sábado, 30 de junho de 2012

Fatores básicos para higienização


É necessário um tempo de contato entre os sanificantes e os resíduos para que as reações químicas ocorram. A princípio, quanto maior o tempo de contato mais eficiente será a higienização. No entanto, as reações químicas ocorrem com mais eficiência nos minutos iniciais da aplicação dos agentes químicos.

Por outro lado, as soluções tornam-se saturadas com materiais originários das reações e etapas de higienização muito prolongadas aumentam o custo do procedimento.

O tempo de atuação do produto sobre a superfície, indicado pelo fabricante ou pelo procedimento operacional deve ser respeitado.


A temperatura favorece a obtenção de uma eficiente remoção de sujidades. Sabe-se que à medida que se aumenta a temperatura das soluções obtém-se uma maior eficiência da higienização. Por outro lado, a temperatura máxima utilizada é limitada por outros fatores como método de higienização e resíduo a ser removido.


Deve-se também levar em consideração o tipo de detergente e o tipo de sanitizante utilizado.

A ação mecânica é um conjunto de ações mecânicas que, juntamente com ação química, remove as sujidades das superfícies. Isto pode ser obtido, esfregando-se os agentes contra as superfícies como acontece em limpezas manuais ou imprimindo velocidades às soluções como ocorre em máquinas de lavar louças, máquinas de lavar piso e paredes, etc.

Na ação química o meio mais comumente aplicado na limpeza é a água, que dissolve certos resíduos, e forma uma solução que pode arrastá-lo. Para aumentar a eficiência da água como agente de limpeza e minimizar os efeitos de impurezas presentes na água (dureza), substâncias químicas apropriadas (detergentes) devem ser utilizadas.

Higiene é ... modo de viver

“É a qualidade de vida do indivíduo, que se traduz em corpo limpo, casa limpa, local de trabalho limpo, comunidade limpa.

... sendo um modo de viver, deve estar dentro do indivíduo e se propagar como obrigação e ideal das relações humanas”.

Fonte: Curso de Segurança Alimentar, ministrado pela SGS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário