quarta-feira, 4 de abril de 2012

Meninas: Início da puberdade e estirão


O que está acontecendo?

De repente, de um dia para o outro, aquilo que você gostava de fazer fica muito sem graça. Na mesma época das mudanças de interesses, vêm as transformações no seu corpo. Acontece o estirão, que é o crescimento repentino e acelerado. O corpo parece que fica desajeitado, desproporcional.

O estirão, o crescimento dos seios, o alargamento do quadril e a primeira menstruação são sinais de que você está entrando na puberdade. Tudo isso ocorre por causa da ação dos hormônios de crescimento e dos hormônios sexuais.

Os hormônios são substâncias produzidas por glândulas e têm diferentes funções no organismo. Há hormônios que regulam as emoções, como a sensação de bem estar, alegria, tristeza ou raiva. Outros funcionam no controle do sono. Há aqueles que controlam os batimentos do coração.


A maior liberação do hormônio do crescimento se dá durante o sono. Dormir bem ajuda o seu organismo a funcionar corretamente, que inclui o crescimento dos seus músculos e dos seus ossos, o que vai determinar a sua altura definitiva.


O hormônio GH é o principal responsável pelo crescimento dos ossos e músculos. Uma de suas funções é estimular a fabricação de proteínas. É produzido pela hipófise, glândula que fica na base do crânio.

A hipófise também estimula o funcionamento dos ovários, que vão produzir os hormônios sexuais femininos: o estrógeno e a progesterona. O estrógeno é responsável pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais e pelas características femininas secundárias (pelos e cabelos).

A progesterona é um auxiliar do estrógeno, e também manda o útero se preparar para a gravidez. O aumento desses hormônios na puberdade causa o aparecimento do broto mamário, o alargamento do quadril, o afinamento da cintura, o crescimento do útero e da vagina e o surgimento de pelos pubianos. Depois que você começa a menstruar, estes dois hormônios serão responsáveis pelos ciclos menstruais.



Estirão

O estirão começa no ano anterior à primeira menstruação. É o período em que os jovens crescem com mais rapidez. Geralmente, crescem de 11 a 12 centímetros no ano que antecede a primeira menstruação. Nos dois anos seguintes, de 7 a 8 centímetros em média. Esses números podem variar. Depois da primeira menstruação, o ritmo de crescimento das meninas cai bastante. Depois de uns 3 anos da primeira menstruação, é provável que o crescimento esteja completo, pois os hormônios sexuais tendem a fechar as zonas de crescimento dos ossos longos. Assim como os seios, a altura está intimamente ligada à genética.

A cintura começa a afinar, enquanto o quadril passa a ficar mais largo. A mulher tende a acumular mais gordura na região das coxas, dos glúteos e do quadril, o que deixa esta parte do corpo mais volumosa do que nos homens. O excesso de gordura nos quadris se chama culotes. Uma alimentação balanceada, com pouca gordura, e a prática de exercícios podem ser boas aliadas no combate aos culotes.


Assim como nas mamas, é comum que surjam estrias nas coxas, nos glúteos e logo abaixo da cintura da garota. São mais visíveis em pessoas de pele mais escura. Para evitar estrias é preciso manter o peso razoavelmente regular. O ganho rápido de quilos extras, pode esticar a pele podendo haver rompimento das fibras elásticas.

A alimentação interfere no crescimento. A falta de proteínas, vitaminas e sais minerais (como o ferro e o cálcio) pode fazer um grande estrago. O ideal é equilibrar as refeições, pois nenhum alimento é completo. Coma um pouco de tudo: cereais, grãos, carnes, verduras, legumes, frutas, ovos e leite.

No final da puberdade as meninas ficam mais harmônicas.


Fonte: BOUER, Jairo. O corpo das garotas. São Paulo: Editora Panda, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário