quinta-feira, 12 de abril de 2012

Meninas: Visita ao ginecologista e primeiro exame


Visita ao ginecologista

Quando você entrar na puberdade, é hora de visitar o ginecologista. Ele não pode dizer para ninguém o que foi conversado no consultório. Isso se chama sigilo médico. Ou seja, ele vai descobrir que você não é mais virgem, mais não vai poder espalhar para ninguém!


O exame ginecológico é adaptado para quando a menina for virgem. Utiliza aparelhos especiais. Você pode conversar com ele em particular, sem a presença de seus pais.

Se não quiser consultar com o médico de sua mãe, escolha outro indicado por professora, amiga ou tia.

Primeiro exame

O ginecologista vai começar conversando para saber os antecedentes da sua família, traçar um perfil geral da sua saúde e responder às suas dúvidas. Faça uma lista de perguntas escrita numa folha de papel e tire suas dúvidas. Diga se você é virgem, pois ele tomará o máximo de cuidado na hora do exame!


No exame físico geral, ele vai pesá-la, medir sua altura e sua pressão. Examina abdômen, pulmão, coração e suas mamas. Depois começa o exame ginecológico.


A garota fica numa cama ou cadeira especial, com as pernas afastadas e os pés apoiados em suportes apropriados. O ginecologista examina a vulva, os grandes e os pequenos lábios sem introduzir nenhum objeto.

Se você não for mais virgem, ele vai introduzir um instrumento chamado espéculo, para separar as paredes vaginais e examiná-las, além de checar o colo do útero e poder coletar material para exame, se for necessário.
Ele faz um exame de toque: usando luvas e lubrificante, insere dois dedos na sua vagina para avaliar o útero. Se for preciso, ele pode usar o ultra-som também, que consiste num aparelho que mostra imagens do interior do seu corpo.


Se a paciente for virgem e for necessário coletar material para exame, o médico usará um espéculo especial (uma espécie de pazinha com o cabo muito fino) que não rompe e nem machuca o hímen. O exame é indolor, apenas causa um pouco de desconforto.

Dedico esse post a minha primeira seguidora chamada Rafaela Cordeiro.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo das garotas. São Paulo: Editora Panda, 2008.


Um comentário: