segunda-feira, 23 de abril de 2012

Meninos: Barba e bigode


Fazer a barba é um ritual masculino que merece cuidado e atenção. Fazer correndo pode machucar e provocar irritação no rosto.


O melhor momento de se barbear é logo após o banho, pois o vapor abre os poros e amolece os pelos, sendo mais fácil raspá-los. Além disso, a pele limpa (sem oleosidade ou resíduos) facilita o deslizar da lâmina.

Se usar um aparelho elétrico, assegure-se de que seu rosto esteja bem seco e limpo. Passe o aparelho em movimentos circulares, tendo cuidado para não machucar pintas ou espinhas. Cuidado com a eletricidade! Evite ligar o aparelho em locais úmidos para não levar um choque elétrico.


Se usar lâminas de barbear, utilize um creme ou gel de barbear, espalhando bem pelo rosto. Não exagere na espuma para não atrapalhar o deslizar da lâmina. Deslize as lâminas no sentido de crescimento dos pelos. Passar a lâmina na direção contrária aos pelos irrita a pele e aumenta as chances dos pelos encravarem. Lave o aparelho para tirar os pelos e a espuma, deixando as lâminas livres para o próximo barbear.


Depois que terminar de fazer a barba, lave o rosto com água fria para ajudar a fechar os poros.


Seque o rosto com uma toalha, sem esfregar. Se quiser, passe um gel ou um creme pós-barba para ajudar a pele a se recuperar.

Tenha cuidado com as lâminas. Se estiverem sujas, esterilize a lâmina com álcool ou loção anti-séptica antes de usá-la. Nunca use uma lâmina enferrujada, nem a de uma outra pessoa. Troque de aparelho quando as lâminas estiverem perdendo o corte.

Lâminas velhas arranham e cortam mais a pele, podendo ocasionar irritações e aumentar a chance de machucados.


Se tem acne, evite passar o barbeador sobre as espinhas para não cortá-las e causar ferimentos. Faça a barba apenas quando for necessário. Não use produtos que contenham álcool, pois eles irritam a pele.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo dos garotos. São Paulo: Panda Books, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário