sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A gripe na História


O influenza está entre os homens e outros animais desde os primórdios. Nossa linha do tempo mostra a repercussão de seus maiores ataques.


Era dos dinossauros: Patos e gansos são os reservatórios originais do vírus. Como seus ancestrais conviveram com os dinos, o influenza pode ter contribuído para a extinção dos répteis gigantes.


412 A.C. – 1º Registro: O grego Hipócrates (460 a.C. – 375 a.C.), o pai da medicina, descreve uma doença respiratória que durou semanas, matou muita gente e depois desapareceu. É o primeiro relato científico sobre a gripe.


1580 – Pandemia: O termo quer dizer que a infecção já se alastrou por mais de um continente. Ele surgiu por causa de um surto que começou na Europa e alcançou outros territórios.


1889 – Escala Global: Suspeita-se que a primeira pandemia ocorreu na Rússia. Em apenas três meses, disseminou-se da Europa à Oceania. Cerca de 300 mil pessoas morreram então.


1918-19 – Gripe Espanhola: Trata-se do ataque mais avassalador do influenza na história. Apesar do nome, os primeiros casos foram detectados nos Estados Unidos. Especialistas estimam 100 milhões de mortes.

1930-50 – A Vigilância: Nesse período, os três tipos do vírus (A,B, e C) foram isolados e identificados. Em 1947, a Organização Mundial da Saúde criou a rede intenacional de vigilância da gripe.

1957 – Gripe Asiática: Dois milhões de vítimas. Esse foi o resultado da pandemia que despontou na China, se propagou por países vizinhos, até se espalhar por quase todo o globo.

1968 – Gripe de Hong Kong: deflagrado mais uma vez na China, o ataque migrou para a ilha de Hong Kong e não demorou para correr o mundo. Dessa vez, foram cerca de três milhões de vítimas.


1976 – A 1ª Gripe Suína: Antes do alarde que eclodiu nos últimos meses, outro influenza de origem suína já havia contaminado o ser humano. A gripe não passou de um susto – infectou poucas pessoas.


1977 Gripe Russa: Na Guerra Fria, uma vacina aplicada em soldados russos para protegê-los do vírus causou o surto. Feita com o micro-organismo vivo, contaminou o Exército e parte da população.


1997 – Gripe Aviária: H5N1. Um tipo de influenza que antes só se hospedava em aves conseguiu atacar o corpo humano. Muito agressivo, ainda é motivo de preocupação.

Fonte: Revista Saúde. 06/2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário