quinta-feira, 12 de junho de 2014

Razões para dormir bem

Passamos um terço da nossa vida dormindo. Enquanto dormimos, além de repormos as energias, produzimos hormônios do crescimento que ajudarão na recuperação dos músculos e ossos. 

Fabricamos melatonina que zela pelas células e dá corda no relógio biológico. 
Ainda fortalece nosso sistema imunológico, deixando-nos menos vulneráveis às doenças.

A privação de sono faz cair a produção de leptina, que é o hormônio da saciedade. Faz com que exageremos nas refeições e nos deixa com pouca disposição para praticar exercícios. 


O excesso de peso, por sua vez, costuma ser acompanhado de apneia, roncos e interrupções na respiração durante a noite.

Pessoas com dificuldade para adormecer, estão mais sujeitas ao diabete tipo 2, porque atrapalha a ação da insulina, o hormônio que leva o açúcar para dentro das células. Quando a privação é contínua, isso pode fortalecer mutações, transformações irreversíveis nos genes que estão por trás de males degenerativos.


Dormir bem à noite, além de corrigir falhas genéticas, retardam a evolução de doenças. 
A melatonina ativa linhas de combate contra os radicais livres que lesam o DNA. Pessoas que trabalham à noite correm mais risco de desenvolver câncer de mama. 

Um sono de qualidade aprimora o desempenho acadêmico. O repouso fragmentado impede que cheguemos aos estágios mais profundos do sono. 

As 5 fases do sono:

O estágio 1 representa a transição para o sono, também chamado de sonolência. O estágio 2 bloqueia os estímulos ambientais. Nos estágios 3 e 4, entramos nas estações mais profundas do sono, onde produzimos hormônios que atuarão na recuperação dos músculos e ossos. 


A fase REM é quando sonhamos. Acontece uma alta atividade cerebral e é considerada o período mais importante para o restabelecimento das funções cognitivas. Melhoramos a criatividade. O cérebro processa os eventos do dia e se prepara para resolvê-los.


À noite o cérebro reprocessa as informações e passa a armazenar a memória, consolidando assim as lembranças. Ele realiza uma espécie de transferência de arquivos, permitindo escolher e fixar as recordações que conservaremos para o resto da vida.

O sono irregular patrocina crises conjugais. Tente resolver os conflitos antes de se deitar, porque eles podem perturbar o sono, dando continuidade às brigas.

O déficit de sono, dispara a produção de hormônios ligados ao estresse e eleva a pressão arterial, favorecendo doenças cardiovasculares

Há também descarga de adrenalina na circulação que corrompe a elasticidade das artérias, favorecendo a formação de placas.

Algumas dicas para dormir bem são: conservar o quarto escuro; não dormir em ambiente barulhento; estabeleça uma rotina ao dormir e acordar; não troque a noite pelo dia.


Não fume; não beba café à noite; não abuse de bebida alcoólica; mantenha a forma; pratique atividade física de manhã ou à tarde.

E por último, se sentir sonolência durante o dia ou tiver dificuldades para dormir, procure um médico.

Fonte: Revista Saúde! é Vital. Edição 314, Agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário