quinta-feira, 5 de abril de 2012

Meninas: O primeiro sutiã

De um dia para o outro, embaixo do mamilo, surge uma coisa mais durinha do que a pele. Em seguida, o mamilo começa a se alargar, a ficar mais escuro e mais saliente. A idade em que isso acontece varia de uma garota para outra. O final dessas mudanças ocorre geralmente por volta de 17 ou 18 anos.

Depois do broto mamário, as glândulas mamárias começam a se desenvolver. Ao redor delas há uma camada de gordura que serve para protegê-las. A forma e o tamanho da mama vai depender da quantidade de gordura e de glândulas mamárias, além da elasticidade da pele dessa região.

O formato e o tamanho dos seios variam muito: podem ser mais arrebitados, mais redondos, mais ou menos fartos, com mamilos de largura diferente.  A herança genética contribui para o tamanho e o formato dos seus seios, que podem ser herdados pelos parentescos de seu pai.


Preste atenção ao modo como você anda e senta. O ideal é tentar manter a coluna sempre ereta e os ombros retos. Não tenha medo de expor os seus seios.


O apoio do sutiã ajuda os músculos que sustentam os seus seios, já que eles seguram parte do peso. A ginástica para os músculos desta região irão fortalecer, e a tendência é que as mamas permaneçam numa posição mais firme no tórax.

Nada impede que a dona de um par modesto de seios seja atraente e sensual.


Durante a gravidez e logo após o parto, as mamas crescem e as glândulas mamárias aumentam. A quantidade de leite de uma pessoa com a mama pequena não difere muito de uma pessoa que tem mamas mais volumosas.


Não vale se preocupar por causa de modismos. A operação plástica além de ser uma intervenção cirúrgica que custa caro, precisa ser acompanhada de muitos cuidados já que apresenta alguns riscos. A adolescência não é um período indicado para fazer uma plástica, já que o corpo da garota ainda está se transformando. A cirurgia pode interferir no desenvolvimento natural.

Se o crescimento da mama ocorrer rapidamente, pode acontecer de as fibras de colágeno da pele se romperem. Isso causa uma espécie de listra no local, chamada de estrias, que primeiro é arroxeada e depois fica mais clara.

Se aparecer pelos ao redor dos mamilos ou entre os seios, o recomendável é ser removido com o auxílio de uma pinça.

A mama pode crescer em ritmos diferentes. O tamanho dos seios tende a se equilibrar no final da puberdade. Nem sempre ficam do mesmo tamanho.

O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres. Acontece a partir de 25 anos. É preciso aprender a fazer o auto-exame. Você pode examinar na frente do espelho, durante o banho ou quando estiver deitada. O ideal é fazer o exame todos os meses, após o período menstrual, já que nesses dias os seios podem estar mais inchados ou doloridos.

Levante o braço do seio a ser examinado e, com a outra mão, apalpe-o cuidadosamente. Sinta se não há nenhum caroçinho na mama. Com a ponta dos dedos, faça movimentos de fora para dentro, depois faça movimentos circulares em volta dos mamilos e por último, deslize os dedos de cima para baixo e de baixo para cima. Em caso afirmativo de caroços, vá ao médico! Ele vai fazer novos exames para conferir se o problema é sério ou não.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo das garotas. São Paulo: Editora Panda, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário