sábado, 7 de abril de 2012

Meninas: Mudanças na pele e desodorante


Adeus pele de pêssego!

Com o turbilhão hormonal, a pele fica mais oleosa, com cravos (aqueles pontinhos pretos que invadem o seu nariz) e espinhas.

Para evitar a oleosidade da pele, maneire na quantidade de alimentos gordurosos, frituras, amendoins, doces, chocolates e refrigerantes. Use sabonetes especiais para combater à acne. Use hidratantes a base de gel, que possuem menos gordura.

Cabelos na testa podem aumentar a oleosidade. Mantenha-os presos. A franja pode piorar a situação da acne na sua testa.

Maquiagem pode obstruir os poros, aumentando a incidência de acne. Depois de usar maquiagem, lembre-se de lavar bem o rosto depois.

No período pré-menstrual pode aparecer algumas espinhas a mais, por causa da oscilação hormonal.

Nunca cutuque as espinhas, porque você pode levar mais oleosidade e sujeira para a inflamação. Use produtos que aceleram a secagem da espinha. Converse com o dermatologista.

Pode surgir em qualquer parte do corpo, como nas costas, entre os seios, na cabeça, na orelha, no bumbum e até dentro da orelha e do nariz.

Espremer as espinhas agrava a inflamação e causa cicatriz e manchas. Evite tomar sol porque pode ficar mais escuro e marcado no local.



O desodorante

Seu suor vai sofrer alterações hormonais. É na puberdade que a transpiração, principalmente nas axilas, adquire odor. Para evitar reações alérgicas, faça um teste antes. Experimente produtos sem perfume, que diminuem o risco de alergia.



Alguns tecidos sintéticos e corantes de tecidos também reagem com o suor, deixando o cheiro mais forte. Pode ser que algumas roupas tenham de ficar reservadas para os dias mais frios, quando você não transpira tanto.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo das garotas. São Paulo: Editora Panda, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário