terça-feira, 24 de abril de 2012

Meninos: Cuidados com os cabelos

Arrancando os cabelos

Nessa fase os fios podem mudar de cor e de textura. Podem escurecer ou ficar mais enrolados.

Os hormônios podem deixar os cabelos mais oleosos ou com caspa. Cabelos oleosos necessitam de lavagem com produtos específicos. Evite a água muito quente, pois podem estimular a produção de oleosidade nas glândulas sebáceas. Evite passar condicionador na raiz dos fios.

A caspa pode apresentar uma descamação do couro cabeludo. Essa descamação em forma de poeira ou flocos pode ser branca ou cinza. Alimentação balanceada, estresse, fatores emocionais, desequilíbrio hormonal e predisposição genética podem ocasionar a caspa. Se o xampu específico não der resultado, procure um dermatologista.

A queda de cabelos precoce pode ser por perda brusca de peso, alimentação deficiente em vitaminas e aminoácidos, doenças (como a gripe), fatores emocionais (estresse, nervosismo ou depressão), desequilíbrio hormonal, excesso de oleosidade e a estação do ano (perde-se mais cabelo no inverno).

Para evitar a queda, mantenha uma alimentação balanceada, deixe seus cabelos limpos (evitando a oleosidade), não deixe resíduos de xampu ou condicionador, não use água ou secador muito quente, cuide da sua saúde física e emocional. Se mesmo assim cair muito cabelo, procure um dermatologista ou endocrinologista.

A calvície é definida por fatores genéticos. Alguns remédios podem retardar e atenuar a perda dos fios. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, melhores serão os resultados.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo dos garotos. São Paulo: Panda Books, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário