quarta-feira, 18 de abril de 2012

Meninos: Aparelho reprodutor interno


Epidídimo e ducto deferente são estruturas que amadurecem os espermatozoides. No epidídimo (espécie de tubo enovelado e alongado) fica apenas uma parte do estoque de espermatozoides. A maioria fica armazenada no ducto deferente, um canal fino e longo que sai do epidídimo e desemboca na região da próstata e das vesículas seminais.

Na hora da ejaculação, as vesículas seminais liberam um muco que representa cerca de 60% do volume do esperma. As secreções são formadas por frutose (tipo de açúcar) que protege e nutre os espermatozoides.

A próstata elimina uma secreção que representa cerca de 30% do esperma. Ela é responsável pela coloração esbranquiçada na ejaculação, com aspecto leitoso, e pelo seu odor característico. Fica abaixo da bexiga e é cortada pela uretra. Seu formato parece com o de uma castanha e o seu peso normal é de cerca de 20 gramas (no adulto). O líquido da próstata tem características alcalinas (básicas), o que ajuda a neutralizar a acidez das secreções vaginais da mulher. Isso ajuda os espermatozoides a fecundar o óvulo, já que eles perdem a mobilidade no meio ácido.


As glândulas bulbo-uretrais (ou glândulas de Cowper) são do tamanho de uma ervilha e ficam na frente da próstata. Produzem secreções que completam o esperma.


Uretra (está destacado em vermelho) é o canal que sai da bexiga e vai até o final do pênis. Ela é responsável pela passagem da urina e do esperma para o meio exterior.

Após 45 e 50 anos, a próstata vai merecer muita atenção. Em muitos homens ela pode crescer de forma benigna, podendo levar à dificuldade de urinar. Também pode desenvolver um câncer.

É por isso que, a partir dessa idade, o médico deve fazer o exame de toque retal, pelo menos uma vez por ano. O médico introduz um dedo, com luva e lubrificante no interior do ânus, e avalia o tamanho e a consistência da próstata.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo dos garotos. São Paulo: Panda Books, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário