quarta-feira, 11 de abril de 2012

Meninas: Absorventes


Os externos que ficam entre o seu corpo e a calcinha, absorvendo o fluxo fora do organismo. E os internos que são inseridos na vagina e absorvem o fluxo antes mesmo dele sair do seu corpo.

O absorvente pode vir em diferentes tamanhos que são adequados para cada intensidade de fluxo. Existem formatos diferentes. Variam de espessura. Podem ser grossos ou ultrafinos. Alguns têm abas laterais para evitar vazamentos laterais, além de ajudar a fixar melhor o absorvente. Podem vir embalados individualmente, sendo mais fácil carregá-los na bolsa ou na mochila. Podem vir perfumados ou não. É melhor usar o sem perfume, pois pode-se desenvolver uma reação alérgica.


Quando o fluxo for intenso, o intervalo de troca deve ser a cada duas horas. Fluxo moderado pode-se fazer a troca a cada quatro horas. Quando estiver saturado, está na hora de trocar. Cuidado para não ficar muito tempo com o mesmo absorvente. Pode ocasionar bactérias que produzirão mau cheiro e causar infecções. Mesmo que não esteja encharcado, é necessário fazer a troca a cada quatro horas.

Normalmente, à noite o fluxo diminui, não precisando fazer a troca durante a noite. A não ser que fique encharcado. Para ficar mais tranquila, use um absorvente maior, indicado para o período noturno.


Os absorventes internos possuem tamanhos diferentes. Meninas virgens podem usar tampões, mas deve-se passar ao ginecologista antes. Usa-se o tampão de menor tamanho. Se a vagina da garota for estreita demais, é melhor esperar mais alguns meses para se usar esse método. A grande vantagem é que pode ser usado em praias e piscinas mesmo estando menstruada. Lembre-se de trocá-lo quando sair da água. Quando a base da vagina estiver mais úmida ou quando o cordão estiver sujo de sangue, está na hora de trocar. Se puxar levemente o cordão e o absorvente se mexer com facilidade, é porque está na hora de trocá-lo.

Lave bem as mãos antes e depois de colocar o absorvente (seja interno ou externo). Depois da troca, enrole o usado no papel higiênico ou num saquinho plástico e coloque-o no lixo. Serve folha de jornal velho. Privada não é lugar de absorvente usado, pois pode causar entupimentos.


Quando se limpar, passar sempre o papel higiênico da frente para trás. Assim você evita levar bactérias que vivem na região do intestino e do ânus para a região da vagina, o que pode causar infecções.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo das garotas. São Paulo: Editora Panda, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário