sexta-feira, 13 de abril de 2012

Meninas: Detectando problemas e secreções naturais


Detectando problemas

O médico poderá checar se seus hormônios estão funcionando direito, se seu desenvolvimento está ocorrendo da forma esperada e se seu útero ou sua mama apresentam alguma alteração. O tratamento é mais fácil e eficaz se forem diagnosticados cedo.


Toda jovem que tenha vida sexual ativa precisa fazer exame ginecológico pelo menos uma vez por ano.


O material recolhido é encaminhado pra um teste de laboratório, chamado Papanicolau. Nele detecta-se a presença de infecções vaginais e de vírus (como o HPV, causador do condiloma e do câncer de colo de útero). Dá para saber a causa de possíveis corrimentos ou até descobrir outras doenças.

Os corrimentos aparecem na vagina que podem ser transparentes, brancas, amareladas, avermelhadas ou esverdeadas. Elas podem ser líquidas, leitosas ou gelatinosas. Podem ser sem cheiro, ou com cheiro forte e azedo. Podem ou não ser acompanhadas de coceira.


O uso de antibióticos pode gerar corrimentos. Isso porque ele acaba matando os pequenos organismos que protegem a vagina (flora vaginal), propiciando o desenvolvimento de fungos.


Infecções adquiridas na piscina, na praia ou no compartilhamento de roupa íntima também podem causar corrimentos. Pode acontecer as alergias por causa do tipo de sabonete na região genital ou até produtos de limpeza usados na lavagem de roupa.

Procure um ginecologista se isso acontecer. Automedicar-se pode não tratar a causa certa, e acaba criando resistência no causador da doença, que fica mais forte e mais difícil de ser exterminado.


Secreções naturais

Secreções incolores e inodoras que aparecem no papel higiênico ou na calcinha, pode ser o corrimento da ovulação. Algumas eliminam um muco gelatinoso no meio do ciclo menstrual, quando estão ovulando. Também quando a mulher fica excitada, ela pode produzir uma lubrificação da vagina.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo das garotas. São Paulo: Editora Panda, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário