quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Caminhada X Corrida


O primeiro passo para começar a correr é investir na caminhada. Andar é essencial para preparar o corpo de quem deseja apertar o ritmo no futuro. 

Quando a competição não é por tempo, mas por busca pela saúde, há situações em que as passadas cadenciadas vencem, enquanto em outras são mesmo as aceleradas que alcançam antes a linha de chegada, quer dizer, determinada meta. 


Em vários casos, é a combinação das duas que trará melhores resultados. 

De qualquer maneira, cada uma dessas atividades ajuda a trilhar uma vida saudável.

Benefícios da corrida:

Perder e manter peso: Corredores emagrecem com facilidade extra e conseguem se manter em forma por ano a fio. A corrida regula melhor os hormônios que diminuem o apetite.

Desenvolver músculos: Manter-se em velocidade alta demanda bastante da musculatura das pernas, do abdômen e até das costas e dos braços.

Blindar os olhos: Tanto a corrida como a caminhada evitam o surgimento da catarata. Treinos fortes abaixam mais a pressão intraocular, principal fator de risco para o problema, prevenindo assim o glaucoma.

Garantir um bom sono: Em sedentários, por exemplo, até passos vagarosos incitam a produção de hormônios como a endorfina, que relaxam o corpo e catapultam a qualidade das horas sob os lençóis. Mas cuidado com os excessos. Exagerar é sinônimo de estresse e dores, encrencas que dificultam o adormecer.

Trazer alegria: 
A endorfina é ainda mais produzida quando a carga de exercício é maior quando corremos.

Benefícios da caminhada:


Proteger o coração: A caminhada exige menos do coração, o que a deixa mais segura para amadores e sobretudo para quem acabou de deixar o sedentarismo.


Fortificar os ossos: O impacto das passadas estimula a produção de massa óssea, causando menos fraturas.

Evitar lesões: Os gestos típicos dessa atividade também culminam em sobrecarga, que pode gerar contusões em sujeitos despreparados. Para apressar o ritmo, realize um trabalho prévio de fortalecimento, porque os músculos amortecem o choque.

Turbinar o sistema imune: 
Um relatório feito pela Universidade Cruzeiro do Sul, reforça que as práticas leves ou moderadas aperfeiçoam a função das células de defesa diante de micróbios nocivos.

Qualquer uma dessas práticas é bem mais positiva do que ficar parado.



Fonte: Revista Saúde é Vital. Julho / 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário