terça-feira, 7 de agosto de 2012

Magneto


Origem

Magneto fez sua estreia na primeira edição da revista dos X-Men. Erik Lansherr é um sobrevivente dos campos de concentração de Auschwitz, onde viu seus pais morrerem nas mãos dos nazistas. Já adulto, ele se tornou um grande amigo de Charles Xavier, mas suas diferenças ideológicas os colocaram em lados opostos na luta pelos mutantes.

Enquanto o Professor X é o maior defensor da convivência pacífica, Magneto iniciou uma guerra pela dominação do planeta.

A disputa entre Xavier e Magneto foi inspirada na vida e na obra de Martin Luther King e Malcolm X, dois mártires da luta contra o preconceito racial nos EUA.

Poderes

Magneto é um dos superseres mais poderosos do universo Marvel. Capaz de criar e manipular campos magnéticos, pode emitir rajadas de energia, voar e engendrar campos de força, além de conseguir distorcer, mover ou manipular mentalmente qualquer objeto que contenha metal. Se não bastassem seus poderes mutantes, Magneto desenvolveu um capacete capaz de bloquear qualquer ataque psíquico, o que o torna imune aos poderes de Charles Xavier.

Amigo ou Inimigo?

Apesar da eterna rivalidade entre Magneto e Xavier, Eric e os X-Men muitas vezes lutaram juntos contra ameaças aos mutantes. Quando Xavier precisou se ausentar da Escola para Jovens Superdotados, seu rival assumiu a direção da organização e a responsabilidade de cuidar dos Novos Mutantes, uma equipe de heróis adolescentes. Recentemente, Magneto se tornou membro de uma nova formação dos X-Men.


Em A Era de Apocalipse, que rola num mundo alternativo, Magneto lidera os X-Men na Escola Xavier, uma homenagem a Charles, que morreu ao salvá-lo de um atentado.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário