terça-feira, 17 de abril de 2012

Meninos: Testículos


Os dois testículos ficam dentro do saco escrotal.

Até o oitavo mês de gestação os testículos ficam na cavidade abdominal do bebê, assim como os ovários ficam dentro das meninas. Só no final da gravidez é que eles saem do seu corpo.

Os testículos são responsáveis por produzir os espermatozoides (células reprodutivas masculinas) e os hormônios masculinos.

Os espermatozoides só conseguem amadurecer se estiverem em uma temperatura mais baixa do que o corpo do homem (36,5ºC). Por isso, os testículos precisam ficar para fora do corpo, no saco escrotal, que serve para resfriá-los. O escroto é feito de uma pele bem fininha e sensível, cheia de inervações, que podem gerar sensações de prazer (com toques suaves) ou até mesmo dor (quando leva uma pancada).

Quando o dia está quente, o saco escrotal fica mais afastado do corpo. Quando está mais frio, o saco retrai, aproximando os testículos do corpo para mantê-los quentinhos.

A origem da palavra escroto vem do latim scrotum, que era o nome do saco em que os arqueiros carregavam suas flechas.

Os testículos medem de 4 a 5 centímetros de extensão por 2,5 centímetros de largura. O tamanho de um dos testículos pode ser ligeiramente diferente do outro. Traumas (boladas ou pancadas) e infecções (como a caxumba que pode migrar para os testículos) podem até levar à atrofia e à perda da função de um dos testículos. Se um deles aumentou de tamanho ou forma, é preciso ser examinado pelo médico. Isso pode evitar o câncer de testículo.

Fique atento se o saco escrotal ficar mais inchado. A dilatação nas veias da região, conhecida por varicocele (similar as varizes da perna), se não for tratada a tempo, pode prejudicar a fertilidade do homem no futuro. Se o saco escrotal ficar inchado e vermelho, pode ter havido uma torção do testículo ou uma inflamação. É preciso consultar o urologista.

Geralmente o testículo esquerdo é mais baixo do que o direito. Isso acontece por causa da forma como as veias dos testículos se ligam às veias do seu corpo. Se a ligação for menos direta, a retirada do sangue do testículo acaba sendo mais difícil, o que o deixa mais pesado e mais baixo.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo dos garotos. São Paulo: Panda Books, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário