quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Sono e seus distúrbios (1ª Parte)


Cerca de 40% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio do sono. A insônia faz parte da rotina de 15% da população. Alguns até acabam se acostumando a não dormir e a sentir os efeitos das noites em claro.


Há quem troque o dia pela madrugada para trabalhar, e há até quem use a desculpa de que não tem tanto tempo para dormir. Mas o ideal é que o sono não seja deixado em segundo plano por ninguém. O ritmo do sono, da vigília e da alimentação são os principais que precisamos manter para o equilíbrio do organismo.

Um estudo realizado pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos, mostrou que poucas horas de sono pode aumentar o apetite por comidas calóricas, como alimentos gordurosos e doces.

As universidades de Tübingen e de Lübeck, na Alemanha, concluiram que a privação do sono prejudica também a capacidade que o corpo tem de queimar calorias. Por meio de exames de sangue e de calorimetria indireta (usado para medir a taxa metabólica em repouso), foi constatado que, após uma noite sem dormir, os níveis de grelina, conhecido como hormônio da fome, aumentaram, além de diminuir o gasto de energia em repouso.

A privação do sono estimula regiões do cérebro relacionadas ao controle da alimentação e da ansiedade, fazendo com que a pessoa aumente a ingestão calórica. É só lembrar que várias pessoas levantam de madrugada para atacar a geladeira.

Com os mecanismos de controle da saciedade funcionando de forma inadequada (principalmente a região do hipotálamo, que controla todo o sistema endócrino), essa privação pode levar a pessoa ao sobrepeso ou obesidade.

Relógio desregulado

O que mais vem causando distúrbios do sono é a falta de ritmo de vida, especialmente o de alimentação e o de sono e vigília. As pessoas confundem ritmo com rotina exagerada, e não é isso. O ritmo é flexível, mas é preciso dormir e se alimentar todos os dias mais ou menos no mesmo horário, com uma variação permitida de 30 minutos a 1 hora.
Se você passa noites em claro, tira só um cochilo durante o dia e ainda não tem hora certa para as refeições, é hora de rever os hábitos e procurar ajuda médica para dormir melhor.

O ritmo circadiano é aquele que controla a atividade do corpo humano durante um dia inteiro, regulando, por exemplo, a digestão e o estado de vigília. Esse ritmo é influenciado pela luz do sol, mas a luz artificial também pode interferir. Assim, o ideal é apagar todas as luzes na hora de dormir, pois a escuridão estimula a produção de melatonina, hormônio que regula o sono e é antioxidante, entre outras funções.

Fonte: Revista Sua Saúde, Ano 3, nº 13 – 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário