sábado, 28 de junho de 2014

Cuidados com os pés (1ª Parte)

Seus pés irão carregá-lo por, aproximadamente, 100.000 quilômetros durante toda a sua vida. Haja sola!

Milagres da engenharia e do controle da temperatura, eles contêm 26 ossos, 33 juntas, 27 articulações, 19 músculos, 107 ligamentos e tendões que mantém a estrutura como um todo, nos permitindo movimentos diferentes. Em média, há 250 glândulas sudoríparas cada um.

Às vezes temos a sensação de que nossos pés estão nadando dentro dos sapatos. Isso acontece porque eles transpiram mais do que qualquer outra parte do corpo, produzindo suor para encher uma xícara (de café) por dia. 

Pouca transpiração deixará algumas partes ásperas e secas. Para prevenir use um hidratante.

Na adolescência, na gravidez ou se tiver glândulas sudoríparas hiperativas, os pés poderão transpirar em excesso.

O suor em si não tem cheiro, mas quando entra em contato com as bactérias (do ar e da pele) produz um odor desagradável. Nesse caso, é só lavar, secar muito bem e passar um talco apropriado duas (ou mais) vezes ao dia.

Os fungos geralmente têm preferência por pés úmidos, deflagrando micoses. 

Dessa forma, quem curte chupar dedões e afins pode ficar sujeito a uma infecção bucal provocada por eles.

Pés úmidos são mais vulneráveis a contrair pé de atleta (ou frieira) – uma infecção transmissível, causada por fungos, que provoca coceira e descamação entre os dedos. 

Para não se contaminar, tome alguns cuidados: ao trocar-se na academia ou em piscinas, não se esqueça de usar chinelos. Ao primeiro sinal de coceira nos pés, procure um dermatologista.

Para evitar calos e calosidades (que cobrem áreas maiores e doem menos), compre sapatos que se ajustem confortavelmente aos seus pés.

Solados grossos, saltos baixos e materiais naturais como couro e algodão incomodam menos do que solas finas, saltos altos ou plástico.

Evite comprar sapatos de manhã, pois os pés costumam inchar durante o dia. E o que era confortável às 10 horas vai ser uma tortura às 6 da tarde.

Para evitar as unhas encravadas, nunca, jamais arredonde os cantos na hora de cortar, e não use sapatos de bico fino.

Olho-de-peixe? Calo? Unha encravada? Nada de ficar cutucando, para não piorar ainda mais. Quem pode tratar disso é um podólogo – profissional especializado em lesões nos pés.

Mas se quer mesmo agradar seus lindos pezinhos, ande descalço pelo menos meia hora diariamente.

Fonte: Revista Saúde! é Vital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário