sexta-feira, 6 de abril de 2012

Meninas: Invasão de pelos e cabelos em pé


Invasão de pelos

Os primeiros pelos que começam a dar sinal de vida são os pubianos e os que ficam nas axilas. Os pelos das pernas e braços podem engrossar um pouco e aumentar em quantidade. A genética determina a quantidade de pelos. Pelos finos e claros podem invadir as costas, a barriga, os seios, a área em cima dos lábios e outras partes do rosto. Como essas áreas são sensíveis, a pele pode sofrer irritação depois da depilação, da raspagem ou da descoloração dos pelos. Consulte um médico dermatologista.


Quando há o desequilíbrio hormonal, paralelo ao excesso de pelos, aparece espinhas, além do ciclo menstrual ficar desregulado. A pele fica mais oleosa e o peso pode aumentar.

Para se livrar dos pelos usa-se:


A cera que arranca o pelo pela raiz, demora para crescer. Com o tempo, o pelo  fica mais enfraquecido e fino. Dói e quando os pelos crescem podem encravar e ocasionar coceira e irritação na pele.


A lâmina de barbear não dói, mas o pelo começa a crescer em dois dias. Podem encravar e causar coceira e irritação na pele.

O creme depilatorio por meio de uma reação química, quebra o pelo na altura da pele. Não dói, mas podem causar alergia em peles mais sensíveis, e por isso, precisa ser testado antes numa pequena região. Crescem depois de dois a três dias após a aplicação.

Aparelhos depilatórios elétricos funcionam com lâminas não-cortantes, que se unem rapidamente, funcionando como pinças. O pelo é arrancado pela raiz como na depilação com cera. Demoram 15 dias para crescerem e vão ficando mais finos e frágeis com o tempo. Dói mais que a depilação com cera. Podem encravar quando começarem a crescer.

Depilação a laser tem que ser feita por especialista, que emite um feixe de laser no pelo. A energia do raio destrói a raiz do pelo. São necessárias algumas sessões. Podem eliminar os pelos por definitivo, mas exige manutenção nos primeiros anos. É caro e pode ocasionar manchas na pele.


Eletrolise deve ser feito por especialista. Uma descarga elétrica enfraquece e queima a raiz do pelo. A depilação tem de ser feita fio a fio, em várias sessões. Elimina por definitivo, mas dói a beça. É caro e pode deixar manchas na pele.


Pinça arranca os pelos pela raiz. Demora para crescer, dói e os pelos podem encravar quando começam a crescer. Requer tempo e paciência.



Cabelos em pé


Na adolescência, as madeixas lisas podem ficar crespas. A cor pode ficar diferente. Os cachos podem ficar escorridos. Podem mudar de textura quando for adulta e ficar com cabelos brancos. As mudanças hormonais podem aumentar a oleosidade e aparecimento de dermatite seborréica (caspa). É necessário lavar a cabeça diariamente, evitando a água quente. Evite o condicionador na região da raiz.

Quanto à caspa, pode acontecer uma descamação exagerada do couro cabeludo. Pode estar relacionada com alimentação, estresse, fatores emocionais, desequilíbrio hormonal e predisposição genética. Também pode estar associada a ação de fungos. Use xampus apropriados para caspa. Se não houver melhora, procure um dermatologista.

É normal perder cerca de 100 fios por dia, que nascerão novamente. No verão, perde-se menos cabelo do que no inverno.


Para evitar a queda dos cabelos, coma um pouco de tudo. Evite alimentos gordurosos, coma bastante frutas e legumes, que fornecem vitaminas e sais minerais para a saúde dos cabelos. Escovar com força, usar secador muito quente, abusar das chapinhas ou não lavar os cabelos direito podem enfraquecê-los aumentando a queda. Evite deixar resíduos quando lavar a cabeça, pois a oleosidade do condicionador pode contribuir com a queda.


Cuidado quando for manusear o aparelho elétrico. Nunca fique descalça! Evite secar o cabelo dentro do banheiro que sempre tem umidade.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo das garotas. São Paulo: Editora Panda, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário