quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Masturbação


A masturbação consiste em acariciar os próprios órgãos genitais ou os de alguém com a intenção de dar ou receber prazer sexual.

Os adolescentes experimentam o despertar da sexualidade de maneira diferente. Os garotos percebem de forma mais clara com poluções noturnas e tensão do órgão genital. Eles geralmente ficam na cama curtindo suas fantasias. Os meninos se masturbam movimentando sua mão para cima e para baixo em volta do pênis de maneira rítmica.

As meninas têm as mesmas sensações, mas de maneira menos localizada. Elas se emocionam facilmente, choram e riem com uma facilidade incrível e se torturam com sonhos intermináveis. Elas gastam muito tempo no banheiro alimentando suas fantasias amorosas, tomando banho, acariciando seus cabelos ou procurando aquele ponto de prazer. As garotas se masturbam acariciando, com os dedos, a área do clitóris, introduzindo um dedo na vagina.

Você sabia que...?

A masturbação é inofensiva, mas, como qualquer outra coisa, há o momento certo para isso. Ela não deve substituir as relações pessoais.

Masturbar-se não significa que você está traindo a pessoa que ama. É algo que o ajuda a conhecer melhor sua sexualidade para que, assim, você possa compartilhar com seu parceiro.
Algumas das coisas que você viu no cinema sobre a masturbação são exageradas com efeitos especiais. A natureza é mais sábia. Não é fácil romper o hímen durante a masturbação, a menos que o dedo ou qualquer objeto perigoso seja inserido de maneira brusca.
A masturbação é uma maneira natural de experimentar e conhecer o próprio corpo e como ele trabalha, o que surge como uma necessidade natural do organismo. Traz uma série de consequências benéficas para aquele que se masturba, tal como oxigenação sanguínea, relaxamento do sistema nervoso, hiperventilação dos pulmões, limpeza dos poros da pele por meio do suor, alívio de tensões, etc.
Isso não significa que tem de ser praticada, já que se masturbar ou não deve ser uma escolha livre de todas as pessoas. O que devemos saber é que todos esses mitos que você algumas vezes ouviu, tais como doenças, meningite, impotência, queda de cabelo, acne, frigidez, quer dizer, todas aquelas consequências da masturbação, são somente mitos.

Fonte: Lidia R. & Patricia A. Sánchez Mata. Aprendendo a viver: Sexualidade. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário