segunda-feira, 9 de abril de 2012

Meninas: Ciclo menstrual


Na puberdade os ciclos são irregulares. Algumas mulheres passam a vida inteira com a duração dos ciclos irregular.

O ciclo varia entre 25 e 30 dias. Algumas tem ciclos que chegam a 40 dias e outras com duração de 21 dias. Ciclos curtos podem ocasionar anemia, por isso deve-se prestar mais atenção! Pois o período fica muito pequeno para o organismo recuperar a perda de sangue.

O primeiro dia do ciclo começa com a menstruação – quando o organismo elimina a preparação do útero (revestimento) que tinha feito para receber o embrião e começa a produzir tudo de novo.


Ao redor do quarto ou quinto dia, outro óvulo começa a madurecer no ovário. Quando o óvulo está maduro, ele é expulso do ovário e é captado pela tuba uterina.


Isto é a ovulação, que ocorre 14 dias antes da próxima menstruação. É nesta fase que a mulher está fértil, ou seja, propensa a engravidar. Se ocorrer uma relação sexual desprotegida nesse período, as chances de um espermatozoide fecundar o óvulo são maiores.


Enquanto isso, a mucosa do útero fica mais espessa e com mais vasos sanguíneos, pois ele precisa estar preparado caso aconteça uma gravidez. Se houver a fecundação, o embrião se prende ao útero e começa a se desenvolver. Caso contrário, o óvulo se desintegra.


Aí começa o período pré-menstrual. Depois o ciclo se repete. Começa a menstruação.

Pela variação hormonal, a menstruação pode acontecer sem que tenha ocorrido a ovulação. Nesse período ela pode não ficar grávida.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo das garotas. São Paulo: Editora Panda, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário