sábado, 10 de março de 2012

Como melhorar o relacionamento com enteados

O psicólogo William Merkel chegou a dizer que os relacionamentos humanos mais complicados, desnaturais e difíceis são os de famílias com enteados.
O que é preciso fazer para melhorar esse relacionamento? Aqui vão algumas dicas:

É importante dar atenção ao seu jeito de falar, pois as palavras podem ser tanto destrutivas como construtivas.

Mostre interesse e seja sensível aos sentimentos dos outros. Não faça julgamentos precipitados.


Aproveitem o tempo que passam juntos tomando refeições, se divertindo e participando em atividades religiosas para se conhecerem melhor.

Faça reuniões familiares regulares com a família inteira. Permita que cada um fale sem ser interrompido, começando com algo bom sobre a nova família e depois falando de uma preocupação. Mostre respeito mesmo se discordar e deixe que todos apresentem uma solução.


Dê prioridade ao casamento. Passe tempo com seu novo marido ou esposa e deixe bem claro para seus filhos a posição que ele ou ela ocupa na família.

Programe um tempo a sós com cada um dos seus filhos. Isso mostra a eles como são importantes para você e os faz ter certeza de seu amor.


Passe tempo a sós com cada um dos seus enteados para fortalecer seu relacionamento com eles sem a necessidade da presença da mãe ou do pai deles.

Não exija que os filhos esqueçam a família anterior.

Dê tarefas domésticas aos filhos, deixe que cada um tenha um lugar à mesa e um cantinho de privacidade na casa. Isso inclui os que não moram com você o tempo todo.

Pense em se mudar para outra casa ou adaptar a atual para que os novos membros não se sintam intrusos.


A Bíblia recomenda equilíbrio na criação de filhos. O ponto não é apenas controlar o comportamento do filho, mas treinar o modo de pensar dele.

Crie regras na casa, não esquecendo as que já existiam.

Não crie regras demais e não se apresse em fazer mudanças na rotina.

Resolva desacordos em particular, não na frente dos filhos. Concentre-se no comportamento do filho e não na suposta falha da educação anterior.

Refira-se aos filhos como “nossos” e não como “seus” e “meus”.

Evite falar sobre os momentos maravilhosos que teve com sua família anterior. Visto que a família atual pode se sentir excluída.

Procure sempre elogiar primeiro e sugira melhorias depois. Admita seus erros e peça desculpas sinceras.

Fonte: Despertai! 04/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário