sábado, 21 de abril de 2012

Meninos: A produção de esperma

Quando os testículos começam a produzir testosterona, eles também produzem espermatozoides. Isso significa que logo o garoto vai ejacular pela primeira vez. Isso significa que ele já está preparado para a vida reprodutiva. Mas apenas fisicamente. Pois o rapaz não está preparado física e emocionalmente para ter um bebê.

Espermarca é a primeira ejaculação do garoto.
Espermatogênese é o processo de produção dos espermatozoides.
A primeira ejaculação não tem hora para vir e varia de pessoa para pessoa. Isso só acontece depois do pênis e dos testículos terem crescido.
Pode acontecer durante a primeira masturbação ou mesmo enquanto estiver dormindo. Pode acontecer do menino se masturbar e não conseguir ejacular.

Outra possibilidade é que ele tenha uma polução noturna (uma ejaculação involuntária, que acontece sem você perceber) e acorda com o pijama ou a cueca molhada. Chega um líquido esbranquiçado e meio grudento.

A polução noturna ocorre durante o sono. Pode vir acompanhado de um sonho erótico. São mais comuns na puberdade, mas pode acontecer na idade adulta. Essa é uma forma do seu corpo esvaziar o reservatório de esperma quando você fica muito tempo sem se masturbar ou sem transar.

Muito tempo sem ejacular, deixa o esperma mais denso e viscoso, pois o excesso de água acaba sendo absorvido. Se ejacular com frequência, a secreção fica mais branca ou transparente, além de mais fluida.


Pratos muito temperados deixam o esperma com gosto amargo. Homens fumantes e alcoólicos tendem a ter o esperma mais amargo do que os vegetarianos, os não-fumantes e os abstêmios.


O homem pode eliminar um líquido transparente e viscoso quando está excitado, chamada líquido pré-ejaculatório que serve para lubrificar o canal uretral por onde vai passar a ejaculação e para facilitar a relação sexual. Esse líquido pode conter espermatozoides que poderão engravidar a mulher ou transmitir algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) se não tiver usando camisinha.

Ejaculação precoce acontece quando a pessoa ejacula rápido demais, sem conseguir manter o controle. Ele pode ejacular só de dar uns amassos em alguém, ou só de imaginar que está ficando com alguém ou antes mesmo de ter uma ereção.

A ejaculação precoce acontece geralmente nas primeiras transas por causa da falta de experiência, da ansiedade e do nervosismo. A falta de intimidade com a parceira e a falta de familiaridade com o funcionamento do próprio corpo também são motivos.

Caso aconteça isso muitas vezes, é preciso buscar ajuda de um terapeuta.

O segredo é relaxar e aproveitar o sexo sem afobação.


A masturbação ajuda o garoto a se conhecer melhor. Também ajuda no controle da ejaculação. Quando o garoto está para gozar, ele pára de se estimular. Em seguida, ele começa tudo de novo. Isso serve para ele perceber que dá para controlar a excitação e a ejaculação.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo dos garotos. São Paulo: Panda Books, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário