terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Exercícios físicos na água


Para conquistar os benefícios de um exercício físico, nem é preciso suar a camisa. 

Existem modalidades aquáticas que, de um jeito gostoso e eficaz, afastam os quilos a mais, as dores nas costas e até a pressão alta.

É benéfico à mente e ao corpo, sobretudo às articulações, que são poupadas de grandes impactos.

Malhar dentro da água contribui para restaurar o equilíbrio e a estabilidade do centro corporal

Muitos dos exercícios aquáticos queimam mais calorias do que os realizados em terra firme.

Além de incinerar calorias, promove relaxamento ao corpo, pois o organismo libera endorfina, substância que alivia as dores e aumenta a disposição.

Também produz um efeito massageador, e trabalha a consciência corporal e alonga os membros, proporcionando bem-estar contra o estresse, a ansiedade e até a depressão.

O esforço despendido na piscina fortalece o coração e melhora a função respiratória, proporcionando melhora aos portadores de hipertensão, asma e bronquite.

avaliação médica é fundamental para verificar as potenciais restrições, como ferimentos de pele, infecções e osteoporose.

Modalidades aquáticas:

Hidroginástica: Relaxa, ajuda a combater as dores na coluna e aumenta a circulação nas pernas. É aconselhável às gestantes, pois pode garantir o desenvolvimento sadio do bebê e facilitar na hora do parto.

Deep running: A corrida na água melhora o condicionamento cardiopulmonar, desenvolve a agilidade, a coordenação motora e os reflexos. É utilizada para reabilitação e manutenção do condicionamento aeróbico e físico de atletas.

Hidrobike: Atividade feita com bicicleta ergométrica, que simula na água manobras de ciclismo. Apesar de exercitar todo o corpo, concentra o trabalho nas pernas.

Watsu: É um shiatsu na água, em que se pressionam partes do corpo com os dedos. A pessoa flutua sustentada pelo instrutor e é ideal para quem busca relaxar e minimizar o estresse e a ansiedade.

Cama elástica: O aluno impulsiona o corpo dando saltos numa minicama elástica, o que desenvolve o equilíbrio e exercita principalmente os membros inferiores e a cintura. Para quem quer ganhar força muscular.

Esteira na água: Parcida com a corrida em esteira comum, tem a vantagem de não haver sobrecarga nos membros inferiores. Pode ser individual ou em grupo, simulando corridas por tempo ou distância.

Fonte: Revista Saúde é Vital. 11/2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário