domingo, 2 de setembro de 2012

Resposta sexual



A resposta sexual é geralmente dividida em quatro estágios: excitação, platô, orgasmo e resolução. Todos nós vemos a experiência sexual como uma sequência contínua, mas com essa divisão em estágios fica fácil dar uma explicação mais precisa.


Excitação
A ereção é o primeiro sinal de excitação nos garotos: o pênis aumenta de tamanho, torna-se rígido e se separa do corpo. Os testículos aumentam e causam tensão no escroto. O escurecimento da pele dos órgãos sexuais e o aumento na temperatura do corpo são menos perceptíveis.

A ereção feminina é similar à masculina, embora menos visível: o clitóris aumenta e se torna túrgido. Os mamilos ficam endurecidos e os seios podem aumentar um pouco de tamanho. Nas garotas, o fluxo sanguíneo maior em direção aos órgãos genitais escurece e aumenta o tamanho dos pequenos lábios, ao passo que os grandes lábios se abrem e perdem volume, a abertura vaginal se dilata, a vagina se estende e o útero se desloca. 

Platô  
Nos garotos, todas as alterações produzidas na fase anterior atingem seu ponto máximo de excitação e permanecem por um certo tempo produzindo uma sensação de prazer. O estreitamento dos vasos sanguíneos das vesículas seminais produz uma sensação de calor na parte inferior da barriga, a tensão muscular aumenta e a respiração e o batimento cardíaco aceleram.

Nessa fase, os garotos secretam gotas de um líquido que pode conter espermatozoides, o que pode causar a gravidez.
As mudanças na fase anterior também são intensificadas nas garotas por um tempo, mas o clitóris fica geralmente escondido debaixo da membrana que o cobre.

Os grandes lábios se separam e se tornam ainda mais macios e os pequenos lábios parecem mais inchados, preparando-se para o orgasmo. As aréolas dos seios aumentam em sua superfície, os seios se tornam maiores e a pele parece mais tensa e, como nos garotos, a tensão muscular, o batimento cardíaco e a respiração se intensificam. 

Em algumas garotas, alguns pontos avermelhados na pele aparecem devido ao aumento na circulação sanguínea. Esses pontos são chamados de rubor sexual.
Muitos casais demoram nessa fase tanto quanto conseguem, por meio de beijos, carícias e preliminares, para prolongar as sensações de prazer.

Orgasmo
Nessa fase, a tensão acumulada no estágio anterior é liberada. Nos garotos isso geralmente corresponde à ejaculaçãoO homem detecta a chegada do esperma antes de sentir o orgasmo e pode controlar a situação à sua vontade com a idade e experiência, mas isso requer prática e autocontrole, não sendo comum entre os adolescentes. O orgasmo acontece quando a ejaculação estiver iminente. Nesse momento, a sensação de prazer é tão intensa que se perde a noção da realidade.

Nas garotas, toda a tensão também é liberada por meio de contrações rítmicas que acontecem na parte inferior da vagina, no útero e no esfíncter.
O útero desce e o colo do útero absorve o esperma para ajudá-lo a ir em direção às tubas. A mulher tem, às vezes, uma ejaculação que consiste na expulsão de um líquido diferente da exsudação. Ele é aparentemente ejaculado das glândulas de Skene, localizadas na esponja uretral do clitóris.

O estímulo do ponto G parece produzir um orgasmo mais prazeroso e pode ser a causa da ejaculação feminina. As contrações para se ter o orgasmo são muito diferentes entre as mulheres, mas para todas elas, a sensação é uma contração forte que faz tremer todo o corpo e esvazia a mente.

Resolução
Após o orgasmo, todos os órgãos que participaram retornam ao seu estado relaxado, os órgãos sexuais recuperam seu aspecto anterior, os músculos relaxam e vem a sonolência.

Os garotos precisam de alguns minutos para descansar, o chamado período refratário, para poderem ter outro orgasmo novamente, enquanto as garotas, com o estímulo adequado, podem ter vários orgasmos consecutivos. As meninas podem ter orgasmos friccionando o clitóris ou por penetração vaginal, mas os dois tipos têm a mesma intensidade. Pouco a pouco, o corpo ganha novamente seu estado normal, há um grande relaxamento e uma sensação de bem-estar. O sangue no pênis desacumula, ele perde sua rigidez, e os testículos retornam ao seu estado anterior.   
    
Os seios das garotas voltam a seu tamanho normal, a vagina se recupera e o clitóris readquire sua cor e seu tamanho normais. Se houver rubor sexual, desaparecerá. O clitóris pode estar tão sensível que um novo estímulo pode ser desagradável.  

   Se uma garota ou um garoto não teve orgasmo após excitação intensa, a fase de resolução se prolonga e causa sensações incômodas na pélvis, que desaparecem com as poluções noturnas ou masturbação.

Fonte: 
Lidia R. & Patricia A. Sánchez Mata. Aprendendo a viver: Sexualidade. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário