sábado, 15 de setembro de 2012

Preservativos masculinos e femininos


O preservativo, camisinha ou camisa-de-vênus é um revestimento a ser colocado no pênis em ereção antes de começar a relação sexual, com a dupla finalidade de evitar a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada.

O preservativo age como uma barreira que previne a passagem de espermatozóides e microorganismos que podem causar doenças.

Pode ser composto de látex, poliuretano ou pele de carneiro, e ter uma grande variedade de formas, texturas, sabores e cores. Ele geralmente vem com lubrificante e alguns podem também incluir espermicida, embora seja melhor usá-los sem esse agente.

Em alguns países, os jovens tinham muitas dificuldades em obter preservativos até os anos 1960 e 1970. Hoje em dia, campanhas de distribuição gratuita de preservativos acontecem entre os jovens, para que eles se familiarizem com o uso, já que é o método mais seguro contra doenças sexualmente transmissíveis (DST) e gravidez indesejada.


Existem preservativos masculinos e femininos, dependendo de quem irá usá-los. O masculino é o mais utilizado devido à facilidade de seu uso, embora seja necessário praticar com o pênis ereto para aprender como colocá-lo corretamente. Na maioria dos centros para jovens, ensina-se como fazê-lo, usando um boneco.

O preservativo feminino é um revestimento cilíndrico e fino de látex para ser colocado dentro da vagina. Ele tem dois anéis: um é exterior e cobre a vulva, protegendo a entrada da vagina. O outro é colocado internamente e protege a entrada do útero. É colocado da mesma forma fácil que um absorvente interno. Deve-se retirá-lo cuidadosamente após a ejaculação, para que o sêmen não vaze.

Como colocá-lo

Experimente com o pênis ereto se quiser ter certeza antes de ter uma relação. Depois, jogue fora e não use novamente.

Converse naturalmente com seu parceiro sobre preservativos. Ambos se sentirão mais autoconfiantes e tranquilizados.

Vocês podem ir comprá-los juntos.

Abra a embalagem com cuidado, não use os dentes nem as unhas, pois qualquer arranhão pode ser fatal. Coloque-o antes de qualquer contato sexual, sem pressa e com tranquilidade. Se você o fizer antes de se despir, pode ser divertido.

Nunca use substâncias oleosas, tais como vaselina, óleos para bebês, loções corporais, etc. Elas destroem o látex, que se torna poroso. Os cremes contra infecções fúngicas favorecem seu rompimento. Use lubrificantes à base de água.

Desenrole no momento que for usá-lo e, como o sexo envolve duas pessoas, seu parceiro pode também colocá-lo em você.

Segure-o com o dedo indicador e o polegar e coloque no topo do pênis. Se você não for circuncidado, puxe a pele, deixando o prepúcio livre e coloque o preservativo sobre ele. Deixe um pouco solta a parte estreita da ponta do preservativo para que junte o sêmen. Desenrole ao longo do pênis com cuidado, tentando extrair o ar para que não estoure.

Como retirá-lo

Durante a relação, verifique se não saiu. Após a ejaculação, remova-o imediatamente com o pênis ainda ereto, já que pode deslizar para dentro da vagina se este estiver flácido.

Retire-o enrolando-o para cima, em direção à ponta do pênis.

Jogue no lixo, não no vaso sanitário. Use um novo preservativo a cada penetração e nunca os reutilize.

Lembre-se

Os preservativos devem ser armazenados em um local fresco e escuro. Não os guarde onde possam ser danificados, por exemplo, bolsos, carteiras, porta-luvas, etc.

Antes de usá-lo, sempre verifique a data de validade.

Se você usar um em cada penetração e seguir as instruções corretamente, eles têm grande confiabilidade.

Não se esqueça de que é o método contraceptivo que protege contra Aids e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Fonte: Lidia R. & Patricia A. Sánchez Mata. Aprendendo a viver: Sexualidade. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário