quinta-feira, 19 de abril de 2012

Meninos: Hormônios e estirão


A hora e a vez dos hormônios

Para os meninos, a puberdade pode acontecer um pouco mais tarde que nas meninas. Por volta de 12 e 13 anos. Alguns garotos podem entrar na puberdade aos 11 anos. Pode acontecer mais tarde também.


Primeiro você vai crescer muito e ficar meio desajeitado. Depois a voz começa a ficar estranha, até que ela engrossa de vez. Os pêlos começam a aparecer em volta do seu pênis, debaixo dos braços e no rosto. Sem contar as espinhas, que começam a atrapalhar sua vida. Tudo isso é orquestrado pela produção dos hormônios sexuais e de crescimento, principalmente pela testosterona.

Os hormônios são substâncias que regulam e controlam diversas funções no nosso organismo. Vão desde o controle do sono até o batimento cardíaco. São produzidos por glândulas.


O principal hormônio que age no crescimento é o chamado GH. Ele é responsável pelo desenvolvimento dos ossos e dos músculos. Estimula a síntese (produção) de proteínas. É produzido por uma glândula chamada hipófise (destacado em vermelho), que fica na base do crânio. A hipófise é controlada pelo hipotálamo. Esses dois órgãos precisam estar bem sintonizados para que tudo ocorra bem na puberdade.


A hipófise, no início da puberdade, também manda um recado para os seus testículos começarem a produzir os hormônios sexuais, que são os responsáveis pelo crescimento do pênis, pelo aparecimento de pelos pubianos, da barba e pela mudança da voz.

Chá de bambu


Seu corpo pode parecer desproporcional. Pernas e braços ficam compridos, mãos e pés adquirem um tamanho enorme. As partes do corpo não crescem simultaneamente. Os pés podem crescer antes de você chegar à altura final. Com o tempo tudo isso acaba ganhando harmonia.


A idade em que o estirão começa varia muito de pessoa para pessoa. Os rapazes que esticam mais cedo também tendem a parar de crescer antes. Em geral, o crescimento cessa ao redor de 18 anos, quando a cartilagem (centro de crescimento) dos ossos longos se fecha.

Cuidado com os tratamentos hormonais. Só é indicado em casos muito extremos, em que o rapaz apresenta sérios problemas de desenvolvimento. As medicações só podem ser prescritas por um médico, depois de uma rigorosa avaliação médica.

Alguns suplementos alimentares (como o zinco) também contribuem para o desenvolvimento, mas deve ter orientação de um endocrinologista.

Cuidado com os suplementos para aumentar seus músculos e seu tamanho. Em geral, eles não têm efeito ou podem ter resultado muito limitado.

A altura depende muito da genética. Mas o estilo de vida pode influenciar na altura.


A alimentação vai contribuir muito para o seu desenvolvimento, pois é com ela que se obtêm os nutrientes necessários para formar músculos e os ossos. Inclua um pouco de tudo, como carnes, grãos, cereais, verduras, legumes, frutas, ovos e leite.


O sono é outro fator importante, porque é justamente quando você está dormindo que ocorre a liberação dos hormônios do crescimento.


Os exercícios físicos também são fundamentais.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo dos garotos. São Paulo: Panda Books, 2008.


Um comentário:

  1. Adoro esse site conta tudo sobre o que a gente quer saber 😉😉😉

    ResponderExcluir