quinta-feira, 26 de abril de 2012

Meninos: Cuidados com a pele


Adeus pele de pêssego!

As alterações hormonais acabam estimulando demais as glândulas sebáceas, que produzem muito mais óleo do que o normal. Normalmente as espinhas vão embora quando acaba a puberdade.

A quantidade de espinhas é determinada pela predisposição genética.


Dicas para amenizar o problema:

Alimentos gordurosos como frituras, amendoins, doces ou refrigerantes podem desencadear a produção de oleosidade. Evite esses alimentos.


Use sabonetes especiais que combatem a acne. Se a pele estiver ressecada, use hidratante que não seja gorduroso ou a base de gel.

Cabelos compridos esbarram no rosto e aumentam a oleosidade da pele. A franja pode piorar a situação da acne na sua testa. Mantenha os cabelos compridos presos.


Nunca cutuque as espinhas, porque você pode levar mais oleosidade e sujeira para a inflamação. Cutucar pode ocasionar mais inflamações, que por sua vez, ocasionam cicatrizes. Use produtos que aceleram a secagem da espinha. Converse com o dermatologista.

Pode surgir em qualquer parte do corpo, como nas costas, entre os peitos, na cabeça, na orelha, no bumbum e até dentro da orelha e do nariz.


Espremer as espinhas agrava a inflamação e causa cicatriz e manchas. Evite tomar sol porque pode ficar mais escuro e marcado no local.

As espinhas abalam a auto-estima de qualquer um.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo dos garotos. São Paulo: Panda Books, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário