terça-feira, 3 de abril de 2012

Meninas: Tempo de mudanças e órgãos sexuais

Tempo de mudanças

De uma hora para outra, o corpo começa a mudar sem muita explicação, e raramente é do jeito que se gostaria que fosse. Algumas coisas crescem demais, outras de menos. A menstruação vem muito cedo ou demora uma eternidade para dar o ar da graça. A pele lisinha começa a ser invadida por cravos e espinhas, e seus pelos parecem tomar conta das suas pernas. Isso sem contar as possíveis estrias, o cabelo oleoso demais, o suor que parece ter cheiro mais forte do mundo...


Mais cedo ou mais tarde, o corpo acaba entrando num acordo e as coisas chegam a um razoável equilíbrio. A dica é tentar não se preocupar tanto e aprender mais sobre o que está acontecendo com o seu organismo. Quanto mais você entender como funciona o seu corpo, menos grilos vão aparecer por aí.



Uma viagem pelo seu corpo

Alguns órgãos, por estarem no interior do corpo, são chamados de órgãos sexuais internos, que são ovários, útero e tubas uterinas. Os órgãos externos podem ser conhecidos com a ajuda de um espelho.

Se você sentar com as pernas afastadas e posicionar um espelho entre elas, poderá ver os grandes lábios, os pequenos lábios, o clitóris e a vagina. Esse conjunto chama-se vulva.

Monte de Vênus ou monte pubiano é a parte externa da vulva, onde cresce a maioria dos pelos pubianos. Formado por uma camada de gordura, protege o osso púbico e funciona como uma almofada durante o ato sexual.

Grandes lábios são as dobras de tecido. Também são cobertos por pêlos no lado de fora e sua função é proteger a área interna da vulva e mantê-la úmida.


Pequenos lábios são as dobras mais internas, sem pelos e normalmente bastante úmidas. Os dois lábios geralmente se ligam e sua cor pode variar do rosa ao castanho. Servem para proteger a entrada da vagina e a uretra.

Clitóris fica na junção superior dos pequenos lábios. Serve exclusivamente para o prazer sexual e o que tem maior concentração de fibras nervosas. A maior parte fica escondida debaixo dos pequenos lábios. Do lado de fora fica apenas uma saliência mais ou menos do tamanho de uma ervilha.

Uretra é um buraquinho bem pequeno, que liga a bexiga ao exterior, por onde sai a urina.

Entrada da vagina é a maior abertura da sua vulva. É por aqui que acontece a penetração vaginal durante o ato sexual e por onde nasce o bebê no parto normal. Dos lados da entrada da vagina ficam as glândulas de Bartholin. Elas produzem uma secreção parecida com a saliva.

Hímen é uma pele bem fininha que fica na entrada da vagina. Algumas garotas nascem sem hímen e outras possuem o hímen mais elásticos e resistentes, chamados de hímens complacentes, e mesmo com a penetração, podem não se romper. Geralmente o hímen tem uma abertura (é do tipo anular) ou várias pequenas perfurações (hímen cribiforme) para passar a menstruação. Se ela tiver o hímen imperfurado, ela precisa fazer uma pequena cirurgia para que o fluxo menstrual possa sair do seu corpo.

Períneo é a região entre a entrada da vagina e o ânus.

Vagina é o canal que liga o útero ao exterior. Tem paredes feitas de músculos muito elásticos, que podem se esticar bastante e depois voltar ao formato inicial. A mucosa vaginal é bastante úmida e quente, podendo propiciar o surgimento de fungos, bactérias ou protozoários que causam corrimentos e infecções vaginais.

O ponto G está localizada na parte superior da vagina (mais perto da barriga), a aproximadamente cinco centímetros da entrada. Teria o tamanho de um ou dois grãos de feijão e sua textura seria um pouco mais rugosa do que o restante da parede da vagina. Para muitos, o ponto G nada mais é do que o prolongamento do clitóris. Quando estimulado, dá muito prazer à mulher.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo das garotas. São Paulo: Editora Panda, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário