente associado ao relaxamento profundo. É encontrado no leite. Além de combater a insônia, deixa seus ossos fortes por causa do cálcio. O leite desnatado tem menos gordura.


Noites mal dormidas, além de causarem canseira sem fim durante o dia, são o passaporte para a obesidade e o nervosismo.

Evite exageros e bebidas alcoólicas, que podem relaxar algumas funções cerebrais, inclusive as estruturas da região da faringe, do palato mole e da úvula. A respiração fica comprometida, já que o ar não passa por ali como deveria. O resultado é o insurpotável ronco que prejudica as fases do sono. Isso facilita o despertar durante a madrugada.


Depois de uma noite bem-dormida, o sistema imunológico funciona a todo vapor, afastando resfriados e outras doenças.

Boa noite para todos e durmam bem!


Fonte: Revista Saúde! 08/2007


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A importância do café da manhã

O desdejum é essencial para ganhar disposição, afastar males como o diabete e até mesmo emagrecer.

Para manter a forma, é necessário controlar as calorias já no desdejum.

Uma refeição matinal equilibrada acelera o organismo como um todo.

Pessoas que pulam o café da manhã dificilmente conseguem se controlar no almoço. É recomendado fracionar as refeições e apostar nas diversidades.

Seis vezes ao dia, aumenta a taxa metabólica basal (quanto gastamos de energia em repouso).


Doses avantajadas de cálcio, encontrados em lácteos (queijo, iogurtes e leite), auxiliam na liberação de gordura.




O cérebro precisa de glicose para manter sua atividade normal. Por isso, o diabético precisa ingerir um volume menor de comida, mais vezes ao dia. Isso evita uma sobrecarga ao pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina.

Quando a pessoa fica com hipoglicemia, o paciente pode desmaiar, convulsionar e ter problemas neurológicos.




Dicas para acabar com o jejum matinal:

Para os apressados, prepare boa parte do café na noite anterior. Deixe pães e talheres na mesa.

Consuma alimentos práticos, como iogurtes e leite de caixinha.

Maneire nas garfadas à noite para que a fome surja com o raiar do sol.

Sempre com moderação, varie o cardápio para não enjoar. Uma fruta ou um copo de leite nos primeiros dias ajudam a vencer a preguiça do estômago.

Bom desjejum para vocês!

Fonte: Revista Saúde! 03/2011


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Orientações para os pais e os filhos

O que você deve fazer para melhorar a escola e o aprendizado do seu filho


1. Vá à escola em que ele estuda
Apresente-se aos professores.
Conheça o espaço (sala, biblioteca, banheiros).
Vá às reuniões de pais e mestres.

2. Valorize e apóie os professores
Ensine seu filho a respeitá-los.
Converse sempre sobre o desempenho do seu filho.
Pergunte o que será ensinado e como você pode ajudar.
Se não concordar com um professor, fale com ele a sós, e nunca na frente do seu filho.
Exija que passem lições de casa.
Aproxime-se deles, mesmo que você não entenda as matérias.
Atenda aos pedidos deles e encontre-os sempre que pedirem.


3. Entenda como a escola trabalha
Conheça as regras do colégio e ajude a passá-las a seu filho.
 Informe-se sobre as datas das provas.
 Incentive o seu filho a fazer aula de reforço, caso ele tire notas baixas.

O Brasil só melhora com Educação de qualidade.
E você tem tudo a ver com isso.


O que se espera dos alunos


Que respeitem o professor como o profissional que está em sala de aula para transmitir conhecimentos e orientar os alunos.
Que peçam explicação do professor quando houver dúvida de aprendizagem.
Que respeitem todas as pessoas que trabalham na escola.

Que sejam pontuais, assíduos e prestem atenção às explicações do professor.
Que estudem, façam os trabalhos, cumprindo sempre a data marcada para a entrega.
Que conversem com o professor sempre que deixarem de entregar suas tarefas na data marcada.


Que preservem a escola e seus materiais que são patrimônios públicos.
Que digam não à droga.
Que cumpram o regulamento da escola.


Um bom ano para todos!