segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Alongamento e Aquecimento



O músculo funciona como elástico, que precisa ser constantemente esticado e comprimido para não estourar quando for solicitado além do normal. O objetivo de alongar é dar a ele maior flexibilidade durante os exercícios físicos, possibilitando movimentos harmônicos. Quanto mais regularmente for espichado, mais flexível o músculo vai ficar.


Alongamento

A dor é um mecanismo de defesa para evitar que o alongamento (em suas três variações) cause lesões.

Estático: É o mais tradicional. Enquanto determinada região fica estendida, o resto do corpo está parado. Recomenda-se permanecer de 30 a 40 segundos na mesma posição.

Dinâmico: Movimentos de vai e vem ajudam a trabalhar diferentes estruturas. Esse tipo de alongamento estimula monitores de tensão do músculo e do tendão a se soltarem.


Passivo: O esportista conta com o auxílio de outra pessoa, que controla a intensidade da força aplicada, respeitando posições anatomicamente confortáveis.


Os músculos sempre sofrem pequenos traumas durante os exercícios, principalmente nos mais pesados. O alongamento após a atividade física pode agravar o desgaste e causar uma bela lesão.

alongamento traz benefícios se for feito antes do treino.

Aquecimento


Ação = calor: Dez minutos de movimentos leves, simulando a atividade que será feita a seguir, são suficientes para elevar a temperatura do corpo (já que a energia liberada pelos músculos na contração se transforma em calor). Esse é o aquecimento, que além de tudo diminui o atrito entre as fibras musculares.




Efeito dominó: Com o aumento da temperatura, o organismo se ajusta para melhorar a circulação sanguínea. A frequência cardíaca aumenta por causa da maior produção de adrenalina pela glândula suprarrenal e os vasos se dilatam. Uma alimentação balanceada e hidratação facilitam esse trabalho em série.

Fonte: Revista Saúde é Vital, 02/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário