sábado, 28 de abril de 2012

Meninos: As mudanças continuam e visita ao urologista


As mudanças continuam

Ginecomastia é quando os garotos ficam com os peitos maiores. Isso ocorre por causa da ação dos hormônios sexuais, que estimulam o crescimento do tecido mamário que fica logo abaixo do mamilo (a parte mais escura do peito). Alguns meninos podem desenvolver uma espécie de caroço no peito. Se não voltar à forma anterior com o tempo, é necessário uma cirurgia com anestesia local. Garotos gordinhos podem ficar com os peitos maiores porque as mamas são um depósito de gordura. A única solução é perder os quilos extras.

Assim como os ossos crescem, os músculos também tendem a ganhar mais massa. Nos meninos os ombros e o peito ficam mais largos.

Com o tempo o corpo acaba ganhando proporcionalidade. Há o velho fator hereditário que não tem como mudar. Mesmo que você faça um trabalho de hipertrofia (ganho de massa muscular), porém há um limite imposto pela sua estrutura corporal básica, que é definida geneticamente.


Praticar exercícios ajuda no seu desenvolvimento e faz bem para a saúde geral. Esportes são uma boa maneira de se exercitar e de conhecer novas pessoas. Pratique pelo menos três vezes por semana.

O tamanho do pênis é definido pela genética e por estímulos hormonais.

Os anabolizantes (hormônios artificiais) para turbinar a musculação, além de interferir no tamanho do pênis, podem causar queda de cabelo, aumento de oleosidade na pele, espinhas, problemas no fígado e até diminuição dos testículos.


A ação da testosterona e do hormônio GH, provoca o crescimento da laringe e das cordas vocais. Com o tempo, a voz ficará mais grossa, atingindo o tom grave característico dos homens. Todos passam por essa mudança de voz.

O fonoaudiólogo pode indicar exercícios vocais para tentar controlar melhor as variações e as falhas da voz.


Urologista não é bicho-papão!

Ele vai simplesmente avaliar a sua saúde e pode ainda dar dicas valiosas para você entender melhor o seu corpo e tirar as suas dúvidas.


Tomar remédios sem orientação médica é uma grande roubada, pois você pode agravar a doença, além de estar sujeito a efeitos colaterais indesejados e desagradáveis.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo dos garotos. São Paulo: Panda Books, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário