terça-feira, 10 de abril de 2012

Meninas: TPM


Antes de menstruar, por causa da oscilação hormonal, pode acontecer uma série de mudanças no corpo e no comportamento.

Pode acontecer irritabilidade, nervosismo, depressão, tristeza, choro sem motivo, mau humor, dificuldade de concentração, insônia, cansaço, inchaço das mamas, das pernas, da barriga e do rosto, aumento de apetite (em especial para doces), sensação de pernas pesadas e cansadas, dor nas costas e nas mamas, aumento da oleosidade da pele e do cabelo, aparecimento de cravos e espinhas, dores de cabeça, enxaquecas, dificuldade de digestão e aumento de peso.


Algumas não sofrem quase nada, já outras precisam de acompanhamento médico para controlar a TPM.

Complementos alimentares como vitaminas ajudam a minimizar os sintomas. A acupuntura também ajuda a superar esses dias. Também tem diuréticos e até hormônios que fazem parte desse arsenal para tratar a TPM. Sempre com acompanhamento médico!


Esportes ajudam a relaxar os músculos e liberam endorfinas que atenuam nos sintomas da TPM. Nadar, andar de bicicleta e correr são mais eficientes na produção de endorfina. Exercite-se o mês inteiro. Assim você condiciona o seu organismo e o resultado acaba sendo melhor.


Seu corpo retêm mais líquidos na TPM e na menstruação, o que pode ocasionar inchaço e aumento de peso. Evite o sal que contribui para a retenção de líquidos. Bebidas com cafeínas (refrigerantes, chá preto, chá-mate, café e energéticos) pioram o problema.


Para o útero expulsar a mucosa de revestimento, ele precisa se contrair. Esse movimento é que causa as cólicas. Pode ter até tonturas, enjôos e vômito. Cólicas fortes podem sinalizar endometriose ou mioma. Procure um ginecologista!


A dor é sentida nos primeiros dias do ciclo. Algumas meninas podem ficar com o intestino mais solto durante a menstruação. Coma alimentos ricos em carboidratos (arroz, batata, pão, massas) que ajudam a prender o intestino. Se a digestão ficar mais difícil, evite gorduras, leite e algumas verduras.


O método usado para suprimir a menstruação é o uso contínuo de anticoncepcionais hormonais (como a pílula, os adesivos ou o anel vaginal) ou de contraceptivos hormonais duradouros (como as injeções mensais ou trimestrais, os implantes subcutâneos ou os DIUs hormonais). Esses métodos mantêm os níveis hormonais estáveis o ciclo inteiro, não ocasionando a menstruação. Consulte um ginecologista!


O uso equivocado de anticoncepcionais pode trazer efeitos colaterais muito desagradáveis, como o crescimento de pelos, enjôos, vômitos, aumento de oleosidade na pele e ganho de peso.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo das garotas. São Paulo: Editora Panda, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário