segunda-feira, 30 de junho de 2014

Cuidados com os pés (2ª Parte)

Essa estrutura perfeita tem grande responsabilidade de fazer com que caminhemos com harmonia, suavidade e prazer.

Os pés são muito sensíveis porque contêm mais de 72 000 nervos que têm ligação com todas as partes do corpo.

Há milênios, os povos orientais descobriram que, manipulando pontos específicos dos pés, é possível controlar e aliviar os sintomas de doenças, como enxaqueca e sinusite. Isso faz parte da Reflexologia Podal.

Os ossos, músculos e ligamentos formam um arco que vai do calcanhar ao dedão, e agem como amortecedor de choques, diminuindo os impactos e ajudando o equilíbrio.

Se o seu dedão inclina-se em direção ao dedo do lado, há grandes chances de você ter um joanete – uma espécie de deformação na articulação. Algumas vezes hereditário, ele também pode ser causado pelo uso de saltos altos e bico fino. Além do problema estético, os médicos aconselham uma cirurgia quando incomoda muito.

Se você tem pés chatos, seus arcos ficarão mais perto do chão do que o normal. Isso não é motivo para grandes preocupações... O único inconveniente é que você irá caminhar com os pés ligeiramente abertos – calcanhares para dentro, dedos para fora.

Mas, se os arcos são acentuados, poderá sentir dor e uma certa perda de flexibilidade. A solução são palmilhas adequadas ou até cirurgia corretiva. Problemas com os arcos são geralmente hereditários e, portanto, inevitáveis.

Para descobrir qual o formato dos seus arcos, molhe os pés, pise numa superfície seca e depois observe as pegadas. Se quase toda a sola aparecer nitidamente, você tem pés chatos. Já 2/3 à mostra indicam que são normais. Quando o desenho forma um grande vão entre a sola e o calcanhar, os arcos são acentuados.

Dê uma folga para seus pés! Depois de um dia duro, mergulhe-os numa bacia com água morna e lavanda ou sais relaxantes. Deixe agir por quinze minutos, seque com uma toalha macia, massageie com óleo de amêndoas que hidrata profundamente. Depois disso, sinta a diferença.

Fonte: Revista Saúde! é Vital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário