domingo, 8 de abril de 2012

Meninas: Menstruação


A menstruação é o sinal de que você se tornou uma mulher e que está ficando fisicamente preparada para ter um bebê. Isso não significa que assim que você menstruar já estará pronta para ter o bebê. Além da parte física, é necessário o amadurecimento emocional para lidar com uma gestação.

Menarca é como se chama a primeira menstruação.


Menopausa é a última menstruação que ocorre por volta dos 45 e 50 anos.

Amenorreia é a ausência da menstruação, seja por causa física ou emocional.


A primeira menstruação pode ocorrer entre 9 e 16 anos. Depende da sua bagagem genética. Alimentos ricos em proteínas (carne, leite e ovos) podem adiantar a menstruação. A exposição solar também ajuda a acelerar o processo. Já as garotas que praticam esportes, podem demorar mais para menstruar. O estado emocional, as doenças, o emagrecimento rápido como a anorexia, pode interferir no ciclo menstrual. É necessário visitar o ginecologista para ver o motivo do problema.


O que é a menstruação?

Todos os meses, o corpo da mulher se prepara para ter um filho. Um óvulo amadurece, sai do ovário e é capturado pela tuba uterina. Se ele for fertilizado pelo espermatozoide, forma-se o embrião, que poderá se fixar no útero, onde se desenvolverá e se transformará no feto.


Por causa disso, o útero precisa estar pronto para receber o embrião – as suas paredes ficam mais espessas, ricas em vasos sanguíneos. Se não há implantação, todo esse preparo é descartado – a menstruação é justamente a eliminação deste revestimento do interior do útero.

O fluxo menstrual sai pela vagina, causando uma espécie de sangramento, que vem como um fio ou em jatos. Não dá para controlar a saída do fluxo menstrual, que acontece de dia e à noite. A cor da menstruação pode variar de um vermelho-vivo a uma cor mais acastanhada.

Pode sair coágulos, que parecem pedaços de sangue mais densos, principalmente nas primeiras menstruações.

A mulher perde cerca de 70 mililitros de fluxo na menstruação. Isso equivale à metade de uma xícara de chá. A intensidade do fluxo é maior nos primeiros dias. A duração varia de três a sete dias. Se passar de sete dias, é bom consultar um ginecologista. Pode ocorrer de você ficar com anemia pela perda excessiva de sangue.


Os métodos anticoncepcionais podem influenciar no fluxo menstrual. As mulheres que usam os métodos hormonais (pílula, adesivo transdérmico, injeções e anel vaginal) tendem a apresentar um fluxo mais moderado.


Enquanto aquelas que usam DIU não-hormonal (dispositivo intra-uterino) apresentam um fluxo mais intenso.

Fonte: BOUER, Jairo. O corpo das garotas. São Paulo: Editora Panda, 2008.


Um comentário:

  1. Bem Legal esse post! É importante que haja uma politicas e atividades voltada para a Saúde Feminina pois as mulheres geralmente apresentam um certo receio em ir ao medico.

    ResponderExcluir